Master System I ou II?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Neto »

autokad escreveu:Bem, depois de muita procura eu consegui comprar um master system 3 compact (cinza, com o sonic na memória). Mas não desistir do modelo I ou II, quero ter um desses, acho ele muito bonito.
O console q comprei veio com um controle e um cartucho do pato donald.
Já de cara vi q o cabo RF deve estar fudido, pois a imagem fica horrível. Também pode se o conector no console, percebi q está um pouco oxidado. Final de semana vou abrir e limpar tudo, vamos ver se melhora, mesmo assim já estou providenciando um cabo novo. Outro detalhe é o controle. Parece que o cabo esta rompido em algum ponto, pois falham alguns comandos e, mexendo no cabo, eles voltam a funcionar. Esse cabo também já estou providenciando. Mesmo assim, também vou abrir o controle para verificar.
A família vai aumentando aos poucos, heheh.
Por um acaso, alguém tem o esquema AV para este console?
Posta uma foto da placa próximo a saída de RF, pois as instruções do AV, são diferentes de acordo com o CI transcodificador usado.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Beleza Neto. Hj a noite vou abrir ele.
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Pronto, aqui está a foto: https://1drv.ms/i/s!AoUZaqQI0S5fvRisAt_su8YgDqMi

Mas olha só como estava antes de tirar a cobertura metálica: https://1drv.ms/i/s!AoUZaqQI0S5fvRfmougXvBbrpvC5

Situação deplorável. Aliás, essa cobertura tem alguma função? Dá pra tirar?

Achei mais detalhes que postarei em outro tópico quando eu limpar ele.
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Neto »

autokad escreveu:Pronto, aqui está a foto: https://1drv.ms/i/s!AoUZaqQI0S5fvRisAt_su8YgDqMi

Mas olha só como estava antes de tirar a cobertura metálica: https://1drv.ms/i/s!AoUZaqQI0S5fvRfmougXvBbrpvC5

Situação deplorável. Aliás, essa cobertura tem alguma função? Dá pra tirar?

Achei mais detalhes que postarei em outro tópico quando eu limpar ele.

Áudio - Coloque um capacitor de 10uF ligado no pino 9 do CXA1145P utilizando o negativo para saída.
Vídeo - Coloque um resistor de 75R e um capacitor de 220uF ligados em série no pino 20 do CXA1145P, se não for usar o RF o capacitor e resistor existem na placa, só levantar o terminal negativo do capacitor ligado após o resistor de 75R no pino 20 e terá o sinal de vídeo pronto para uso.

Sobre a chapa apesar dela ajudar na dissipação do 7805, o objetivo dela é atender uma norma FCC sobre interferência RF. Nos últimos modelos a Tec Toy deixou de usar esta chapa.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Valeu Neto. Vou me aventurar nesse mod, heheh.
Quanto a chapa, vou eliminá-la, está muito detonada.
Outro detalhe que constatei, quando ele está ligado na tomada, independente se está ligado ou não, dá pra ouvir a fonte.
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Neto »

autokad escreveu:Valeu Neto. Vou me aventurar nesse mod, heheh.
Quanto a chapa, vou eliminá-la, está muito detonada.
Outro detalhe que constatei, quando ele está ligado na tomada, independente se está ligado ou não, dá pra ouvir a fonte.
Se a fonte (transformador) não estiver aquecendo excessivamente o que poderia indicar expiras em curto, não se preocupe com o zumbido emitido.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Pois bem, consegui fazer o mod do AV no Master System 3, e pra meu espanto, ficou ótimo! A imagem melhorou e muito, não tem mais interferência. Valeu pessoal, em especial ao Neto, esse sabe tudo.

Vejam como era antes (via RF)): https://1drv.ms/i/s!AoUZaqQI0S5fvTWPl7KM3VDRZdvi

Agora aqui, via AV: https://1drv.ms/i/s!AoUZaqQI0S5fvTiWD50gMytKAg7P

Aproveitei ainda e coloquei um led para saber quando o console está ligado, mas preferi colocar o led internamente, sem furar a carcaça. Ficou discreto, mas pra mim já serve: https://1drv.ms/i/s!AoUZaqQI0S5fvTMBI1YKvGhffUwy
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Odin »

Apesar de as fotos tiradas em TVs de tubo nunca ficarem boas, da para ver que melhorou bastante a imagem mesmo, não sei se com o seu Master com RF era assim, mas todos os 3 que tive as imagens deles tinham chuvisco, eu já tive o com Alex Kidd, o com Sonic na memória e outro sem a tampa de fusível com a placa menor e com o Sonic na memória também e esse último apesar de ser mais novo, era o que mais tinha chuvisco, parecia um Atari condenado... Eu não gosto de modificar consoles, mas nos Master III acho justo fazer esse MOD.

Queria lhe dar uma ideia sobre o LED, não que o seu tenha ficado ruim, mas acho que ficaria bem legal um LED perto da tampa que reflita na tampa do slot quando você for jogar Sonic, tive essa ideia agora depois que vi que você prefere não furar a carcaça :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

É uma ótima ideia Odin, o acrílico da tampa deve espalhar mais o brilho.
Comprei o III pq além de ser mais barato, é fácil de achar, mas eu não desisti do I ou II.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Odin »

autokad escreveu:É uma ótima ideia Odin, o acrílico da tampa deve espalhar mais o brilho.
Comprei o III pq além de ser mais barato, é fácil de achar, mas eu não desisti do I ou II.
Pois é, deve ficar legal, nunca vi alguém fazer isso, só não sei como ficaria com a tampa aberta, mas se alguém fizesse uma adaptação com uma pequena fita de LED dentro da carcaça, acho que ficaria bem louco :lol:

O 3 não é tão ruim assim, ele só tem a desvantagem de só ter RF e não pode usar óculos 3D, além de supostamente alguns jogos não funcionarem nele, mas gosto dele também, é legal ter modelos diferentes.
Imagem

Imagem

Imagem
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

O design do primeiro modelo é imbatível. Mais bonito que o mega ou qualquer outro console. As linhas retas e angulares, formando triângulos, a cor preta e vermelha, não tem igual.
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Só mais um detalhe neste tópico. Eu acabei comprando mais um MS III compact, só que a versão com 112 jogos na memória, aquela com o placa bem pequena. E sabem por que? Simples, o jogo que eu queria Alex Kidd in Miracle World custava pelo menos R$ 80 no ML. Acabei achando esse MS por R$ 90. Além de possuir o jogo que eu procurava, tem pelo menos mais uns 15 que prestam, o resto só enche linguiça. Outra vantagem é que esta versão tem a entrada para cartuchos.
Outro detalhe foi que ele veio com dois controles diferentes, um clássico (quadrado) e outro cinza, igual ao do mega drive, com 6 botões e com o botão de mode tb. Aliás, a qualidade desse controle é muito superior a qualquer outro controle de 6 botões xing ling por ae.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por DMN_Sonic »

Não vou rechaçar você sobre a escolha, ela não foi ruim, muito bem pensada, só o porém é que o hardware não é o original então certas modificações nele são impossíveis mas no frigir dos ovos o que importa é a diversão.

Eu tenho a placa daquele Evolution sem boca de cartucho e eu guardo só por causa do Sonic Drift que a TecToy adaptou pra ele.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Pois eh, eu estava ciente do q estava adquirindo. Aliás, o objetivo principal ainda não foi alcançado, q é a aquisição do Master System I ou II.
Mas para jogar e matar a saudade, está valendo.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Odin »

Eu tenho esse Collection desde 2005 e até fiz um review dele uma vez, ele não é ruim mesmo, tem gente que o critica e diz que alguns jogos não rodam nele, mas eu testei os meus quase 50 cartuchos nele e só um de golf apareceu meio bugado, mas mesmo assim funcionava também, então creio que ele não seja tão ruim, é ótimo para essa sua intenção e ainda tem os outros Alex Kidd para ele :mrgreen:

E além de você poupar de pagar 80 reais por um jogo, ainda consegue mais uma dezena de jogos legais. Sobre os controles, esses cinzas de 6 botões são os que vinham com ele, mas apesar de serem melhores que os Xing Ling acho que eles não são tão bons não... Um dos meus testei esses dias e deixou de funcionar do nada, isso que usei ele bem pouco... O outro controle que era o que eu deixava meu pai jogar e que ele usou por quase meia década, ainda funciona, ele usou tanto ele que eu tive até que trocar a borracha dos 6 botões, vai entender :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder