Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por overday »

Como sabemos, existem alguns jogos lançados pela Tex Toy que só são compatíveis com o Master System III. Creio que sejam os cartuchos de 8MB mas não tenho certeza. Sobre eles, duas dúvidas:

1) Sabem exatamente quais são? Eu conheço dois, Street Fighter II e Earthworm Jim, existe mais algum?

2) Sabem se funcionam no adaptador de jogos de Master para o Mega Drive?
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por Corredor X »

Na verdade a coisa não tem a ver com o modelo do Master, mas sim com a BIOS presente nele até onde eu lembro. A versão que da problema com os jogos de oito mega é a 1.3, que não tinha jogos na memória -só Labirinto - e que vinha com o Power Base (o primeiro Master System americano). A BIOS do primeiro Master nacional é 2.4 e a do segundo é a "Alex Kidd"', que por sinal são as mesmas que vinham nas duas variações do Master III. Eu ACHO (logo, não tenho total certeza) que qualquer console nacional roda os jogos de 8 mega, o aviso das embalagens deviam ser mais precaução da TT do que qualquer outra coisa.
Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por Dav »

eita nao sabia disso o meu e o 3 com Alex Kidd na memoria meu amigo tinha o modelo grande com hang-on e outro o super-compact
tive o street fighter 2 mas somente joguei no meu a Earthworm Jim nao jogamos
Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por overday »

Eu pensei em fazer esse tópico porque mais cedo havia tentado algumas vezes botar o Street Fighter pra funcionar no adaptador do Mega e não pegou, então fiquei na dúvida se não era compatível mesmo ou se o problema era no adaptador, que não era ligado há anos.

Mais tarde tentei mais alguma vezes e finalmente funcionou. Ou melhor, não funcionou, mas pelo menos eu tive a prova que não é compatível. O jogo ficou cheio de problemas nos sprites, até a tela título virou isso:

Imagem

Depois de ver isso resolvi tentar o Earthworm Jim, esse "pegou" mais rápido mas também apresentou glitches gráficos, embora menores. O cenário começou a piscar com umas cores esquisitas, e os marcadores de vida/energia/munição ficaram com problemas. Não sei se o jogo chegaria até o final, mas a princípio é jogável.

Imagem

O normal dos marcadores é assim:

Imagem

Resumindo: o adaptador de jogos de Master para o Mega aparentemente não tem essa bios mínima para funcionarem os jogos "especiais" da Tec Toy. Uma pena, pois pretendo usar o adaptador pra aproveitar uns jogos de Master em RGB mas esses dois infelizmente não vão rolar.
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por Rony_Ket »

Street Fighter II e Sonic Blast rodam perfeitamente no meu Master System Japonês (o com som FM), inclusive Sonic Blast eu terminei ele no console sem nenhum problema.
Usei o adaptador da Tototek pra rodar eles.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por Neto »

A Tec Toy nos últimos anos de vida do Master System (com Hardware Real) deu uma relaxada e as pessoas parecem que não tinham conhecimento dos produtos que vendiam, indicar na caixa do Street Fighter que só roda no Master System Compact foi a maior prova de não conhecer o próprio produto. Se isto fosse realmente verdade nem todos os Master System Compact seriam compatíveis existem modelos que possuem todo o Hardware do modelo 1. Quando vi este informativo até pensei que pudesse algo relacionado ao VDP atualizado usado nos modelos 3, mas depois de testes não encontrei sequer um indicio de que o jogo usasse algum recurso que o VDP original não tivesse.
Agora no caso dos consoles japoneses, eles dificilmente vão se negar a rodar os jogos, pois nenhuma validação é feita na inicialização do jogo.
O problema que acontece no Master System americano importado é que alguns dos BIOS não conseguem inicializar o mapeador corretamente e como consequência falha na validação do jogo.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por DrasgonDigger »

Street Fighter 2 só rodou aqui no Master 3. Nada de rodar no M<aster 1 e 2.

Já com adaptador, tanto Dynacom qto original da Tec Toy o jogo entra bugado, isso quando entra.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu nunca consegui fazer rodar o Sonic Blast com adaptador no Mega Drive também, esses games de 8 mega são meio chatos mesmo pra rodar.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por Neto »

DrasgonDigger escreveu:Street Fighter 2 só rodou aqui no Master 3. Nada de rodar no M<aster 1 e 2.

Já com adaptador, tanto Dynacom qto original da Tec Toy o jogo entra bugado, isso quando entra.
Tenho tanto o Street Fighter 2, quanto o Sonic Blast ambos originais e rodam sem problemas no meu Master System 1 da Tec Toy. E também tenho o Master System 3 com o Hardware do 1.
Se isto de só rodar no Master System 3 fosse verdade como explicar para os consumidores que tem a versão que usa o Hardware do 1 dentro de uma carcaça do 3.

Nem estou fazendo análise a nível lógico, se não ficar pior ainda o furo da Tec Toy nesta afirmação.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por overday »

Talvez existam diferentes versões internas do MS 1 e 2 de modo que esses jogos só funcionem em alguns deles, então pra evitar reclamações e processos eles colocaram esse aviso dizendo que o funcionamento só é garantido no 3. Eu nunca tentei Street no meu MS 1, mas já vi relatos de pessoas que não conseguiram fazer funcionar nos seus. E no meu adaptador de Master pro Mega Drive, original da Tec Toy, o jogo não pega com certeza (o cartucho está com os contatos limpinhos, pega de primeira no MS3 e no adaptador quando algo aparece na tela é um monte de glitch sem sentido), então alguma coisa "especial" que impede o funcionamento em qualquer hardware o jogo tem.

Se você disse que funciona no seu MS1 a única opção que consigo imaginar é esta, que existem diferentes versões do 1 e do 2 que não são compativeis, embora outras sejam, então pra evitar tomar um processo de quem comprava o jogo e não conseguia jogar, colocaram o aviso de que só garantiam o funcionamento no 3.
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por Neto »

overday escreveu:Talvez existam diferentes versões internas do MS 1 e 2 de modo que esses jogos só funcionem em alguns deles, então pra evitar reclamações e processos eles colocaram esse aviso dizendo que o funcionamento só é garantido no 3. Eu nunca tentei Street no meu MS 1, mas já vi relatos de pessoas que não conseguiram fazer funcionar nos seus. E no meu adaptador de Master pro Mega Drive, original da Tec Toy, o jogo não pega com certeza (o cartucho está com os contatos limpinhos, pega de primeira no MS3 e no adaptador quando algo aparece na tela é um monte de glitch sem sentido), então alguma coisa "especial" que impede o funcionamento em qualquer hardware o jogo tem.

Se você disse que funciona no seu MS1 a única opção que consigo imaginar é esta, que existem diferentes versões do 1 e do 2 que não são compativeis, embora outras sejam, então pra evitar tomar um processo de quem comprava o jogo e não conseguia jogar, colocaram o aviso de que só garantiam o funcionamento no 3.
Então, vamos lá o VDP do Master System 3 na maioria dos modelos foi revisado e usado a versão mais atual.
Porém todos, mas todos os Master System 1 e 2 usam o mesmo VDP o SEGA 315-5124, se isto que você disse sobre tomarem processo fosse por incompatibilidade com o VDP antigo, então este mesmo risco existe com o Master System 3, pois a Tec Toy usou o Hardware do 1 no Master System 3. Partindo deste principio se realmente o VDP do Master System 1 e 2 fossem incompatíveis com este jogo os proprietários do Master System 3 com o mesmo Hardware, poderiam processar pela informação de que seus modelos seriam compatíveis e o jogo não funcionasse por conta de terem um VDP antigo em seus Master System.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por overday »

Uma atualização: ontem botei a preguiça de lado e tirei o Master 1 da caixa para testar alguns jogos, acabei lembrando desse topico e resolvi botar o Street e o Earthworm Jim para tirar a prova:

Imagem

O Street funcionou perfeitamente até onde vi. Joguei umas três lutas e estava tudo ok. Já o Earthworm Jim funcionou, mas os marcadores da tela também ficaram com problemas, assim como já havia ocorrido no adaptador do Mega.

Imagem

Como eu joguei pouco o Street Fighter, não tenho como garantir que ele chegaria até o final 100% livre de problemas. O EWJim logo de cara dá pra ver que não está perfeito, então alguma diferença entre os modelos o jogo encontrou, já que esse mesmo cartucho eu terminei no MS III.

De qualquer forma, acabei descobrindo que o maior problema de compatibilidade é mesmo o adaptador do Mega. Teoricamente seria uma compatibilidade perfeita mas os jogos mexidos pela Tec Toy têm certa dificuldade: Street, Monica 2 e Sítio do Pica Pau Amarelo sequer funcionaram, enquanto Earthworm Jim funcionou com ressalvas. Isso é uma péssima notícia pra mim, pois a minha intenção era jogar o Master em rgb usando o adaptador e o cabo scart do Mega já que a tec toy tirou a saída multi av do Master nacional. Com esses problemas de compatibilidade, nem todos os jogos eu vou poder jogar em rgb pelo Mega (ou comprar um Master 1 americano) :cry:
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por Jair »

Mônica 2 devia funcionar, o que aconteceu? E no sítio?

Sent from my Moto G Play using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por Corredor X »

Por curiosidade, qual o modelo do seu Mega e qual adaptador você usou (TT/Dynacom/db etc.)?
Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Sobre os jogos que só funcionam no Master System III

Mensagem por overday »

O Mônica 2 aparece a tela título e depois disso não funciona mais. O sitio nem pega, até achei que o cartucho estava ruim (por isso tirei o Master 1 da caixa, pra testar). No Master 1 ambos pegaram de primeira.

Estou usando um Mega Drive 3 da Tec Toy (modelo que vinha com Sonic 2) e o adaptador original da Tec Toy também. Ironicamente, de todos os jogos que tentei até hoje os únicos que não pegaram (ou que pegaram com algum problema) foram os alterados pela empresa de alguma forma.
Responder