Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Odin »

Não duvido que em breve apareça alguém que lance uma nova firmware não oficial, que rode quase todos os jogos do console... Sempre aparece alguém que manje disso e faça, já aconteceu até com o Dynavision Cybergame... :D
Imagem

Imagem

Imagem
WagnerSnake
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Jan 22, 2017 9:31 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por WagnerSnake »

Pela foto que eu vi da placa do novo MegaDrive, apesar da TecToy dizer que não é emulado eu tenho minhas dúvidas...
Na foto eu consegui identificar uma memória flash onde deve ter os jogos gravados e suponho que um emulador também esteja gravado ali.
Também da pra identificar uma memória RAM, não da pra ler o código do chip, mas creio que seja 8MB.
Suponho que ao colocar um cartucho no aparelho ele faz uma cópia do jogo do cartucho para a memória RAM e logo em seguida emula esse jogo, ou seja, ele lê o cartucho, cria uma ROM na memória e logo em seguida roda o jogo via emulação.
Na foto não é possível ver o que está escrito no chip principal (aquele ao centro logo acima do slot de cartucho), se alguém puder tirar uma foto mais de perto daquele chip e postar vai dar pra analisar o que realmente o chip faz. Não estou botando fé que aquilo seja um MC68K e um Z80 combinados em um chip como diz o site da TecToy.
O NES classic já conseguiram alterar o firmware dele adicionando novas ROMs e melhorando o emulador interno dele, nada impede que seja feito o mesmo com esse novo MegaDrive, inclusive adicionando suporte para jogos de MasterSystem e dependendo da potencia do hardware, talvez até 32X.
Infelizmente não estou com 500 reais sobrando pra comprar um desse para fazer engenharia reversa. Então tudo que eu disse estou me baseando nas fotos, pode ser que eu esteja errado.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Odin »

Tem um pessoal que parece que querem nos fazer de bobos, como é que o troço não é emulador se ele tem uma firmware, jogos na memória e pode rodar roms por cartão SD? Só isso já faz o console ser um emulador :lol:

Acho que nem mesmo com ele rodando cartuchos originais não deixa de ser um emulador, pois o hardware não é o original e mesmo rodando cartuchos ele simula o hardware original, mas acho que trocando o slot de cartuchos, a firmware e fazendo algumas modificações daria para fazer um SNES com a placa desse console :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Dav »

Aqui fotos dos chips (nao tenho certeza a quem dar os créditos das fotos em forma de agradecimento,quando souber postarei aqui)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Jair »

Uai o Everdrive é um cartucho, tem firmware e slot SD e roda no Mega, ele é emulador também?
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
WagnerSnake
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Jan 22, 2017 9:31 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por WagnerSnake »

Obrigado pelas fotos.

Realmente esse chip EM638165TS-6G é uma memória RAM de 64Mbits, ou seja, 8MegaBytes de memória RAM, com uma frequência de 166Mhz (DDR1).
O processador é do mesmo fabricante que a TecToy já vem usando em vários modelos anteriores de MegaDrive com jogos na memória, ela já usou o “Titan 1.0c” do mesmo fabricante naquele MegaDrive branco, no outro modelo que parece uma lancheira e no Guitar Idol. A título de curiosidade esse processador também está no Atari Flash Back 3.
Apenas pegaram uma versão "nova" do chip, como se pode ver nas fotos ele é de 2009.
Agora uma coisa que não estou conseguindo entender é a memória flash... Trata-se de uma memória MX29LV160DT, pelo que pesquisei é uma memória de 16Mbit o que dá 2 MegaBytes. Eu baixei as ROMs dos 22 jogos que vem no aparelho e somando todas deu um total de 15.1 MegaBytes, creio que deve ter outro chip de memória flash ou EPROM na parte de baixo da placa pois nesse não cabe os 22 jogos (se alguém puder mandar uma foto da parte de baixo da placa eu agradeço).
Resumindo, a TecToy pegou um dos seus MegaDrive que ela já vinha vendendo anteriormente e adicionou um leitor de cartucho e colocou uma carcaça parecida com o primeiro modelo fabricado pela Sega. Os jogos rodam por emulação, o áudio é ruim e isso já acontecia nos modelos anteriores que a TecToy já tinha produzido e se repete nesse, pois basicamente continua sendo o mesmo aparelho.
É possível sim melhorar esse aparelho desenvolvendo um novo firmware para ele, mas não encontrei quem fabrica esse chip e nenhuma documentação sobre o mesmo até momento. Uma possibilidade seria a TecToy liberar o código fonte do firmware para a comunidade melhorar o aparelho, mas sinceramente não acredito que fariam isso.
Kokomeri
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Dez 21, 2013 10:40 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Kokomeri »

WagnerSnake escreveu: Qui Mai 18, 2017 11:09 am Obrigado pelas fotos.

Realmente esse chip EM638165TS-6G é uma memória RAM de 64Mbits, ou seja, 8MegaBytes de memória RAM, com uma frequência de 166Mhz (DDR1).
O processador é do mesmo fabricante que a TecToy já vem usando em vários modelos anteriores de MegaDrive com jogos na memória, ela já usou o “Titan 1.0c” do mesmo fabricante naquele MegaDrive branco, no outro modelo que parece uma lancheira e no Guitar Idol. A título de curiosidade esse processador também está no Atari Flash Back 3.
Apenas pegaram uma versão "nova" do chip, como se pode ver nas fotos ele é de 2009.
Agora uma coisa que não estou conseguindo entender é a memória flash... Trata-se de uma memória MX29LV160DT, pelo que pesquisei é uma memória de 16Mbit o que dá 2 MegaBytes. Eu baixei as ROMs dos 22 jogos que vem no aparelho e somando todas deu um total de 15.1 MegaBytes, creio que deve ter outro chip de memória flash ou EPROM na parte de baixo da placa pois nesse não cabe os 22 jogos (se alguém puder mandar uma foto da parte de baixo da placa eu agradeço).
Resumindo, a TecToy pegou um dos seus MegaDrive que ela já vinha vendendo anteriormente e adicionou um leitor de cartucho e colocou uma carcaça parecida com o primeiro modelo fabricado pela Sega. Os jogos rodam por emulação, o áudio é ruim e isso já acontecia nos modelos anteriores que a TecToy já tinha produzido e se repete nesse, pois basicamente continua sendo o mesmo aparelho.
É possível sim melhorar esse aparelho desenvolvendo um novo firmware para ele, mas não encontrei quem fabrica esse chip e nenhuma documentação sobre o mesmo até momento. Uma possibilidade seria a TecToy liberar o código fonte do firmware para a comunidade melhorar o aparelho, mas sinceramente não acredito que fariam isso.
A suposta firmware está no cartão de memória juntamente com os 22 jogos, o "firmware" é apenas uma rom .bin de Mega drive que é carregada pela bios(sem o cartão o console é apenas um Mega comum).
Imagem

Master System III/Mega Drive(Jap)/Dreamcast(US)
WagnerSnake
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Jan 22, 2017 9:31 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por WagnerSnake »

Kokomeri escreveu: Qui Mai 18, 2017 11:18 am A suposta firmware está no cartão de memória juntamente com os 22 jogos, o "firmware" é apenas uma rom .bin de Mega drive que é carregada pela bios(sem o cartão o console é apenas um Mega comum).
Então os 22 jogos vem no cartão? Como eu não tenho o aparelho para analisar eu achei que estavam gravados nele... hehehhe.
Isso explica porque ele tem apelas 2 MegaBytes de memória flash, é onde fica gravado o firmware.
É nesse chip MX29LV160DT onde está o firmware do aparelho, o que você citou que está no cartão é apenas um menu em forma de ROM então.
boca
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 2:54 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por boca »

Pode ser que a memoria MX29LV160DT seja para subir as roms do SD nesta, antes de serem executadas. Pelos videos que vi, a rom do jogo é copiada do SD para esta memoria, antes de ser executada, semelhante ao que acontece com um Everdrive.

Parece que esse Mega Drive novo realmente não passa de uma versão maquiada do mesmo que a Tec Toy vende na última década, com os exatos mesmos problemas. Os problemas de audio, pelo menos, são idênticos aos da ATgames, pelos videos que vi.
WagnerSnake
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Jan 22, 2017 9:31 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por WagnerSnake »

Será que alguém por gentileza poderia postar aqui o tal arquivo BIN que vem no cartão para ser analisado?
boca
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 2:54 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por boca »

WagnerSnake escreveu: Qui Mai 18, 2017 3:11 pm Será que alguém por gentileza poderia postar aqui o tal arquivo BIN que vem no cartão para ser analisado?
Segue o link do backup do SD. O arquivo do menu é o MDI.BIN, e fica na pasta \MEGA-DRIVE\TECTOY\SYS

Edit: sorry, links somente via MP.
gundamkt
Mensagens: 334
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 9:11 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por gundamkt »

https://www.youtube.com/watch?v=SBeffet3EVg
Aos 17:40 do vídeo, o som do batman esta horrível demais
Comparação ( sei que é emulação):
https://www.youtube.com/watch?v=1qmI21OowO8
Rianov
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Jan 24, 2017 10:21 am
Localização: São Paulo/SP

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Rianov »

Oi? Tem erro de impressão na caixa do controle novo? Hãn? Meses e meses para um erro básico?
Anexos
e6b89f27-c05c-4b81-851d-6c74ed3ae9f6.jpg
Imagem
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Alcorr »

Rianov escreveu: Ter Mai 23, 2017 12:45 pm Oi? Tem erro de impressão na caixa do controle novo? Hãn? Meses e meses para um erro básico?
Também reparei nisso exatamente hoje, ao ver o vídeo do unboxing do Cleber, do Warpzone. Acho que interpretaram os botões como se fosse do NES/SNES, da direita para a esquerda. :lol:
For the time being...
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Novo Mega Drive da Tectoy (Fase 5 funcionamento)

Mensagem por Corredor X »

Tec Toy sendo Tectoy.
Imagem
Responder