Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Odin »

Eu nunca tive TVs da $ony, mas essa parece ser boa. As TVs que confio são as da Philips e Panasonic, eu tenho uma Philips de 21 desde 2001 e nunca estragou, só o que me incomoda nela é que ela só tem uma entrada AV e não tem entrada Stereo, e também tem um pedaço cortado da imagem na parte de cima, certos jogos tem barras de energia ou outras imagens bem no topo da tela, principalmente jogos mais atuais e nessa TV não aparecem, ou aparece só a metade das barras, mas ao menos ela dura até hoje :lol:

Meu grande sonho de TV definitiva para jogatina são aquelas Philips D-Wide, foram as primeiras wide screen pelo que sei, e vejo o pessoal falarem maravilhas dela, antes meu sonho era ter uma de projeção, mas só vi comentários negativos dessas TVs, nunca vi um a favor, e como confio nos meus amigos deixei de querer ter uma :lol:

Ano passado ganhei uma boa TV LG de 29 polegadas tela plana, mas ainda não tive a oportunidade de usa-la por falta de espaço, por enquanto me viro com essa de 21 para consoles mais antigos e a minha LCD que jogo os mais atuais.
Imagem

Imagem

Imagem
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Odin escreveu:Eu nunca tive TVs da $ony, mas essa parece ser boa. As TVs que confio são as da Philips e Panasonic, eu tenho uma Philips de 21 desde 2001 e nunca estragou, só o que me incomoda nela é que ela só tem uma entrada AV e não tem entrada Stereo, e também tem um pedaço cortado da imagem na parte de cima, certos jogos tem barras de energia ou outras imagens bem no topo da tela, principalmente jogos mais atuais e nessa TV não aparecem, ou aparece só a metade das barras, mas ao menos ela dura até hoje :lol:

Meu grande sonho de TV definitiva para jogatina são aquelas Philips D-Wide, foram as primeiras wide screen pelo que sei, e vejo o pessoal falarem maravilhas dela, antes meu sonho era ter uma de projeção, mas só vi comentários negativos dessas TVs, nunca vi um a favor, e como confio nos meus amigos deixei de querer ter uma :lol:

Ano passado ganhei uma boa TV LG de 29 polegadas tela plana, mas ainda não tive a oportunidade de usa-la por falta de espaço, por enquanto me viro com essa de 21 para consoles mais antigos e a minha LCD que jogo os mais atuais.
Odin, dá uma pesquisada sobre o Menu de Serviço da sua Philips 21". Eu tenho uma dessas e consigo, acessando ele, mexer na tela para que ela fica exatamente do tamanho que quero. Da para subir a imagem, abaixar, esticar, encolher e várias outras coisas...
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Odin »

Rianov escreveu:Odin, dá uma pesquisada sobre o Menu de Serviço da sua Philips 21". Eu tenho uma dessas e consigo, acessando ele, mexer na tela para que ela fica exatamente do tamanho que quero. Da para subir a imagem, abaixar, esticar, encolher e várias outras coisas...
Beleza Rianov, vou dar uma olhada nisso agora, acho que alguém aqui já tinha me dado essa dica a algum tempo, não lembro se foi o GuiLobato ou o Corredor, mas acabei me esquecendo e só lembrei agora que você disse a mesma dica, vou fazer isso agora para não esquecer de novo :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Neto »

Rianov escreveu:Putz, serio? E tem conserto Neto?

Eu sou daltônico e tenho dificuldades em reparar nessas coisas. Para mim, aparentemente, está ok... Depois tento postar um vídeo para vocês analisarem. Obrigado!
Somente trocando o TRC, A S**y e alguns modelos da Philips ainda tem um agravante, ela tem um circuito que monitora o balanço do branco e se este balanço ficar muito fora da especificação do que o circuito foi projetado ela não libera mais a imagem impedindo que você use a TV até o fim da vida dela, existem modos de burlar isto, mas tem que abri a TV e instalar um componentes para enganar o circuito monitor.

Odin, se a D-Wide for SD, maravilha se ela tiver recurso HD, pra VG antigo fica horrível, pois ela terá processador e o processamento destas TVs para sinal SD é muito ruim, como alguns de vocês sabem eu tenho várias TVs e uma delas é uma LG HD Wide de 32 polegadas de Tubo e só fica boa se a fonte de sinal for progressivo, se você ligar um VG ou qualquer sinal entrelaçado nela fica rastros feios na tela.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Odin »

Não sei dizer a especificação dessa D-Wide, mas acredito que não tenha recurso HD, pois ela é um modelo de 2004/05 por ai... E já vi um amigo que tem falar maravilhas dela, mas agora irei verificar isso.
Imagem

Imagem

Imagem
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

- Update -

Começando a tomar forma...

* TV comprada na sexta-feira passada;
* Rack e poltronas compradas;

Imagem

Imagem está bem OK para um cabo AV, todavia, como jogo perto da tela, a TV de 29 ficou um pouco exagerada de grande... Mas acho que isso melhor se tiver uma melhor definição com o Cabo Scart. Ainda preciso achar um controle original para acessar o menu de serviço e deixar a tela perfeita (só com controle original consigo, ne?).
Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Neto »

Rianov escreveu:... Ainda preciso achar um controle original para acessar o menu de serviço e deixar a tela perfeita (só com controle original consigo, ne?).
Não precisa ser o original desde que tenha as teclas necessárias para acessar o modo serviço.
Com ela em Stand-By digite a sequência: [Display] -> [5] ->[Vol+] ->[Power], se não errar ela ligará no modo serviço, mas tenha ciência do que está fazendo, pois pode danificar a TV se alterar configurações erradas.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Neto escreveu:
Rianov escreveu:... Ainda preciso achar um controle original para acessar o menu de serviço e deixar a tela perfeita (só com controle original consigo, ne?).
Não precisa ser o original desde que tenha as teclas necessárias para acessar o modo serviço.
Com ela em Stand-By digite a sequência: [Display] -> [5] ->[Vol+] ->[Power], se não errar ela ligará no modo serviço, mas tenha ciência do que está fazendo, pois pode danificar a TV se alterar configurações erradas.
Perfeito, Neto. Obrigado...

Eu quero só ver se tem algum erro e ter certeza que a otimização da imagem está perfeita, para não perder nenhum cantinho...

Obrigado! a:placamd:a
Imagem
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Galera, mais uma dúvida:

Qual é a melhor opção para utilizar cartuchos japoneses no Genesis?

1. Cortar a entrada de cartuchos?
2. Trocar a carcaça de cima do vídeo-game por uma japonesa?
3. Utilizar um cartucho-adaptador?
4. Alguma outra opção?
Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Neto »

Rianov escreveu:Galera, mais uma dúvida:

Qual é a melhor opção para utilizar cartuchos japoneses no Genesis?

1. Cortar a entrada de cartuchos?
2. Trocar a carcaça de cima do vídeo-game por uma japonesa?
3. Utilizar um cartucho-adaptador?
4. Alguma outra opção?
Vai depender do seu purismo em manter o sistema original. Eu mesmo tenho um Mega Drive "1" da Tec Toy, só para isto, no meu caso eu ajustei a entrada de cartuchos dele para ficar igual a do Japonês e troquei os flaps por de um modelo japonês que retirei de sucata.
No caso do adaptador a melhor opção é o Mega Key, pois não precisa mexer em nada no sistema, se for um simples passador de sinais ainda assim o Mega precisará ser chaveado.
No caso de trocar a parte de cima, tem que verificar se são de revisões de placas similares, se não pode ficar um buraco na parte traseira onde ficam as conexões. Ao contrário também pode acontecer, mas da para contornar cortando a diferença.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

(desculpe pela demora) Obrigado pelas infos, Neto... Valeu mesmo...

O Odin já havia alertado para não comprar gato por lebre, ou Mega Drive Asiático por Japonês...

Afinal, quais são as diferenças e como sei que é um japonês real?
Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rony_Ket »

Neto escreveu:Rianov, a S**y é uma excelente TV, mas observe o colorido dela, pois a maioria delas dão problema de desgaste no canhão verde, ficando fraco antes dos outros e as cores variantes começa a ficar bem estranhas o amarelo é que mais se nota ficando alaranjado.
Eu mesmo tava com duas KV29FS110 e desmanchei uma com problema no TRC. E a outra também não está lá estas coisas.
Sério que as Çony costumam dar problema no canhão do CRT?
Então irei atrás de uma outra TV, pois tenho uma Wega KV-21FS140, e é minha principal TV para retrogames.
Essa TV foi comprada nova, em 2007, e era a TV do meu quarto (passava o dia desligada, pois trabalhava fora, e era ligada somente a noite).

Em compensação também tenho uma Sharp Linytron de 14", que funciona perfeitamente até hoje, o brilho do CRT está incrível, além do foco dele estar excelente (pixels muito nítidos, mesmo no sinal RF).
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Galera, to meio chateado.

Saí de casa para comprar um Mega Drive Japonês, na caixa, daquele do primeiro modelo, com aquela caixa mais simples, dos primeiros modelos de 1988... Todavia, chegando lá, o vídeo-game não batia. Abri e a placa era uma VA5/VA6 (tinha os dois números, não sei o motivo), e a fabricação, acho, era do início de 92, pois em alguns chips estavam escritos 9202...

Brochei...

Dei mais uma andada e quis dar uma de louco e comprei um Mega Japonês, sem caixa sem nada, só o aparelho, fonte paralela e cabo av. Antes, abri o aparelho e coincidentemente estava escrito que era uma VA5/VA6 e era do início de 92, com chips grafados 9205...
FullSizeRender.jpg
IMG_2262.JPG
IMG_2264.JPG
Compra feita, na hora de jogar, aparece algumas listas que estão me incomodando muito... São essas da imagem... conseguem ver? E detalhe, só aparece no Mega japonês... no meu Tectoy Modelo 3, funciona de boa... No Sonic também aparece as mesmas coisas...
IMG_2265.JPG
IMG_2268.JPG
IMG_2269.JPG
Fiz cagada?
Dá para arrumar isso?
O problema pode ser a fonte ser paralela?
Usando o Cabo Scart isso vai piorar, melhorar ou ficar igual?

:|

Ps. Não sei se fica claro as listras na imagens, mas ta me incomodando bastante...
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Odin »

Que coisa Rianov, você ao menos conseguiu comprar um Mega japa original... :D

Essas listras são horizontais ou verticais? Meu Mega 1 da Tectoy tem esse problema também e isso aconteceu porque uma vez estava sem fonte e tentei usar uma fonte de Polystation nele, ai uns anos depois quando consegui uma fonte boa original e pude ligar ele de novo apareceu umas listras orizontais...

Pelo que pesquisei aqui e em outros lugares isso é problema de capacitor, mas não desanime, tente achar uma assistência que arrume que acho que ele lhe dará alegrias :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda para montar um Retro Gaming Room com o Mega Drive

Mensagem por Rianov »

Odin escreveu:Que coisa Rianov, você ao menos conseguiu comprar um Mega japa original... :D

Essas listras são horizontais ou verticais? Meu Mega 1 da Tectoy tem esse problema também e isso aconteceu porque uma vez estava sem fonte e tentei usar uma fonte de Polystation nele, ai uns anos depois quando consegui uma fonte boa original e pude ligar ele de novo apareceu umas listras orizontais...

Pelo que pesquisei aqui e em outros lugares isso é problema de capacitor, mas não desanime, tente achar uma assistência que arrume que acho que ele lhe dará alegrias :mrgreen:
Obrigado, Odin! É o que eu espero! Tomara que me dê muitas sim...

Elas são horizontais... tente clicar nas imagens e ver a diferença de um Mega saudável e outro doente...
Vou colocar no radar para levar para um técnico ver se realmente é o capacitor... a:placamd:a
Imagem
Responder