Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Olá, galera da Sega Brasil. Tudo bem?

Primeiro post... então, vou fazer uma breve apresentação sobre mim.

Meu nome é Rian Assis, mas muitos me conhecem por Rianov, ainda mais no meio onde me formei a atuo até hoje: automobilismo e automotivo.

Sempre utilizei muitos fóruns para discussões e troca de arquivos relacionados à Fórmula 1 antiga, todavia, estou revivendo uma grande paixão do passado, que era o Mega Drive.

Atualmente trabalho na comunicação da Porsche Brasil e moro em São Paulo/SP, apesar de ser mineiro de Cataguases.

Após essa breve apresentação, vamos aos fatos...

----------

No fim do ano de 2016 coloquei na cabeça que iria, novamente, ter um Mega Drive. Tive um na infância, por volta de 1992 até 1998, mais ou menos. O modelo era o Mega Drive 1 japonês.

Fui para a Santa Ifigênia, aqui em SP (todos conhecem ou já ouviram falar, correto?) e bati perna. Achei e comprei um Mega, todavia, contudo, portanto, nem de perto era o que eu queria - ou quero hoje.

A aquisição foi um Mega Drive 3 - esse da foto aqui.

Imagem
Olha essa maconha aqui... Mega Drive 3 bem surradinho

Paguei R$ 150,00, comprei 3 cartuchos e parti para outra loja para comprar uma televisão. Queria uma de 21" de tela plana. A única da loja era essa abaixo... então, por mais R$ 150,00 coloquei ela no meu carro e parti rumo para casa para brincar.

Imagem
É bonitinha, mas ordinária... Está faltando botões, o som demora para esquentar, tem uma listra de queimado (acho) na parte de cima...

Depois de jogar algumas semanas "de boa", comecei a ler um pouco na Internet sobre alguns consoles do Mega, cabos, Tv's e afins... foi aí que a sementinha da Sega foi implantada.

Sem mais delongas: quero montar um Retro Gaming Room com um Mega Drive e quero, antes de começar a investir mais pesado, tirar algumas dúvidas com vocês.

Vou enumerar minhas perguntas para ser mais prático e fácil para vocês irem respondendo, se possível.

Let's Go!

Ps. Algumas perguntas podem ser mais idiotinhas ou já terem sido discutidas aqui no forum. Peço perdão se for muito Noob, mas se puderem me ajudar aqui, serei extremamente grato.

----------

1) Não quero meu Mega Drive 3. Na verdade pode ser que deixe ele de Stand By aqui, mas queria ver com vocês. Qual melhor console? Li muito (aqui, inclusive) que os de primeira geração são os melhores, sobretudo os japoneses (igual ao que tinha), mas tenho medo de eu for jogar alguns jogos e eles ficarem em japonês, como no Ayrton Senna Super Monaco GP 2 ou Street of Rage. Isso acontece por causa da natividade do console ou por causa do cartucho?

Imagem
Olhem meu jovem aí

2) A única opção para eu não sofrer com travas de região é fazendo um "chaveamento" ou o Mega Key da conta do negócio?

3) O controle da Tec Toy - novo no site - tende a ser de boa qualidade, ou é difícil saber ainda? Tem como eu identificar de forma fácil um controle de 3 botões original? Existe algum modelo melhor do que o outro como existem consoles?

4) Pesquisei muito sobre cabos e Tvs e cheguei à conclusão que, usando a saída Scart em um Monitor RGB S**y PVM ou BVM, a qualidade iria ser sensacional. Todavia, o preço desses equipamentos são um impeditivo na fase 1 deste meu projeto. Ele, certamente, será reativado no futuro. Por hora, quero jogar numa CRT fodástica. Quando moleque ficava vendo as propagandas das Trinitron Wega na TV e ficava babando. Pesquisando, vi que elas são muito boas. A minha ideia é pegar uma dela. Vocês acham melhor 21" ou 29"? Alguma outra CRT é melhor?

Imagem
Imagem
Agora dá para ver melhor meu problema com a listra na imagem - não atrapalha, mas dá uma brochada

5) Para ter uma qualidade bem boa, é preciso usar o Cabo Scart, correto? O local mais adequado para conseguir um de qualidade é via "Retro Gaming Cable". Além do Scart, eu preciso de um conversor, né? Um Scart to YUV é o correto? Comprando os dois, tendo um Mega 1, por exemplo, e uma Trinitron Wega, o bagulho ta correto? É só espetar em seus respectivos buracos?

6) Tô tendo um pouco de dificuldade de entender qual Mega tem 50 ou 60 hz e qual é Pal ou NTSC... Pelo que vi, 60 hz e NTSC são melhores, certo? Qual console tem isso nativo?

7) Qual motivo de algumas pessoas procurarem um Mega Drive sem TMSS? Ele só representa aquela abertura do começo dos jogos, correto?

Imagem
Os meus jogos - se não me engano, 3 originais (que vou refazer Label e guardar com muito carinho) e 3 paralelos, que devo trocar em algo original Acabei de confirmar ao abrir e limpar cada um deles... São 4 originais e 2 paralelos a:lol:a

8.) Qual o melhor fone de ouvido vocês me indicam para conectar no Mega?

A princípio é isso, galera... Essas infos é que preciso para dar o segundo passo no meu sonho (primeiro foi dado comprando esse Mega 3 que ligou a chavinha da Sega no meu cérebro).

Muito obrigado e espero contribuir bastante por aqui. a:placamd:a

Abraços!
Editado pela última vez por Rianov em Sáb Jan 28, 2017 4:23 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Odin »

Bem vindo, você chegou no lugar certo para esclarecer suas dúvidas, pois com certeza o pessoal vão lhe ajudar em todas as suas dúvidas :mrgreen:

Fico lhe devendo algumas respostas por não entender muito sobre as que não sei, mas vou responder as que sei mais, sobre o console japonês se você colocar um jogo ocidental nele o console muda nativamente para a versão japonesa se o jogo for compatível, mas acho que nem todos os jogos mudam, só os que a versão japonesa são diferentes, como o Truxton por exemplo que vira Tatsugin, mas isso não acontece com todos os jogos. Sobre o Mega Key, ele pode resolver com alguns jogos, mas nem todos os jogos pegam 100% nele, pode acontecer de algum não funcionar nem com ele, fora que esse adaptador é caro, com o dinheiro dele da para comprar um Mega pronto para jogar, é melhor o cara chavear, mas no meu caso eu prefiro ter um console ocidental (Tanto faz se americano ou nacional da Tectoy) e um japonês original, pois tem muitos megas asiáticos (Piratas) que o pessoal vendem como japoneses, e alguns são bem parecidos com os japoneses originais. Infelizmente esse controle novo da Tectoy ainda não esta nas mãos do pessoal, apesar de ele estar sendo vendido acho que ninguém recebeu ele ainda, não sei se ele tem a mesma qualidade que os controles antigos. Eu acho o sistema nacional PAL-M muito bom, alguns dizem que ele é melhor ainda que o NTSC e preferem ele, mas só lhe aconselho uma coisa, se você pegar um console americano ou japonês, tente pegar sem ser transcodificado, pois você pode pegar um com a transcodificação mal feita e dar problemas nas cores em alguns jogos, a maioria oscilando para preto e branco e colorido, eu acho que 50hz é o modelo PAL europeu entre outros, o NTSC é 60hz, mas tenho quase certeza que o nacional PAL-M é 60hz também, mas não tenho certeza... O TMSS é uma espécie de sistema de segurança da Sega para evitar jogos piratas e não licenciados, mas muita gente procura esse modelo sem o TMSS porque acham que as placas desses modelos melhores mesmo, pois não existe um Mega que rode todos os jogos, sempre tem algum jogo que não roda em determinado modelo.

Infelizmente não manjo desses cabos SCART, eu só uso cabos AV e RF mesmo, recém que estou me interessando por alguns cabos com qualidade de imagens melhores, mas ainda não tenho e nunca usei esses SCART. Sobre as TVs, já vi falar maravilhas dessas Wega, acho que elas são boas mesmo, mas tem muitas outras TVs boas também, escolha uma que você ache boa, é uma questão bem pessoal, eu gosto das Philips, Panasonic e LG de 20 ou 29 polegadas.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por DMN_Sonic »

► Exibir Spoiler

Primeiramente bem vindo ao fórum e o melhor lugar para entusiastas dá Sega e de vídeo game em geral.

Vamos as respostas:
1 - L modelo tachado como ideal é sim o primeiro modelo japonês, mas também pode ser o brasileiro ou americano. O importante é ser o primeiro modelo pois ele é o hardware que mesmo com revisões de placa sofreu menos com perda de qualidade, pois mesmo sendo externamente o mesmo modelo há várias revisões de placa. O fato de ser americano ou japonês é que está em NTSC e o brasileiro sofre modificação para PAL-M, o que perde na qualidade de imagem.

2 - sim, mega key é o único. Dica, tenha um todo modificado e outro virgem. Um Mega Drive completo só é mesmo modificado.

3 - difícil saber, porém deve ser, até os consoles recentes vendidos por ela tinham bons controles, porém se quer mesmo qualidade pegue um antigo. Controle de três botões nunca vi pirata, o que é vítima disso é o de seis botões.

4 - Sim, você está certo, TV CRT boa é dá S**y, a melhor arrisco dizer, tenho uma e a agem mesmo em Composto é ótima. Também se t as da LG que as últimas de tela plana são maravilhosas.

5 - De um Mega Drive para você ter a melhor imagem só convertendo o RGB puro do console para componente, é isso exige modificações no console pois não posso garantir que o RGB que sai do console é o necessário para conectar a um conversor para componente (Neto! Me ajuda aqui!)

6 - 50 e 60 Hz é a frequência da TV sendo usada, ela é associada à região mas se analisar esse assunto independente de ser o Mega Drive você descobrirá que não.
Especificamente no Mega é sim, 50Hz é o modo europeu. Tanto que no chaveamento para região se você casar o 50Hz+EUA dá Europa.

7 - tem até um topico meu questionando essa bobeira, sim, é bobeira. Um detalhe que deve se ater é que são raros, principalmente porque são os primeiros. O TMSS veio depois para evitar problemas com jogos não autorizados.

8 - aí essa eu não sei dizer... Acredito que o mesmo para ouvir qualquer outra coisa...

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Johnnie Walker
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 12:44 pm

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Johnnie Walker »

2 - Além do chaveamento e do megakey existe também um acessório chamado game genie, bem mais barato que o megakey. Trata-se de um "cartucho" com um encaixe em cima onde será acoplado o cartucho do jogo que se quer jogar. Com os dois já encaixados coloca-se o conjunto no slot do console. Ao ligar o console aparecerá uma tela onde se digita um determinado código que irá desbloquear o jogo permitindo assim utilizar jogos e consoles de regiões diferentes. Uma boa lista pode ser conferida nesse link: https://www.gamefaqs.com/genesis/916377 ... faqs/60595
Na verdade, esse acessório foi feito para inserir cheats ou trapaças nos jogos usando códigos, que hoje em dia se encontra facilmente na Internet. Mas serve perfeitamente para burlar a trava de região usando o código correto. Na própria embalagem do produto diz que funciona com a maioria dos jogos, no que diz respeito a trapaças, pelo menos, que é a sua finalidade. Funciona muito bem e é uma ótima alternativa para manter o seu console puro de fábrica. Pelo menos ate agora, com os códigos que já usei, funcionou perfeitamente.

Eis a cara do sujeito:
https://scontent.fssz1-1.fna.fbcdn.net/ ... e=59068162

Tai um video demonstrativo:
https://www.youtube.com/watch?v=XV22J6Eh9jY&t=148s
Imagem
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Muito obrigado, galera! a:wink:a

Vou responder abaixo as seus comentários para não ficar bagunçado a:lol:a
Odin escreveu:Bem vindo, você chegou no lugar certo para esclarecer suas dúvidas, pois com certeza o pessoal vão lhe ajudar em todas as suas dúvidas :mrgreen:
Obrigado, Odin a:placamd:a
Odin escreveu:Sobre as TVs, já vi falar maravilhas dessas Wega, acho que elas são boas mesmo, mas tem muitas outras TVs boas também, escolha uma que você ache boa, é uma questão bem pessoal, eu gosto das Philips, Panasonic e LG de 20 ou 29 polegadas.
Acho que vou nas Trinitron Wega mesmo...
DMN_Sonic escreveu: Primeiramente bem vindo ao fórum e o melhor lugar para entusiastas dá Sega e de vídeo game em geral.
Obrigado, caro DMN_Sonic! a:)a

DMN_Sonic escreveu: Vamos as respostas:
1 - L modelo tachado como ideal é sim o primeiro modelo japonês, mas também pode ser o brasileiro ou americano. O importante é ser o primeiro modelo pois ele é o hardware que mesmo com revisões de placa sofreu menos com perda de qualidade, pois mesmo sendo externamente o mesmo modelo há várias revisões de placa. O fato de ser americano ou japonês é que está em NTSC e o brasileiro sofre modificação para PAL-M, o que perde na qualidade de imagem.
Então vou de Japonês ou Americano...
DMN_Sonic escreveu: 5 - De um Mega Drive para você ter a melhor imagem só convertendo o RGB puro do console para componente, é isso exige modificações no console pois não posso garantir que o RGB que sai do console é o necessário para conectar a um conversor para componente (Neto! Me ajuda aqui!)
Acho que já sai nativo no Mega 1... Pelo que entendi vendo vídeos e lendo sobre o assunto, um cabo scart RBG + adaptador Scart to YUV + Cabos que seguem até a TV... voilá, temos ua imagem foda!
Johnnie Walker escreveu:2 - Além do chaveamento e do megakey existe também um acessório chamado game genie, bem mais barato que o megakey. Trata-se de um "cartucho" com um encaixe em cima onde será acoplado o cartucho do jogo que se quer jogar. Com os dois já encaixados coloca-se o conjunto no slot do console. Ao ligar o console aparecerá uma tela onde se digita um determinado código que irá desbloquear o jogo permitindo assim utilizar jogos e consoles de regiões diferentes. Uma boa lista pode ser conferida nesse link: https://www.gamefaqs.com/genesis/916377 ... faqs/60595
Na verdade, esse acessório foi feito para inserir cheats ou trapaças nos jogos usando códigos, que hoje em dia se encontra facilmente na Internet. Mas serve perfeitamente para burlar a trava de região usando o código correto. Na própria embalagem do produto diz que funciona com a maioria dos jogos, no que diz respeito a trapaças, pelo menos, que é a sua finalidade. Funciona muito bem e é uma ótima alternativa para manter o seu console puro de fábrica. Pelo menos ate agora, com os códigos que já usei, funcionou perfeitamente.

Eis a cara do sujeito:
https://scontent.fssz1-1.fna.fbcdn.net/ ... e=59068162

Tai um video demonstrativo:
https://www.youtube.com/watch?v=XV22J6Eh9jY&t=148s
FANTÁSTICO, Johnnie Walker! Essa eu não tinha ideia... To achando que vou deixar o console original e usar esses códigos...

Uma dúvida: será que o Game Genie troca o idioma também? Parece que algumas fitas já possuem os dois e ela roda o idioma do console... Acho que o Streets of Rage - Bare Knuckle é assim...

Obrigado!
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Corredor X »

Os meninos já responderam praticamente tudo, mas vejamos se eu contribuo com algo :eek:
Rianov escreveu:(...)apesar de ser mineiro de Cataguases.
Uai, já começou bem, o povo da Zona da Mata é muito bem visto por aqui :mrgreen:
Sem mais delongas: quero montar um Retro Gaming Room com um Mega Drive (...)
Só melhora :mrgreen:
1) Não quero meu Mega Drive 3. Na verdade pode ser que deixe ele de Stand By aqui, mas queria ver com vocês. Qual melhor console? Li muito (aqui, inclusive) que os de primeira geração são os melhores, sobretudo os japoneses (igual ao que tinha), mas tenho medo de eu for jogar alguns jogos e eles ficarem em japonês, como no Ayrton Senna Super Monaco GP 2 ou Street of Rage. Isso acontece por causa da natividade do console ou por causa do cartucho?
Opinião pessoal: o Mega 1 japonês é o melhor. Tanto em termo de som em comparação com os posteriores, como pelo slot mais amplo do cartucho e também pelo design em si. Minha sugestão é comprar um, chavear para região (se já não vier assim) para lidar com língua/bloqueio e aproveitar as bibliotecas nacional, americana e japonesa do console praticamente sem restrições. Deixe os europeus de lado - não vão fazer falta, acredite - e esqueça da vida
2) A única opção para eu não sofrer com travas de região é fazendo um "chaveamento" ou o Mega Key da conta do negócio?
Eu particularmente acho um saco ficar usando adaptadores e o preço do Mega Key hoje em dia é absurdo. Com cinco reais você compra uma alavanca de duas posições, um metro de um fio e faz a mesmíssima coisa. Na minha cabeça, o chaveamento é parte integrante do Mega, acho estranho ver consoles sem ele. Respeito a opinião de quem não gosta, mas acho que o pobre console fica limitado na ausência dele.
3) O controle da Tec Toy - novo no site - tende a ser de boa qualidade, ou é difícil saber ainda? Tem como eu identificar de forma fácil um controle de 3 botões original? Existe algum modelo melhor do que o outro como existem consoles?
Sob pena de queimar a minha língua, até mesmo porque ninguém pegou ainda nesses novos, mas é melhor ir atrás dos originais, que são robustos e baratos. Até onde eu sei os antigos são todos basicamente iguais; eu sou mais fã dos de seis botões (originais ou os mais novos fabricados pela Hyperkin, os únicos que eu recomendo), estes sim altamente falsificados por aí.
4) Pesquisei muito sobre cabos e Tvs e cheguei à conclusão que, usando a saída Scart em um Monitor RGB S**y PVM ou BVM, a qualidade iria ser sensacional. Todavia, o preço desses equipamentos são um impeditivo na fase 1 deste meu projeto. Ele, certamente, será reativado no futuro. Por hora, quero jogar numa CRT fodástica. Quando moleque ficava vendo as propagandas das Trinitron Wega na TV e ficava babando. Pesquisando, vi que elas são muito boas. A minha ideia é pegar uma dela. Vocês acham melhor 21" ou 29"? Alguma outra CRT é melhor?
Não tem muito como errar com TV da S**y, só recomendo - se possível - testar antes para ver em que estado a bichinha se encontra. Mesmo com o padrão de qualidade, se a coitada estiver esgotada de uma vida de uso desregrado e estiver apresentando problemas como essa aí da sua, é mais dor de cabeça que solução. Também vale a pena evitar comprar via internet, não só pela impossibilidade do teste, como também por conta do transporte; muitos fóruns que eu acompanho tem histórias escabrosas sobre TVs e monitores perfeitos que sofreram maus tratos nas mãos dos serviços postais e chegaram inutilizados em suas casas. Cenas de horror, sério mesmo. Ah, e monitores RGB são o mais puro creme do milho mesmo <3
5) Para ter uma qualidade bem boa, é preciso usar o Cabo Scart, correto? O local mais adequado para conseguir um de qualidade é via "Retro Gaming Cable". Além do Scart, eu preciso de um conversor, né? Um Scart to YUV é o correto? Comprando os dois, tendo um Mega 1, por exemplo, e uma Trinitron Wega, o bagulho ta correto? É só espetar em seus respectivos buracos?
Ah, taí um assunto que eu gosto... :mrgreen: Também na minha humilde opinião, RGB é a forma ideal de aproveitar a imagem soberba que o Mega e todos os consoles antigos produzem. Eu gosto dos cabos feitos por uma vendedora do ebay chamada retro_console_accessories, comprei quase todos os meus com ela e a qualidade é um espetáculo. Independente de onde você compre, basta ver na descrição duas coisas: se ele tem isolamento e aterramento bacanas para evitar problemas de ruído/interferência (fully grounded, shielded é um bom indicador, tem cabo chinês mais fino que meu cabelo) e também se o sincronismo dele é via c-sync ao invés de composite. Pelo menos nos meus garotos aqui isso faz uma diferença tremenda em termos de qualidade de imagem. E respondendo a pergunta do mano DMN, mesmo eu não sendo (nem de longe) o Neto, dá para pegar o sinal fantástico de RGB que sai do Mega, passar por um bom conversor e usá-lo em componente sem modificação alguma no console - o conversor em si precisa de um modzinho de nada para o som, mas é coisa de cinco minutos para facilitar a vida. Eu usei o console assim por anos e a qualidade da imagem é excelente.

Dê uma passada no tópico de RGB na sessão Assuntos Técnicos daqui, tem muita informação legal a respeito lá!
6) Tô tendo um pouco de dificuldade de entender qual Mega tem 50 ou 60 hz e qual é Pal ou NTSC... Pelo que vi, 60 hz e NTSC são melhores, certo? Qual console tem isso nativo?
Mega nacional, transcodificado ou fabricado pela TT: PAL 60hz
Mega americano e japonês não transcodificado: NTSC 60Hz
Mega europeu, aquele do qual a gente não fala: PAL 50Hz

Em resumo, vale a pena pegar um NTSC 60Hz por questões de compatibilidade, qualidade de imagem etc etc etc. Logo logo vai aparecer aqui no tópico um rapaz gente fina chamado Neto que vai dar a explicação definitiva, ele é o nosso bam-bam-bam residente no que diz respeito a eletrônica. Acredite no homem, sério. Ah, outra coisa: quando pegar um Mega japonês aqui em terra brasilis, é bem provável que ele tenha sido mexido para ficar em PAL, ou seja, transcodificado. É simples pra caramba reverter isso e seu console vai agradecer.
7) Qual motivo de algumas pessoas procurarem um Mega Drive sem TMSS? Ele só representa aquela abertura do começo dos jogos, correto?
Frescura. Salvo alguns jogos que pooooooodem dar algum problema em relação a isso (você tem algum jogo da Codemasters? Nem eu e vivemos bem com isso, não? :lol: ), é só uma telinha a mais no fim das contas. Tem um tópico a respeito por aqui também, vale a uma pena a lida também.
8.) Qual o melhor fone de ouvido vocês me indicam para conectar no Mega?
O Mega precisa é ser conectado em caixonas de som, isso sim :mrgreen: Mas qualquer fone com plug p2 estéreo funciona de boa.
Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Dav »

Bem Vindo ao Forum,Abraço :mrgreen:
Imagem
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Corredor X escreveu: Uai, já começou bem, o povo da Zona da Mata é muito bem visto por aqui :mrgreen:
Hahaha Boa! Você é de onde?
Corredor X escreveu:Eu particularmente acho um saco ficar usando adaptadores e o preço do Mega Key hoje em dia é absurdo. Com cinco reais você compra uma alavanca de duas posições, um metro de um fio e faz a mesmíssima coisa. Na minha cabeça, o chaveamento é parte integrante do Mega, acho estranho ver consoles sem ele. Respeito a opinião de quem não gosta, mas acho que o pobre console fica limitado na ausência dele.
Entendi... Faz sentido o que disse...
Corredor X escreveu:Não tem muito como errar com TV da S**y, só recomendo - se possível - testar antes para ver em que estado a bichinha se encontra. Mesmo com o padrão de qualidade, se a coitada estiver esgotada de uma vida de uso desregrado e estiver apresentando problemas como essa aí da sua, é mais dor de cabeça que solução. Também vale a pena evitar comprar via internet, não só pela impossibilidade do teste, como também por conta do transporte; muitos fóruns que eu acompanho tem histórias escabrosas sobre TVs e monitores perfeitos que sofreram maus tratos nas mãos dos serviços postais e chegaram inutilizados em suas casas. Cenas de horror, sério mesmo. Ah, e monitores RGB são o mais puro creme do milho mesmo <3
Caramba, vou me atentar a isso!!!
Corredor X escreveu: Ah, taí um assunto que eu gosto... :mrgreen: Também na minha humilde opinião, RGB é a forma ideal de aproveitar a imagem soberba que o Mega e todos os consoles antigos produzem. Eu gosto dos cabos feitos por uma vendedora do ebay chamada retro_console_accessories, comprei quase todos os meus com ela e a qualidade é um espetáculo. Independente de onde você compre, basta ver na descrição duas coisas: se ele tem isolamento e aterramento bacanas para evitar problemas de ruído/interferência (fully grounded, shielded é um bom indicador, tem cabo chinês mais fino que meu cabelo) e também se o sincronismo dele é via c-sync ao invés de composite. Pelo menos nos meus garotos aqui isso faz uma diferença tremenda em termos de qualidade de imagem. E respondendo a pergunta do mano DMN, mesmo eu não sendo (nem de longe) o Neto, dá para pegar o sinal fantástico de RGB que sai do Mega, passar por um bom conversor e usá-lo em componente sem modificação alguma no console - o conversor em si precisa de um modzinho de nada para o som, mas é coisa de cinco minutos para facilitar a vida. Eu usei o console assim por anos e a qualidade da imagem é excelente.
Vou me lembrar do isolamento e aterramento quando comprar... Thanks!
Dav escreveu:Bem Vindo ao Forum,Abraço :mrgreen:
Obrigado, Dav a:placamd:a

Bem, em um raro sábado livre, consegui fazer algumas coisinhas na minha - ainda - parca coleção.

Aproveitei o dia para dar uma geral em todos os jogos e descobri que não tenho só 3 jogos originais... Tenho 4!

Super Monaco GP
Super Volleyball
Sonic 2
Fifa 95

Só que, destas, somente o SMGP tem uma label original. Os outros, ou nem tem (caso do Sonic 2), ou são piratas (do Fifa é o Messi na capa! Oi!?)

Parti para o Google em busca de procurar labels para esses jogos e me dei conta de como é dificil achar boas para fazer download!

Sofri para achar uma Ok do Sonic 2, uma "montada" do Super Volleyball e zero do Fifa 95... O jeito foi como? Partir para o Photoshop!

Esse é o resultado final... Dei uma mexidinha nas cores da que achei na Internet e fui ninja ao reconstruir essa do Fifa...

Imagem
Quem quiser é só pedir que eu envio esse arquivo por e-mail

A do Fifa eu peguei uma foto do cartucho americano, dei uns tapas loucos e adaptei para o tamanho do cartucho Tec Toy... Olha como era antes!

Imagem
Olhem como ela estava zoada... Acho que deu uma bela melhorada

Agora o próximo passo é imprimir em um papel autocolante bom, de preferência fosco e fino, com uma impressora a laser.

Vocês têm dificuldade com as labels? Feito isso, é partir para as caixas!

Abraços!
Imagem
Johnnie Walker
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 12:44 pm

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Johnnie Walker »

Rianov escreveu:Uma dúvida: será que o Game Genie troca o idioma também? Parece que algumas fitas já possuem os dois e ela roda o idioma do console... Acho que o Streets of Rage - Bare Knuckle é assim...
Essa duvida tambem me atormentou.

A principio... SIM.

Até onde sei, tudo é possivel com o game genie, DESDE QUE SE TENHA O CODIGO CERTO.

Ocorre que esses codigos não apareceram do nada, eles foram criados por alguém. Se ninguém criou um código para determinada coisa, então o game genie não resolve.

Por exemplo:

O jogo Ghouls 'n Ghosts funciona nesse esquema de dois idiomas (inglês/japonês). Se colocar o jogo em um console americano ele fica em inglês. Se colocar o mesmo jogo em um console japones ele fica em japones.

E se eu quiser o jogo japonês rodando no console americano? Nesse caso nem precisa do game genie, basta fazer o seguinte cheat:

Japanese Mode
Enter the Options menu. Choose ''26'' for the music and ''56'' for sound selections, then hold Down/Left + A + B + C + Start.

Para esse negocio de escolher idioma nem todo jogo precisa de game genie. Assim como o game genie não consegue resolver isso em todos os jogos se não tiver o tal codigo (pelo menos atualmente)

No caso de Quackshot, que também tem dois idiomas, não achei nenhum codigo ou cheat para usar, então a forma mais pratica é chaveando o console, tendo um megakey ou então ter um console japones e um americano. Ou então criar um codigo pra isso (supondo que isso seja possivel, nao faço a menor ideia de como funciona)

No caso do street of rage deixo aqui o trecho de uma "cartilha" sobre o console europeu: (não tenho o jogo, então não posso confirmar se é verdade)

I plugged one of my English games into a Japanese Mega Drive, and it now plays
in Japanese - why?
Many early Mega Drive games were burned onto what is called a dual-language ROM. Take the European
release of Streets of Rage II, for example. If you play it on its intended console (that is, a European Mega
Drive) it’ll work as expected, with all of the text in English. However, plug the exact same cart into a Japanese
Mega Drive and you’ll find yourself playing Bare Knuckle II, the Japanese version of Streets of Rage II, which
has almost all of its text in Japanese (plus a few other cool differences: "Skate" is renamed "Sammy", Mr
X now smokes a cigar on the final stage. . . etc). So, how did the same game change languages simply by
plugging it into a different machine? Because the European release of Streets of Rage II contains exactly the
same ROM as the Japanese release, and the game was simply programmed to recognize a European machine
from a Japanese one - the console determines which version of the game is run. So someone living in the UK
could buy Bare Knuckle II, plug it into their European PAL Mega Drive (after the appropriate cartridge slot
modification), and it would ’magically’ play in English. Other games which feature this characteristic include
Quackshot, Ghouls’N Ghosts and Gauntlet IV.
Note that the console does not translate anything; sort of like a magic act, the trick was carried out well
before anyone knew what to look for - in this case, the ’trick’ was performed at the factory where the ROM
was burned. Another interesting point is that the dual-language in Streets of Rage II only works between
European and Japanese consoles (when set to US mode, the European release of Streets of Rage II gives the
usual message explaining that you need either a PAL or a Japanese Mega Drive).

Baseando-se nesse texto, para rodar a versão japonesa no console americano é preciso ter o jogo japones. Nesse caso usa-se o codigo da região disponivel. Pude observar isso pelo emulador FUSION, configurando a região e rodando o jogo. Não tenho console ou jogo europeu, então não pude testar codigos entre maquinas europeias e jogos japoneses e vice-versa (se for possivel pra alguém fazer isso, por favor, não seja timido)
Quem quiser ler a cartilha completa basta acessar o link:

http://www.gneilson.plus.com/Multi_Region_Mega_2.pdf

Essa apostila pode ajudar com outras duvidas também.
Acho que para desbloquear a região o game genie é uma ótima opção, pois temos muitos códigos a disposição. Mas para selecionar o tal idioma, a menos que se tenha criado um código para o respectivo jogo (e pelo jeito são poucos), o melhor mesmo é partir para o chaveamento.
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Jair »

Olha eu imagino que tenha como alterar sim a língua do jogo com códigos de game genie, por que la na época que eu tinha tempo pra gastar criei muitos códigos pra alterar a região de jogos que checam a nacionalidade dos consoles.
Eu criava um código para alterar o código dá região na RAM.
Suponho que isso faça com que mude a língua também mas não testei na época, e infelizmente não guardei os códigos nem a documentação.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
edu.crod
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Set 27, 2015 4:54 pm

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por edu.crod »

Olá,

Passei por um processo de conseguir boa imagem no mega drive recentemente e aprendi muito sobre o assunto.

Uma coisa que está sento muito usada no momento são os upscalers que no caso do mega permitem que você pegue o sinal RGB que já é nativo do mega (saída multi av) e transforma a resolução de 240p em até 1080p para que possa usar o seu console antigo em uma tv moderna com qualidade de imagem excelente. Dentre eles acho que vale a pena dar atenção para o xrgb mini framemeister (caro e vai parar de ser fabricado) e para o OSSC (difícil de comprar pois tem fila de espera).

No canal My Life in Gaming existe um vídeo que fala sobre o assunto.

Ainda falando da imagem do mega drive existe nesse canal um vídeo dedicado ao console

Já vi o framemeister em ação na casa de amigos e a imagem fica muito bonita mesmo, comprei um e estou aguardando chegar.

Quando você começar a pesquisar sobre esse tipo de aparelho vai descobrir que inevitavelmente eles adicionam input lag mesmo que muito pouco e isso incomoda algumas pessoas (OSSC promete ser lag free). Se quiser se livrar totalmente de lag tem que partir para monitores CRT mesmo.

Eu tenho também um monitor pvm-14m4u e a imagem é de fato excelente.

Para usar o mega em um monitor desses você vai precisar de dois cabos, um cabo RGB Scart para o mega drive compatível com o seu modelo e um Female RGBS SCART to BNC adapter cable for S**y PVM/ BVM monitors.

Na minha opinião o problema com esses monitores é que eles são difíceis de achar em tamanhos maiores que 14 e estão super valorizados além de serem muito velhos na maioria dos casos.

Eu ainda destacaria uma outra opção bem mais barata e que você consegue usar tanto em tvs modernas quanto em crts com vídeo componente sem fazer qualquer alteração no mega drive usando vídeo componente , HD Retrovision. Pessoal do mini castle fez review.

Espero ter te ajudado, se tiver qualquer dúvida ou quiser saber mais sobre alguma informação das coisas que falei pode perguntar.

Abraço.
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Johnnie Walker escreveu: Essa duvida tambem me atormentou.

A principio... SIM.

Até onde sei, tudo é possivel com o game genie, DESDE QUE SE TENHA O CODIGO CERTO.
Jair escreveu:Olha eu imagino que tenha como alterar sim a língua do jogo com códigos de game genie, por que la na época que eu tinha tempo pra gastar criei muitos códigos pra alterar a região de jogos que checam a nacionalidade dos consoles.
Eu criava um código para alterar o código dá região na RAM.
Suponho que isso faça com que mude a língua também mas não testei na época, e infelizmente não guardei os códigos nem a documentação.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk
Excelente notícia! Obrigado, Johnny Walker e Jair!
edu.crod escreveu:Olá,

Eu ainda destacaria uma outra opção bem mais barata e que você consegue usar tanto em tvs modernas quanto em crts com vídeo componente sem fazer qualquer alteração no mega drive usando vídeo componente , HD Retrovision. Pessoal do mini castle fez review.

Espero ter te ajudado, se tiver qualquer dúvida ou quiser saber mais sobre alguma informação das coisas que falei pode perguntar.

Abraço.
Muito obrigado pelas suas informações, Edu!

O meu primeiro passo rumo a uma imagem melhor deve ser esse, pois irei jogar numa CRT e quero usar o vídeo componente. Para eu usar a entrada de vídeo componente da minha TV eu só consigo usando um adaptador SCART to YUV? Ou consigo fazer isso somente usando cabos, neste estilo da foto abaixo...

Imagem

... Se for só encaixar o Scart fêmea nesse e plugar na TV, fica mole... Mas irei precisar de adaptador Scart fêmea - Scart fêmea no modelo da foto, certo?

Abraços!
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Corredor X »

Rianov escreveu:Ou consigo fazer isso somente usando cabos, neste estilo da foto abaixo...
Você precisa de um conversor mesmo, esse cabo aí da foto é usado para outra coisa - aparelhos que permitem o videocomponente via SCART, tipo projetores, receptores de TV a cabo etc. Não há componentes envolvidos. Uma coisa que é sempre legal ter em mente é que SCART e RGB são coisas diferentes, embora a gente veja o povo usando os dois como sinônimos direto na net. O SCART (ou Peritel) é um tipo de conexão usada para vídeo, o qual pode ser utilizado para diversos formatos: RGB, componente, s-video, composto... Tem pino para tudo ali entre os 21 do plug. Tanto que tem um monte de TV antiga europeia que tem entrada SCART mas só aceita composto, os pinos relativos à RGB nem estão ligados. Da mesma forma, dá para usar RGB sem precisar do SCART, como por exemplo acontece nos monitores profissionais de vídeo.

Já o RGB é um sistema de vídeo que quebra o mesmo em três cores distintas mais o sincronismo, que passa por um pino/fio separado. Ele é praaaaaaaaaticamente a mesma coisa que o componente em teoria, a diferença muito por alto é que o sincronismo (e a luma) deste último passa junto com a cor/cabo verde (eu sou leigo demais no assunto para explicar com exatidão, mas é marromeno por aí). Por isso um precisa ser convertido para o outro, não é simplesmente questão de mudar o tipo do plug.

Para conseguir usar realmente o RGB nas TVs nacionais com componente, você vai precisar desse rapaz aqui...

[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=wBWZayZnZiM[/BBvideo]

... em conjunção com um destes, de onde você vai tirar o aúdio (o conversor só trabalha com vídeo):

Imagem

Eu acho muito mais jogo soldar um plug P2 no próprio conversor, dá para fazê-lo em menos de dez minutos (o cara do vídeo também fez isso). Talvez você nem precise disso, já que seu foco é o Mega e o som dele pode (e deve) ser retirado da saída de fone mesmo.
Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Neto »

Mega Drive se você não quiser ser esfaqueado procurando um Genesis sem TMSS ou Japonês, compra o modelo 1 da Tec Toy, ele usa a placa VA3 que é considerada uma das melhores.
Sobre o sistema de cores ser PAL-M você pode modificar ele para NTSC gastando pouco.

Só uma correção NTSC, PAL e PAL-M são tipos de transcodificações, o sinal nativo do Mega é RGB e a transcodificação ocorre também no NTSC através do CI transcodificador RGB.

Sobre o Game Genie e o Mega Key, se conseguir ambos perfeito, pois são excelentes acessórios não só para trapacear, mas também para descobrir left-overs nos jogos que não estão acessíveis normalmente.
O Mega Key no Mega Drive sem TMSS roda tudo, o que pode acontecer é que se o jogo mudar a frequência de vídeo para 50Hz algumas TVs não liberam a imagem ou ficam rolando na vertical em preto e branco. E a mudança de região no Mega Key é garantida.
O Game Genie também libera região com o código certo, porém alguns jogos você terá que conhecer todos os endereços no ROM que fazem a checagem de região, o Streets Of Rage 2 mesmo é bem chato para fazer rodar através do Game Genie, pois além do Header ele usa outra checagens.
Conforme dito a melhor solução mesmo é o chaveamento, eu mesmo sou colecionador e tenho Mega original e o de uso chaveado para região e frequência. No caso da frequência ou você faz transcodificação assíncrona (fica horrível a imagem) ou usa via RGB, pois esta modificação altera o sinal de Burst e o Mega vai ficar em Preto e Branco.

Sobre obter a melhor imagem, monitor RGB sem comentários, mas a maioria das TVs tem entrada vídeo componente, e se bem projetado te entregará a mesma qualidade do RGB, a diferença do RGB para o componente é imperceptível ao olho humano, se você sentir diferença é porque o conversor está mal calibrado. No meu site disponho de esquema de conversores caso você mesmo queira fazer o seu. São circuitos de baixo custo que podem ser feito utilizando componentes retirados de sucata como o CI BA6592F que pode ser retirado de SNES, ambas as versões te darão um excelente resultado, porém a transistorizada por ter vários trimpots requer o uso de equipamento para a correto calibração, não que a versão BA não precise de equipamento para os devidos ajustes, mas por ser somente dois trimpots dá para calibrar na tentativa e erro.

Neto - RGB para vídeo componente transistorizado
Neto - RGB para vídeo componente com BA6592F
Vídeo no YouTube

A maioria das dúvidas o pessoal respondeu.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Corredor X e Neto...

Muitíssimo obrigado pela ajuda de vocês. Cada dia aprendo mais um pouquinho!

Ps. Neto, não sabia que você era o Esrael... já acompanho seu site a anos!!
Imagem
Responder