Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

BenitoTratorista
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jun 18, 2016 5:32 pm

Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por BenitoTratorista »

Galera, com curiosidade em saber mais sobre o hardware do Mega, acabei me deparando com um tópico que ensina a identificar o ano de fabricação e outros detalhes através do número de série. Acredito que seja válido apenas para os consoles americanos, ou "Genesis":
Imagem
Alguns exemplos:
Imagem

Baseado nestes dados, descobri que tenho um dos consoles mais antigos, precisamente o número 23074 do ano de 1989. Logicamente sem o "famigerado" TMSS. Lógico que na prática isso não significa muita coisa, mas como curiosidade, achei interessante.
Imagem

Imagem

Fonte: http://segaage.com/forum/messageview.cf ... adid=98190
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Odin »

Belo tópico Benito, começou bem sua participação no fórum, matei uma curiosidade sobre meu "Diênesis" :mrgreen:

O meu começa o serial com 020, e ele tem o bendito TMSS, eu sabia que ele foi fabricado a partir de 1991 que foi quando começaram a fabricar consoles com esse chip, mas agora descobri que ele é de 1992 :D
Imagem

Imagem

Imagem
BenitoTratorista
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jun 18, 2016 5:32 pm

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por BenitoTratorista »

Obrigado Odin.

Pois é, para ser sincero, não entendo qual é a bronca que o pessoal tem com o tal TMSS. Fora a mensagem de um segundo ao ligar o console e dois ou três jogos pouco populares que não rodam, me parece tudo igual. Além deste console da foto, tenho mais dois com TMSS, sendo um Genesis II (pequeno) e um Mega japonês desbloqueado, que é o que mais uso nas jogatinas. Entre os dois consoles da 1ª geração, não notei absolutamente nenhuma diferença no som (usando saída stereo do fone) ou no vídeo. Apenas no Genesis II é que aparecem umas linhas verticais ao longo da tela, que dizem ser por causa do processador de vídeo inferior, mas nada que atrapalhe no jogo.

Em tempo, veja se o seu console não é um dos fabricados no Japão, pois em 90, 91 e 92, os consoles americanos vinham de lá (não sei se eram todos). Nos demais anos a maioria era MADE IN TAIWAN ou MADE IN CHINA. Na prática isso não muda nada, os componentes são os mesmos, mas vale como curiosidade.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Odin »

BenitoTratorista escreveu:Obrigado Odin.

Pois é, para ser sincero, não entendo qual é a bronca que o pessoal tem com o tal TMSS. Fora a mensagem de um segundo ao ligar o console e dois ou três jogos pouco populares que não rodam, me parece tudo igual. Além deste console da foto, tenho mais dois com TMSS, sendo um Genesis II (pequeno) e um Mega japonês desbloqueado, que é o que mais uso nas jogatinas. Entre os dois consoles da 1ª geração, não notei absolutamente nenhuma diferença no som (usando saída stereo do fone) ou no vídeo. Apenas no Genesis II é que aparecem umas linhas verticais ao longo da tela, que dizem ser por causa do processador de vídeo inferior, mas nada que atrapalhe no jogo.

Em tempo, veja se o seu console não é um dos fabricados no Japão, pois em 90, 91 e 92, os consoles americanos vinham de lá (não sei se eram todos). Nos demais anos a maioria era MADE IN TAIWAN ou MADE IN CHINA. Na prática isso não muda nada, os componentes são os mesmos, mas vale como curiosidade.
Pois é, eu também tenho um Mega 1 japa e um Genesis II e gosto bastante dos 3, também tenho um Mega III capado da fase Treco Toy e um Mega 1 da Tectoy que é o único que tenho sem o TMSS, mas esse Mega tem um pequeno problema que a mais de 10 anos liguei uma fonte 9V errada e deve ter dado problema em algum capacitor, pois aparece umas linhas transparentes horizontais em telas pretas com escritas nos jogos, mas esse problema tem conserto e um dia ainda arrumo ele, acho que o pessoal querem mais ter os modelos sem TMSS mesmo por causa de serem os primeiros modelos... Acho que o modelo mais procurado é aquele Mega 1 japa sem TMSS, o da caixa grande, mas é só porque é o primeiro modelo mesmo, pois todos os Megas não são 100% compatíveis com todos os jogos.

Os SNES sim parece que os primeiros tem uma diferença, mas é mínima também. Meu Genesis 2 é o único que não foi mexido, ele é NTSC original, mas meu Mega 1 japa e meu Genesis 1 são transcodificados, aliás, o Genesis foi feita uma daquelas transcodificações de fundo de quintal que da problemas de cores em alguns jogos, assim como acontece com os N64 americanos transcodificados, mas meu Mega japa não da esse problema das cores.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Alcorr »

Vou dar uma ressuscitada no tópico, galera, porque o achei muito pertinente. Ótima listagem dos seriais do Genesis! Vocês sabem se há alguma do Mega Drive também? Estou atrás do modelo japonês mais porque sempre o achei muito bonito, e é esse que gostaria de adquirir.

Alguém tem alguma dica de qual o mais indicado para eu pegar?

Valeu! :mrgreen:
For the time being...
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Odin »

Eu acho que você pode achar no site do Sega retrô caso tenha a lista que você quer:

https://segaretro.org/Main_Page

Eu gosto bastante do Mega Japa também Alcorr, mas se eu fosse você teria dois Mega 1, o Japonês ou um nacional ou Genesis, para você jogar jogos orientais e ocidentais (Exceto os jogos europeus) sem problemas... Também se você não quer ter dois consoles, então compre um Mega japa chaveado, ou mande chavear ele com alguém que saiba, ai aumenta a compatibilidade do seu Mega, só não sei se é tão garantido a compatibilidade dele quanto ter dois Megas... :D

Mas se você achar um Mega III nacional ou um Genesis II também é válido você ter também, eles também são bons. o meu gosto pelos modelos um é uma questão só de gosto mesmo :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Alcorr »

Interessante isso que comentou sobre o Mega Drive III nacional e/ou o Genesis II: estava meio que os deixando de lado nas buscas por ter lido que o som dos mesmos nem se comparava aos primeiros modelos. Mas se não tem tanto problema então, posso dar uma aumentada no leque de buscas.
For the time being...
edu.crod
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Set 27, 2015 4:54 pm

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por edu.crod »

Alcorr escreveu: Alguém tem alguma dica de qual o mais indicado para eu pegar?
:mrgreen:
Mega drive japonês eu me baseei em um guia que existe no site sega-16 para comprar o meu.

Tem várias informações quanto a áudio e vídeo nas várias revisões de placas e como identifica-las.

Se precisar de ajuda avise.

Abraço!
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Odin »

Alcorr escreveu:Interessante isso que comentou sobre o Mega Drive III nacional e/ou o Genesis II: estava meio que os deixando de lado nas buscas por ter lido que o som dos mesmos nem se comparava aos primeiros modelos. Mas se não tem tanto problema então, posso dar uma aumentada no leque de buscas.
Isso é frescura de um pessoal detalhista, ou que não gostam desses modelos e preferem o 1... Eu prefiro os modelos 1, mas não tenho nada contra esses dois modelos, até tenho um de cada, a diferença deles de imagem e som é mínima, nem da para perceber, eu não sei lhe explicar a diferença do som e imagem, mas realmente não tem diferença, é 99,9% a mesma coisa :D

Parece que a diferença do som é que esses modelos parece que tem um canal a menos, ou outra coisa a menos, mas tem que ter uma audição de cachorro para notar a diferença :lol: :lol: :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Alcorr »

Entendi, beleza. :-D

Confesso que gosto mais do modelo antigo mesmo, por isso até a preferência em buscar um desses. Mas é isso aí, vamos ver o que consigo. :mrgreen:
For the time being...
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Corredor X »

Odin escreveu:Isso é frescura de um pessoal detalhista(...)

(...)mas tem que ter uma audição de cachorro para notar a diferença
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Odin »

Me desculpe Corredor, não foi para você que quis dizer isso, as vezes a gente quer dar uma pedrada em alguém e acaba acertando outras pessoas... :cry:

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Alcorr »

:lol: :lol: :lol: :lol:
For the time being...
Avatar do usuário
Alcorr
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 6:22 pm
Localização: Itapetininga/SP

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Alcorr »

Só uma pequena atualização: acabei ganhando ontem um leilão no eBay de um Genesis modelo 1 mesmo, com a saída EXT e dois controles originais. Vendedor diz que está tudo funcionando OK, vamos ver, quando chegar conto pra vocês. :mrgreen:

Optei por comprar por lá porque aqui, nos "Mercenários Livres" estava osso de achar algum console legal. Foi só a Tec Toy anunciar que vai relançar o Mega Drive para os anúncios por lá subirem assustadoramente... :roll:
For the time being...
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Mega Drive (Genesis). Versão/Ano pelo Número de série

Mensagem por Odin »

Alcorr escreveu:Só uma pequena atualização: acabei ganhando ontem um leilão no eBay de um Genesis modelo 1 mesmo, com a saída EXT e dois controles originais. Vendedor diz que está tudo funcionando OK, vamos ver, quando chegar conto pra vocês. :mrgreen:

Optei por comprar por lá porque aqui, nos "Mercenários Livres" estava osso de achar algum console legal. Foi só a Tec Toy anunciar que vai relançar o Mega Drive para os anúncios por lá subirem assustadoramente... :roll:
Que beleza, esse modelo tem NTSS ou não? Mesmo que tenha acho que será um bom console, e sendo de fora acho que virá em muito bom estado, o pessoal aqui do Brasil não costumam cuidar muito bem de seus consoles... Sabendo comprar de fora é melhor comprar de lá mesmo :D

Ainda bem que já estou bem servido de Megas, pois agora com essa modinha de relançamento com certeza aumentará os preços, os jogos e consoles da Sega ainda não estavam tão inflacionados, só os itens da Ni***ndo são caros, mas agora com essa onda o Mega acho que será contaminado pela bolsa inflacionadores :|
Imagem

Imagem

Imagem
Responder