Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Johnnie Walker
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 12:44 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Johnnie Walker »

Olá. Sou novo aqui no fórum e gostaria de deixar a minha experiência com relação ao mega drive, até como tentativa e orientar novos aventureiros. Se eu estiver equivocado em algum ponto desde já peço desculpas.

Era bom a época em que meu primo aparecia em casa com seu mega drive e alguns cartuchos dentro da sacola, ficávamos quase o dia inteiro jogando street of rage, samurai shodown e outros títulos. Nunca tive coragem de pedir um para meu pai, essas po%$#@s eram caras na época, e eu também vivia muito bem sem um apesar de gostar bastante. Não faz muito tempo bateu vontade de ter o meu próprio mega drive e lembrar dos velhos tempos de pirralho. Então surgiram várias dúvidas, naturalmente, dentre elas: Qual mega drive eu devo comprar?? Qual o melhor modelo?? Eu posso rodar qualquer jogo??

Fiz diversas pesquisas na internet. Fala-se muito na famosa marca R ao lado do logo da SEGA indicando que esse console não tem a trava TMSS, a trava por região, e que roda tudo, vi inclusive vídeos no youtube, até então não sabia do que se tratava a tal trava e tudo mais, era completamente leigo no assunto. Depois de escolher o modelo e garimpar bastante por um tempo acabei achando o tal mega drive com R, bem conservado e a um preço acessível. Escolhi o modelo japonês, pois era o que o meu primo tinha na época e foi o qual tive contato. (edit: os primeiros modelos da Tectoy e Gênesis também não tinham TMSS. Para mais informações acesse o link: http://www.sega-16.com/forum/showthread ... .&p=161951)

Primeiramente o modelo é questão de gosto. Alguns acham o modelo japonês mais bonito, outros simpatizam mais com o americano, e outros acham lindo o logo da Tectoy. Decidido o modelo há algumas coisas a considerar, o que vou dizer aqui é a respeito do modelo 1, no final eu explico o porquê.
Pelo que sei existem algumas barreiras a serem vencidas:

1- No modelo japonês, apesar de ter um bocal de cartucho mais largo permitindo o encaixe de jogos de outras regiões, existe uma trava física que não permite que o aparelho seja ligado se algum cartucho nacional ou americano estiver no slot;

2- No modelo nacional ou americano o formato do slot para cartucho é diferente e mais “estreito” impossibilitando o encaixe de cartuchos japoneses;

3- A partir de determinado período existe a famosa trava TMSS onde aparece a tela preta com a frase "Procuced by or under license from Sega...”, que não permite que cartuchos e consoles de regiões diferentes funcionem entre si;

4- Existe ainda uma trava por software em alguns cartuchos que não permitem que o jogo funcione em consoles de regiões diferentes.

O modelo japonês leva uma vantagem devido ao seu slot mais largo permitindo o encaixe de cartuchos de outras regiões. Nos modelos americano e nacional é preciso fazer uso de um adaptador no slot do cartucho para poder encaixar jogos japoneses, o que pode se tornar um saco com o passar do tempo (pode-se usar também um acessório chamado mega key como adaptador, mas é uma opção mais cara e eu explico mais adiante). Da pra dar uma raspada nas extremidades do slot para alargar a entrada, mas eu acho isso um crime.

A trava física do modelo japonês pode ser facilmente removida com a retirada de apenas um parafuso, nem precisa tocar na placa mãe ou remover qualquer fio, é só desparafusar em baixo do console, abrir (com cuidado, obviamente) desparafusar retirando a tal trava que se encontra ligada ao botão power e parafusar o console novamente. Pronto, agora você vai conseguir ligar o modelo japonês com qualquer cartucho em seu slot. Dessa forma vencemos a barreira dos itens 1 e 2.

Agora vem a temida trava TMSS do console e a trava por software do cartucho. Para esses dois existem duas opções:

Você pode fazer uso de um acessório chamado mega key que nada mais é do que um adaptador de slot comum com alguns botõezinhos atrás dele. É só encaixar no seu console e depois encaixar o jogo no mega key, dependendo da posição desses botõezinhos os cartuchos e consoles de regiões diferentes passam a conviver em paz e você poderá rodar qualquer jogo em qualquer console. Mas segundo alguns relatos que vi na internet há jogos que não funcionam bem nesse acessório. Ainda não tive a oportunidade de verificar isso, pois o preço é meio salgado. Futuramente pretendo adquirir um exemplar. Acredito que a grande maioria dos jogos funcionem sem problemas, mas não se tem uma lista de qual jogo não funciona nesse treco.

Outra maneira é providenciar o chaveamento do console. Nesse caso é preciso fazer algumas modificações em alguns pontos chaves da placa mãe instalando assim uma chavinha atrás do console. É um procedimento relativamente simples, pode-se tentar fazer em casa ou, se preferir, levar para algum técnico de confiança que execute o procedimento, existem infinitos tutoriais na internet ensinando como fazer. Com a chavinha instalada pode-se escolher qual a região que o console irá funcionar simplesmente selecionando a posição da mesma. Essa é a opção mais segura e barata. Com essa chavinha instalada não existe jogo na galáxia que não funcione no seu velho mega drive. Não importa trava TMSS ou a do cartucho, a paz reinará eternamente entre jogos e console e isso vale também para os demais acessórios. O ÚNICO problema é justamente que o console ficará manipulado e isso não é bem aceito para os mais puritanos que não gostariam de ver seus consoles mexidos, pois preferem imaculados de fábrica. Nesse caso só resta o mega key ou então comprar um modelo japonês e um modelo americano ou nacional usando cada jogo no seu console (é uma opção viável, uma vez que a mesma fonte e cabos funcionam sem problemas entre eles. Compra um completo de um e depois providencia um incompleto do outro). EDIT: Existe também um acessório chamado game genie. Trata-se de um "cartucho" com um encaixe em cima onde será acoplado o cartucho do jogo que se quer jogar. Com os dois já encaixados coloca-se o conjunto no slot do console. Ao ligar o console aparecerá uma tela onde se digita um determinado código que irá desbloquear o jogo permitindo assim utilizar jogos e consoles de regiões diferentes. Uma boa lista pode ser conferida nesse link: https://www.gamefaqs.com/genesis/916377 ... faqs/60595
Na verdade, esse acessório foi feito para inserir cheats ou trapaças nos jogos usando códigos, que hoje em dia se encontra facilmente na Internet. Mas serve perfeitamente para burlar a trava de região usando o código correto. Na própria embalagem do produto diz que funciona com a maioria dos jogos, no que diz respeito a trapaças, pelo menos, que é a sua finalidade. Funciona muito bem e é uma ótima alternativa para manter o seu console puro de fábrica.

CONCLUSÃO

Essa história de que o melhor mega drive é o modelo 1 japonês que tem a marca R ao lado do logo SEGA, pois não tem a trava TMSS e vai rodar qualquer jogo é pura lenda. Não passa de um imenso engano, pois retirando-se a trava física ainda resta a trava por software de alguns jogos, e nesse caso ou terá que usar um mega key, ou então fazer o chaveamento, ou então providenciar um console americano ou nacional, ou então usar um game genie.

NÃO EXISTE UM CONSOLE UNIVERSAL DE FABRICA. A marca R serve APENAS e UNICAMENTE para colecionismo, não servido para mais nada. Eu mesmo tenho um console com a marca R, genuíno japonês, e tenho jogos que não funcionam nele. Aparece uma tela informando que esse jogo só pode ser usado em um mega genesis.

Se sua intenção é ter apenas um console bom e que rode qualquer jogo do universo minha sugestão é:

Escolha o modelo 1, tanto faz japonês, nacional ou americano.

Por quê?

Há relatos de que conforme os novos modelos foram aparecendo (mega drive 2, mega drive 3, mega drive “raio-que-o-parta”) o console sofreu modificações em seu hardware inserindo peças de desempenho menor para baratear o custo. Alguns dizem que é imperceptível, outros dizem que é nítido, eu só tenho o modelo japonês então não posso afirmar nada a respeito, preferi o modelo 1 como já explicado. Se você não dá a mínima pra isso, qualquer modelo que possa usar cartucho é uma boa.

No americano e nacional precisará de um adaptador para usar cartucho japonês por causa do slot (Se você não tem a menor intenção de colocar um jogo japonês em seu acervo ou não pretende adquirir muitos títulos, não faz a menor diferença).

Se você escolheu o modelo 1 fique atento apenas ao tipo de placa mãe que varia de VA0 ao VA7. Segundo li, o VA7 é de desempenho inferior a todos os outros. Ou seja, placa mãe de VA0 a VA6 funciona muito bem, e é fácil de achar, mas só dá pra saber abrindo o console ou se o vendedor mostrar no anuncio, e talvez também usando o número de série do console. Escolhido o seu mega drive providencie o chaveamento.
(Para Mais informaçoes a respeito de placa mãe e outros componentes, bem como o desempenho, acesse esse link: http://www.sega-16.com/forum/showthread ... .&p=161951)

Se bem me lembro, parece que o mega drive 3 é mais difícil de realizar o chaveamento, também não posso afirmar, pois não tenho um mega drive 3. Existe também outras modificações como colocar uma saída S-VIDEO, além de instalar uma saída de áudio estéreo atrás do console (para quem não sabe, a saída de áudio do console é mono). A saída de áudio do fone de ouvido na frente do console é estéreo, existe uma gambiarra em que você pode usar essa saída através de um cabo P2 x 2RCA, é só ligar na TV e se acabar.

PRONTO, com o console em mãos e o chaveamento instalado você já pode dizer de boca cheia que tem o melhor mega drive do planeta, pois ele está apto e preparado para qualquer cartucho já lançado até hoje (edit: pelo menos os lançados pela SEGA) e você pode deitar a cabeça no seu travesseiro sem qualquer remorso. Sem falar que ele também vai aceitar qualquer periférico de qualquer região (para mais detalhes pesquise sobre o periférico que pretende comprar).

É isso, ficou meio grande, mas assim espero ter contribuído para os novos aventureiros que, como eu, decidiram reviver a boa época de pirralho, adquirindo um mega drive de respeito e preparado para qualquer intercorrência.

Abraço a todos
Editado pela última vez por Johnnie Walker em Ter Jan 17, 2017 10:18 am, em um total de 7 vezes.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por DMN_Sonic »

Excelente resumo meu caro, ajuda a sintetizar a ideia do tópico.

A uns dois anos atrás começou essa frescura do TMSS e eu não entendia que raios era isso, pra mim MD é MD e acabou, tirando os refeitos pela Tectoy que modificou feio o console era tudo a mesma coisa e só aí fui entender que se tratava da região... Nossa que babaquice.
E ainda tem jogos que pela ausência do TMSS não pega então nem isso salva o console, o esquema mesmo se não quiser mexer no console é adquirir um Mega Key, que na minha opinião é uma droga, ou um Game Genie e encontrar o código de bypass de região, hoje se acha fácil.

Mas no fim comprar um japa e um americano ou como eu fiz, tem um chaveado e outro não é a melhor opção, pois o modelo 1 nacional é bem barato, ainda mais loose e você o modifica todinho depois é deixa um intocado.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Odin »

Eu cheguei na conclusão que nenhum Mega roda todos os jogos, só não sei se o chaveamento deixa ele compatível com todos... Mas com Mega Key já vi confirmarem que mesmo com ele, os Megas não ficam compatíveis com todos... Quem quer jogar sem se preocupar com região, e não quiser chavear o console, o ideal seria ter dois consoles, um japa e um nacional/americano, e se puder ter, um europeu também, pois tem o lance dos jogos europeus também, mas esse é difícil aparecer jogos europeus por aqui, por isso nem faço questão de ter esse console... Mas quem quiser ter só um Mega e não se importar em chavear o console, o ideal seria ter um japonês, pois a entrada de cartuchos dele é maior, e não precisa de adaptador (Tem um adaptador que só serve para colocar cartuchos japoneses em consoles ocidentais, mas não muda a região), e se o cara for chavear um Mega ocidental e quiser colocar um cartucho japa, vai precisar desse adaptador, ou mutilar a entrada de cartuchos...

O Mega Key já considero carta fora do baralho, ele esta muito caro, se o cara quer jogar um jogo japa em um console ocidental, sai mais barato comprar um Mega japa do que comprar um Mega Key... E ainda economiza umas 100 pratas...
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Corredor X »

Gostei desse menino, o primeiro post dele é um textão falando de hardware :mrgreen:
Johnnie Walker escreveu:O ÚNICO problema é justamente que o console ficará manipulado e isso não é bem aceito para os mais puritanos que não gostariam de ver seus consoles mexidos, pois preferem imaculados de fábrica. Nesse caso só resta o mega key ou então comprar um modelo japonês e um modelo americano ou nacional usando cada jogo no seu console (é uma opção viável, uma vez que a mesma fonte e cabos funcionam sem problemas entre eles. Compra um completo de um e depois providencia um incompleto do outro)
Se o problema do pobre purista for apenas estético em relação à chavinha, existe também a opção de mudar a região via reset com um mod um pouquinho mais complexo mas bem funcional:

[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Cw_7J8arjl8[/BBvideo]

Mas se o cara não quiser nem isso, paciência...
Há relatos de que conforme os novos modelos foram aparecendo (mega drive 2, mega drive 3, mega drive “raio-que-o-parta”) o console sofreu modificações em seu hardware inserindo peças de desempenho menor para baratear o custo. Alguns dizem que é imperceptível, outros dizem que é nítido, eu só tenho o modelo japonês então não posso afirmar nada a respeito, preferi o modelo 1 como já explicado. Se você não dá a mínima pra isso, qualquer modelo que possa usar cartucho é uma boa.
Eu sou do time que vê diferença e fui VÍTIMA DE PRECONCEITO DE UM DOS MEUS MELHORES AMIGOS DAQUI, um duro golpe :cry:
PRONTO, com o console em mãos e o chaveamento instalado você já pode dizer de boca cheia que tem o melhor mega drive do planeta, pois ele está apto e preparado para qualquer cartucho já lançado até hoje e você pode deitar a cabeça no seu travesseiro sem qualquer remorso.
Odin escreveu:Mas quem quiser ter só um Mega e não se importar em chavear o console, o ideal seria ter um japonês, pois a entrada de cartuchos dele é maior, e não precisa de adaptador (Tem um adaptador que só serve para colocar cartuchos japoneses em consoles ocidentais, mas não muda a região), e se o cara for chavear um Mega ocidental e quiser colocar um cartucho japa, vai precisar desse adaptador, ou mutilar a entrada de cartuchos.....
Mais um aqui que acha que um Mega 1 japonês chaveado é o console enviado dos céus por Segata Sanshiro para a jogatina definitiva. No meu, fiz questão de desfazer a transcodificação porca anterior em prol de um cristal NTSC e também refiz o chaveamento, que também não estava lá essas coisas. Além da opção estética, TODO Mega Drive no qual eu joguei quando garoto - repito, TODOS, sem exceção - tinham a chavinha na parte de trás para equilibrar a oferta dos jogos da TT com a tsunami de piratinhas que nos cercava à época. Aquilo é até nostálgico e faz parte da experiência.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Odin »

Corredor X escreveu:Se o problema do pobre purista for apenas estético em relação à chavinha, existe também a opção de mudar a região via reset com um mod um pouquinho mais complexo mas bem funcional:
Não conhecia esse MOD para o Mega, deve ser similar aquele chaveamento por Reset do meu Saturn preto :lol:
Corredor X escreveu:Eu sou do time que vê diferença e fui VÍTIMA DE PRECONCEITO DE UM DOS MEUS MELHORES AMIGOS DAQUI, um duro golpe :cry:
Quem? Eu? Eu só lembro de uma vez ter falado que não gosto de botar MOD AV em consoles RF :oops:

Edit: Lembrei daquele negócio que falei da audição de cachorro, mas eu nem tinha pensado em você quando falei aquilo, me arrependo amargamente de ter dito aquilo :cry:
Corredor X escreveu:Mais um aqui que acha que um Mega 1 japonês chaveado é o console enviado dos céus por Segata Sanshiro para a jogatina definitiva. No meu, fiz questão de desfazer a transcodificação porca anterior em prol de um cristal NTSC e também refiz o chaveamento, que também não estava lá essas coisas. Além da opção estética, TODO Mega Drive no qual eu joguei quando garoto - repito, TODOS, sem exceção - tinham a chavinha na parte de trás para equilibrar a oferta dos jogos da TT com a tsunami de piratinhas que nos cercava à época. Aquilo é até nostálgico e faz parte da experiência.
Pior que todos os Megas que joguei na infância eram nacionais, mas meu Mega favorito é o 1 japonês mesmo :mrgreen:
Editado pela última vez por Odin em Ter Dez 13, 2016 3:47 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

Imagem

Imagem
Johnnie Walker
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 12:44 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Johnnie Walker »

Corredor X escreveu: Se o problema do pobre purista for apenas estético em relação à chavinha, existe também a opção de mudar a região via reset com um mod um pouquinho mais complexo mas bem funcional:

[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Cw_7J8arjl8[/BBvideo]
Simplesmente animal. Ainda não tinha visto esse.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por DMN_Sonic »

Corredor X escreveu:Gostei desse menino, o primeiro post dele é um textão falando de hardware :mrgreen:
Johnnie Walker escreveu:O ÚNICO problema é justamente que o console ficará manipulado e isso não é bem aceito para os mais puritanos que não gostariam de ver seus consoles mexidos, pois preferem imaculados de fábrica. Nesse caso só resta o mega key ou então comprar um modelo japonês e um modelo americano ou nacional usando cada jogo no seu console (é uma opção viável, uma vez que a mesma fonte e cabos funcionam sem problemas entre eles. Compra um completo de um e depois providencia um incompleto do outro)
Se o problema do pobre purista for apenas estético em relação à chavinha, existe também a opção de mudar a região via reset com um mod um pouquinho mais complexo mas bem funcional:

[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Cw_7J8arjl8[/BBvideo]

Mas se o cara não quiser nem isso, paciência...
Há relatos de que conforme os novos modelos foram aparecendo (mega drive 2, mega drive 3, mega drive “raio-que-o-parta”) o console sofreu modificações em seu hardware inserindo peças de desempenho menor para baratear o custo. Alguns dizem que é imperceptível, outros dizem que é nítido, eu só tenho o modelo japonês então não posso afirmar nada a respeito, preferi o modelo 1 como já explicado. Se você não dá a mínima pra isso, qualquer modelo que possa usar cartucho é uma boa.
Eu sou do time que vê diferença e fui VÍTIMA DE PRECONCEITO DE UM DOS MEUS MELHORES AMIGOS DAQUI, um duro golpe :cry:
PRONTO, com o console em mãos e o chaveamento instalado você já pode dizer de boca cheia que tem o melhor mega drive do planeta, pois ele está apto e preparado para qualquer cartucho já lançado até hoje e você pode deitar a cabeça no seu travesseiro sem qualquer remorso.

Odin escreveu:Mas quem quiser ter só um Mega e não se importar em chavear o console, o ideal seria ter um japonês, pois a entrada de cartuchos dele é maior, e não precisa de adaptador (Tem um adaptador que só serve para colocar cartuchos japoneses em consoles ocidentais, mas não muda a região), e se o cara for chavear um Mega ocidental e quiser colocar um cartucho japa, vai precisar desse adaptador, ou mutilar a entrada de cartuchos.....
Mais um aqui que acha que um Mega 1 japonês chaveado é o console enviado dos céus por Segata Sanshiro para a jogatina definitiva. No meu, fiz questão de desfazer a transcodificação porca anterior em prol de um cristal NTSC e também refiz o chaveamento, que também não estava lá essas coisas. Além da opção estética, TODO Mega Drive no qual eu joguei quando garoto - repito, TODOS, sem exceção - tinham a chavinha na parte de trás para equilibrar a oferta dos jogos da TT com a tsunami de piratinhas que nos cercava à época. Aquilo é até nostálgico e faz parte da experiência.
Pois meu caro X Runner, eu me importo muito quando a diferença fica escancarada, vide os Saturns da TecToy com aquela porcaria de transcodificação, você o usa numa TV maior e vê aquelas manchas vermelhas e verdes surgindo nos polígonos, aaffee...

Agora em matéria de Mega Drive, se você pega um nacional, faz o mod de S-VIDEO ou de componente, mete um chaveamento porreta fica lindo demais, nem precisa ser japa.

De fato, a transcodificação da TecToy ferra todo o esquema...



Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Corredor X »

DMN_Sonic escreveu:Pois meu caro X Runner, eu me importo muito quando a diferença fica escancarada, vide os Saturns da TecToy com aquela porcaria de transcodificação, você o usa numa TV maior e vê aquelas manchas vermelhas e verdes surgindo nos polígonos, aaffee... (...) De fato, a transcodificação da TecToy ferra todo o esquema...
Pois é, quando a coisa influi na funcionalidade, aí eu sou o primeiro a dar o grito - por isso a minha não-satisfação com o Mega que está vindo aí. E no quesito transcodificação, nada ganha do que a Playtronic fez com o NES nacional, absolutamente nada.
Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Neto »

Johnnie Walker escreveu: Olá. Sou novo aqui no fórum e gostaria de deixar a minha experiência com relação ao mega drive, até como tentativa e orientar novos aventureiros. Se eu estiver equivocado em algum ponto desde já peço desculpas
....
Abraço a todos
Um livro, porém com muitas informações a serem corrigidas.
Mega Drive sem TMSS existem aos montes da Tec Toy na primeira versão e alguns modelos II do primeiro lote.

O TMSS foi inventado para que jogos não autorizados deixassem de rodar no Mega Drive independente da região. Via software você deve verificar a versão do Hardware independente do idioma e sendo a versão nova gravar no endereço 0x00A14000 a string "SEGA" incluindo a String "SEGA" no Offset 0x0000100 do ROM, uma vez atendido estes parâmetros o jogo é sinalizado como licenciado, caso contrário a execução do programa é suspensa.

A checagem de região é feita pelo software do jogo enquanto que a validação do Sistema de Segurança é feito pelo Software do console.

O Chaveamento por chave não é o suficiente para fazer todos os jogos rodarem caso seu Mega Drive tem o Sistema de Segurança.

Um acessório garantido de funcionar jogos sem o código de inicialização do TMSS é o Game Genie que possui a rotina de inicialização do Sistema de Segurança.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por DMN_Sonic »

Neto é ninja!

A história que o TMSS atrapalha em certos jogos é verídico? Dizem que aqueles games bizarros da Codemasters fazem parte desse bolo.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Neto »

DMN_Sonic escreveu:Neto é ninja!

A história que o TMSS atrapalha em certos jogos é verídico? Dizem que aqueles games bizarros da Codemasters fazem parte desse bolo.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Sim, se você tiver um gravador de EPROM, baixa um dos códigos fontes do meu site, remove a rotina de inicialização do Sistema de Segurança, compila e grava, se tiver ambos os modelos de MD. O modelo com o TMSS não vai inicializar.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Johnnie Walker
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 12:44 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Johnnie Walker »

Neto escreveu:Mega Drive sem TMSS existem aos montes da Tec Toy na primeira versão e alguns modelos II do primeiro lote.
Correto. Os primeiros modelos da Tectoy e Gênesis não possuem TMSS. Citei apenas o console japonês pois é disparado o mais caçado na internet. Uma perda de tempo e muitas vezes de dinheiro.


Neto escreveu:O TMSS foi inventado para que jogos não autorizados deixassem de rodar no Mega Drive independente da região. Via software você deve verificar a versão do Hardware independente do idioma e sendo a versão nova ... uma vez atendido estes parâmetros o jogo é sinalizado como licenciado, caso contrário a execução do programa é suspensa.

A checagem de região é feita pelo software do jogo enquanto que a validação do Sistema de Segurança é feito pelo Software do console.
Isso mesmo. Li isso em algum lugar na internet, mas confesso que passou batido.


DMN_Sonic escreveu:A história que o TMSS atrapalha em certos jogos é verídico? Dizem que aqueles games bizarros da Codemasters fazem parte desse bolo.
Neto escreveu:O Chaveamento por chave não é o suficiente para fazer todos os jogos rodarem caso seu Mega Drive tem o Sistema de Segurança.
Essa informação é nova pra mim, acredito não ter lido isso em nenhum lugar. Realmente não lembrava dos títulos não licenciados, até porque não me recordo de ter jogado ou até mesmo visto um em alguma locadora, loja ou na casa de algum amigo, de forma que desconheço o comportamento desses em relação ao console. Sendo assim o texto se refere apenas aos títulos lançados pela SEGA (que até o momento não vi ninguém reclamando de alguma incompatibilidade quanto ao chaveamento). Mas acredito que jogos não licenciados mais atuais, como Pier Solar, funcionem normalmente sem desespero.
Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Neto »

Johnnie Walker escreveu: Essa informação é nova pra mim, acredito não ter lido isso em nenhum lugar. Realmente não lembrava dos títulos não licenciados, até porque não me recordo de ter jogado ou até mesmo visto um em alguma locadora, loja ou na casa de algum amigo, de forma que desconheço o comportamento desses em relação ao console. Sendo assim o texto se refere apenas aos títulos lançados pela SEGA (que até o momento não vi ninguém reclamando de alguma incompatibilidade quanto ao chaveamento). Mas acredito que jogos não licenciados mais atuais, como Pier Solar, funcionem normalmente sem desespero.
São poucos os jogos que não rodam por causa do TMSS, pois é um sistema tão simples que meia dúzia de ASM no inicio do programa é o suficiente para que seu jogo atue como licenciado e seja liberado a execução.

Se puder da uma pesquisada sobre o caso "SEGA" vs "ACCOLADE" é uma história bem interessante.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
fredlima
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Ago 14, 2017 10:11 am

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por fredlima »

Johnnie Walker escreveu: Ter Dez 13, 2016 1:51 pm Existe também um acessório chamado game genie. Trata-se de um "cartucho" com um encaixe em cima onde será acoplado o cartucho do jogo que se quer jogar. Com os dois já encaixados coloca-se o conjunto no slot do console. Ao ligar o console aparecerá uma tela onde se digita um determinado código que irá desbloquear o jogo permitindo assim utilizar jogos e consoles de regiões diferentes. Uma boa lista pode ser conferida nesse link: https://www.gamefaqs.com/genesis/916377 ... faqs/60595
Na verdade, esse acessório foi feito para inserir cheats ou trapaças nos jogos usando códigos, que hoje em dia se encontra facilmente na Internet. Mas serve perfeitamente para burlar a trava de região usando o código correto. Na própria embalagem do produto diz que funciona com a maioria dos jogos, no que diz respeito a trapaças, pelo menos, que é a sua finalidade. Funciona muito bem e é uma ótima alternativa para manter o seu console puro de fábrica.
Desculpem-me ressuscitar o tópico, queria apenas acrescentar algumas informações que acredito serem pertinentes.

O Game Genie traz uma desvantagem ainda não citada.
Além de você ter que digitar o código para realizar a alteração da região do cartucho para casar com a região de fabricação do seu console toda vez que ligar e desligar o console,
o Game Genie não permite utilizar a opção de salvamento nos cartuchos que a possuem, e até mesmo, em alguns cartuchos, apagar o seu save.

O Mega Key 2 eu ainda não tenho essa informação, se afeta ou não o salvamento, mas dentro de pouco tempo poderei atualizar o tópico com essa informação.

Obrigado a todos pela agregação de conhecimento desse tópico.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Odin »

Pode postar, o Mega é uma caixinha preta de surpresas, talvez você descubra e poste informações novas, que ninguém aqui saiba :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder