Master System I ou II?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

autokad
Mensagens: 318
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Olá pessoal. Acompanho o fórum ha alguns meses, desde outubro mais ou menos, quando resolvi comprar um mega drive para matar a saudades. Comprei um mega japonês, mas acredito q seja um asiático, mesmo assim funciona certinho. Depois comprei um mega drive III, com fonte interna. Bem, vamos ao q interessa. Estou procurando um master system agora. Gostaria de saber de vocês se existem alguma diferença de hardware entre o modelo I o e II. No passado eu tive o II, que vinha com o Alex Kidd na memória. Confesso q no início eu ficava meio invejado em relação ao primeiro modelo, afinal ele vinha com dois jogos na memória, hehe. Mas depois eu percebi que o Alex Kidd "valia" por dois, é um ótimo jogo. Já descartei a possibilidade de comprar o modelo campact, pois não tem saída AV. O que me dizem?
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Neto »

Se for da Tec Toy o Compact com Hardware Real mesmo sem ter o AV é uma boa opção, pois se fizer modificação AV vai ter a imagem melhor do que os anteriores que usam um circuito de vídeo com o transcodificador de vídeo Motorola MC1377P, saíram algumas versões do Compact, mas teria que ter muita sorte (ao contrário) para pegar um destes, eu mesmo levei tempo para conseguir um exemplar do Compact com o MC1377P, a única vantagem dos antigos em termos de Hardware é a entrada de cartões e mesmo assim tem que modificar o BIOS para liberar a leitura de jogos importados, pois alguns cartões não tem o header e não funcionam no Tec Toy. Óculos 3D são poucos jogos que usam ele e ainda precisa ser TV de tubo.
Só pega o I ou II se você não ligar para a qualidade de imagem, pois a melhor imagem dele é com o S-Vídeo (requer modificação) e não é exagero dizer que o RF do compact em muitos casos é melhor que o AV do Master System I ou II da Tec Toy.
O I o II da Tec Toy só fica legal nas TVs novas com modificação, ele original a imagem fica cheia de artefatos.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
autokad
Mensagens: 318
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Nossa, eu não sabia desse detalhe do RF, nesse caso, ser melhor que o AV. Bem, esse compact q vc diz deve ser aqueles primeiros né, cinza, com sonic na memória?
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Neto »

autokad escreveu:Nossa, eu não sabia desse detalhe do RF, nesse caso, ser melhor que o AV. Bem, esse compact q vc diz deve ser aqueles primeiros né, cinza, com sonic na memória?
A parte do RF melhor que o AV é um exagero para dizer que o circuito que a Tec Toy usou no I e II deixou muitos artefatos e a imagem do Compact é lisa.
Sim aquele cinza com Sonic na memória a maioria deles vem como CI transcodificador de vídeo CXA1145P que é o mesmo usado no Mega Drive e Master System americano, se você não quiser estragar a carcaça só remover o RF e colocar um conector mini Dim 8 que você pode além do AV até usar o RGB sem precisar de circuitos extras.


Edição: Em anexo tem uma imagem comparando o MC1377P com o CXA1145P ligado em TVs novas.
Anexos
MC1377P vs CXA1145P
MC1377P vs CXA1145P
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por DMN_Sonic »

Caramba, e eu achando que o CXA era melhor... Eu tenho tanto um Master System 3 com o CXA quanto outro com o MC e confesso que não tinha notado isso. Aliás eu só jogo no meu Master System I então esses artefatos eu até tinha notado mas os ignorei,achei que por ser uma resolução tão baixa numa tela tão grande era normal.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: Master System I ou II?

Mensagem por segarule »

Se sua intenção é ter um videogame, recomendo o SMS I com Hang on. Se sua intenção é apenas jogar os jogos de Master, compre um adaptador de jogos do Master para o Mega (PBC). Vai economizar dinheiro e espaço.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Odin »

Não sabia dessas diferenças de imagem também, achei bem interessante :eek:

Da para fazer um MOD av no Master III colocando uma entrada P2 no console também, e usando um daqueles cabos que da para ligar o MD Play na TV, ou aqueles cabos com 2 RCA numa ponta e um P2 macho na outra, já vi alguns e achei bem legal, só não sei dizer se tem alguma vantagem ou desvantagem de imagem, mas a principio só teria que fazer um furo pequeno na carcaça, e talvez dê para manter a entrada RF original se quiser deixar.
Imagem

Imagem

Imagem
autokad
Mensagens: 318
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Na verdade quero ter um para jogar e outro para enfeitar, ou seja, um aparelho da versão I ou II e outro da III. Ja avistei uns master system 3 por aki, até q em bom estado, justamente este modelo com o sonic na memória. Acho que agora vou pegar um desses. Estou curioso para jogar novamente naquele controle estranho do MS, todo quadrado. hahaha
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Rianov »

Uma dúvida, galera. É possível utilizar cabo scart no SMS 1, correto?
Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Neto »

Rianov escreveu:Uma dúvida, galera. É possível utilizar cabo scart no SMS 1, correto?
Só nos importados, nenhum da Tec Toy oferece RGB nativamente, no caso do Master System I e II da Tec Toy obter o RGB é um pouco mais complicado do que o Master System Compact que é só puxar o sinal do transcodificador de vídeo.

No meu site ofereço duas modificações para se obter o RGB do Master system I e II da Tec Toy.

Neto - RGB transistorizado -> http://neto-games.com.br/hardware/sms_tt_rgb.php
Neto - RGB com troca do transcodificador de vídeo -> http://neto-games.com.br/hardware/sms_tt_cxa1645.php
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Rianov »

Neto escreveu:
Rianov escreveu:Uma dúvida, galera. É possível utilizar cabo scart no SMS 1, correto?
Só nos importados, nenhum da Tec Toy oferece RGB nativamente, no caso do Master System I e II da Tec Toy obter o RGB é um pouco mais complicado do que o Master System Compact que é só puxar o sinal do transcodificador de vídeo.

No meu site ofereço duas modificações para se obter o RGB do Master system I e II da Tec Toy.

Neto - RGB transistorizado -> http://neto-games.com.br/hardware/sms_tt_rgb.php
Neto - RGB com troca do transcodificador de vídeo -> http://neto-games.com.br/hardware/sms_tt_cxa1645.php
Fantástico, Neto... Você é o cara!!! a:placa:a
Imagem
Edilba
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Nov 24, 2011 12:43 am

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Edilba »

Neto, é possível conseguir o sinal RGB ou ao menos o S-vídeo de um master III?
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Neto »

Edilba escreveu:Neto, é possível conseguir o sinal RGB ou ao menos o S-vídeo de um master III?
O ideal é abrir ele e verificar qual o transcodificador de vídeo, pois a Tec Toy usou diversos.
O CXA1145P por exemplo o S-Vídeo pode seguir o tutorial do Mega Drive usando um Buffer transistorizado. No caso do RGB tem várias configurações possíveis, se for usar um cabo SCART do Mega Drive é só puxar os fios direto do CXA1145P, Se for usar algum conector e cabos personalizado ai você precisará colocar capacitores de 220uF e resistores de 75R entre o RGB e seu conector nos mesmos moldes que fiz com o CXA1645P.
Em outros casos devemos consultar o datasheet do transcodificador para saber as características dos sinais.
Se já tiver o aparelho e quiser saber, só postar o código do transcodificador que posso indicar os procedimentos para se obter o sinal de acordo com os padrões.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Parallax
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Jul 06, 2016 1:30 am

Re: Master System I ou II?

Mensagem por Parallax »

autokad escreveu:Na verdade quero ter um para jogar e outro para enfeitar, ou seja, um aparelho da versão I ou II e outro da III. Ja avistei uns master system 3 por aki, até q em bom estado, justamente este modelo com o sonic na memória. Acho que agora vou pegar um desses. Estou curioso para jogar novamente naquele controle estranho do MS, todo quadrado. hahaha
Cara, eu adoro esse controle :D
autokad
Mensagens: 318
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Master System I ou II?

Mensagem por autokad »

Bem, depois de muita procura eu consegui comprar um master system 3 compact (cinza, com o sonic na memória). Mas não desistir do modelo I ou II, quero ter um desses, acho ele muito bonito.
O console q comprei veio com um controle e um cartucho do pato donald.
Já de cara vi q o cabo RF deve estar fudido, pois a imagem fica horrível. Também pode se o conector no console, percebi q está um pouco oxidado. Final de semana vou abrir e limpar tudo, vamos ver se melhora, mesmo assim já estou providenciando um cabo novo. Outro detalhe é o controle. Parece que o cabo esta rompido em algum ponto, pois falham alguns comandos e, mexendo no cabo, eles voltam a funcionar. Esse cabo também já estou providenciando. Mesmo assim, também vou abrir o controle para verificar.
A família vai aumentando aos poucos, heheh.
Por um acaso, alguém tem o esquema AV para este console?
Responder