Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Odin »

Pessoal, sei que alguém já deve ter perguntado isso por aqui, mas não achei uma postagem parecida, mas só queria perguntar se existe algum Mega Drive, ou clone dele que seja compatível com todos os jogos lançados para ele... Pois com certeza os Megas originais não devem rodar todos os jogos, pois eu achava que o primeiro modelo japonês, aquele modelo sem o TMSS que é considerado o melhor por muitos, era compatível com todos os jogos se fosse chaveado, mas um amigo uma vez fez um teste com o dele (Que provavelmente ele comprou no Japão, já que ele morou lá), e ele me garantiu que alguns jogos não rodaram nele, principalmente uns lançados pela EA... Então cheguei na conclusão que nenhum Mega roda todos os jogos :D

Suspeito que o MegaVision rode todos os jogos, mas não tenho certeza porque nunca tive contato com um... Um jogo bom para fazer esse teste seria o Virtua Racing japonês, que só roda em consoles japoneses e provavelmente não roda em consoles ocidentais mesmo com um Mega Key... Vi dizer também, que tem jogos que só funcionam nos Megas 1 japa, acho que o Darini estava vendendo um cartucho desses uma vez... Mas será que existe um Mega que seja compatível com todos os jogos, de todos os modelos e regiões?
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por DMN_Sonic »

Bem, a princípio, não.

Só de pensar que até o Megavision é chaveado você já deduz que não há algo universal.

Eu nunca botei fé em Mega Key, o que realmente garante maior compatibilidade é o chaveamento.

Então em suma não há nada que faça que um console, sem modificação seja universal. Talvez algum modelo do Mega Drive posterior sirva mas já tira a compatibilidade do Sega CD e periféricos como 32X e Virtua Racing.

Talvez dê pra fazer o mesmo que alguns Saturn tem em ter o region mod segurando o Reset, o princípio é o mesmo, basta adaptar.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Corredor X »

Fiquei curioso com esses jogos da EA que o Mega do seu amigo refugou... Veja depois se ele lembra quais são para a gente testar, eu tenho um Mega japonês/asiático chaveado e com TMSS (embora tenha o som do modelo original) e nunca refugou absolutamente nada que coloquei nele até hoje, inclusive todos os meus jogos americanos da EA e suas carcaças feias :lol: Funciona tão bem que dá até para mudar a região do 10 Super Jogos - que não roda em console japonês - com o jogo já funcionando para orientalizar o Streets Of Rage após a seleção do mesmo. Óbvio que isso não vale para jogos europeus, visto que precisaria de um modzinho a mais, mas também não faz falta.
Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Dav »

O Mega Drive 2 jap que tinha nunca recusou jogo,depois que desbloqueei ele,e entrada de cartucho aceitava todos os formatos,pelo menos os que eu usei rs
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Odin »

Tentei procurar pelo post que o meu amigo fez sobre o Mega dele e não achei, acho que foi até excluído, mas vou ver se encontro ele novamente :-D

Acho que para a gente não ter problemas com jogos de Mega, é melhor a gente ter uns 3 ou 4 modelos diferentes para ter certeza que todos os jogos são compatíveis, para mim só falta ter um europeu :lol:

Eu também não gosto do Mega Key, com o dinheiro dele da para comprar um Mega japa e ser mais feliz :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Neto »

Sobre o Mega Key, eu tenho um cartucho semelhante chamado Magic Key III (paguei R$ 20,00 por ele na época). O chaveamento dele funciona para todas as regiões.

Uma vantagem em relação ao chaveamento fica sobre quando se tem a opção para jogos europeus onde se muda o Mega Drive para 50Hz e como consequência para quem não tem TV com RGB a imagem do jogo fica em preto e branco e para resolver tem que mexer nos cristais do sistema. Jogos que não são otimizados para rodar em 50Hz ficam lentos quando o Mega é chaveado e usando o adaptador não.

Desvantagem, no modo europeu via adaptador jogos que foram desenvolvidos para rodar em 50Hz ficarão um pouco mais rápidos, já que o Mega continuará em 60Hz.

A vantagem de usar o chaveamento fica por conta dos custos, mas para ter todas as regiões possíveis ou você usa o Mega Drive via RGB (RGB puro, RGB convertido para componente) ou você faz alterações na geração da sub portadora de cores para usar o Mega Driver colorido no AV / S-Vídeo para todas as regiões.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Corredor X »

Neto escreveu:Jogos que não são otimizados para rodar em 50Hz ficam lentos quando o Mega é chaveado e usando o adaptador não.
Taí, disso eu não sabia :eek:
Imagem
rafaellgc
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 2:51 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por rafaellgc »

O meu Mega japonês recusou uma rom utilizando o EverDrive MD, mesmo com o MegaKey habilitado...
Se não me falha a memória era Quack Shot, pena que não tenho mais ela, substituí por outra que funciona.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Corredor X »

Mas qual era a origem da ROM? Meu Mega japonês roda o cartucho americano de boa e ainda muda a região, talvez fosse o dump específico (aqueles [a], da vida) que fez dar biziu no everdrive.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Odin »

Quando coloco o Truxtom no meu Mega japa ele muda para seu nome japonês, o Tatsujin que eu me lembre... Mas ainda não testei os outros jogos que tenho para ver se acontece o mesmo, mas provavelmente deve acontecer :D
Imagem

Imagem

Imagem
rafaellgc
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 2:51 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por rafaellgc »

Corredor X escreveu:Mas qual era a origem da ROM? Meu Mega japonês roda o cartucho americano de boa e ainda muda a região, talvez fosse o dump específico (aqueles [a], da vida) que fez dar biziu no everdrive.


Não me recordo qual a rom exata, mas fui tentar verificar com a rom atual em outro Mega que tenho e me surgiu uma dúvida...

Tenho 2 Mega Drives em teoria japoneses, comprei 1 no ML, mas veio tão ferrado que o vendedor mandou outro, ainda pior...

O que eu uso habitualmente nem sai som pelo plug de trás do aparelho, uso um cabo scart que tem um plug para ligar na saída de fone de ouvido frontal, assim pelo menos tenho o som estéreo, ligo esse cabo a um adaptador pra video composto... Não uso o MD que está aparentemente melhor porque o plug de vídeo/som na parte de trás dele é diferente, tem menos furos e o cabo scart não entra.

Esse que eu costumo usar ao deixar o Game Region em World o Quack Shot fica em inglês, já no outro o Quack Shot fica em japonês(Quack Shot Starring Donald Duck (W) (REV01) [!])...

Será que ele não é japonês, apesar da carcaça? Claramente ele foi aberto, visto faltar "parafusos" na parte de baixo, além disso tem a diferença do plug de áudio/vídeo e a questão do idioma.
Ninja
Mensagens: 258
Registrado em: Qui Mar 19, 2009 8:25 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Ninja »

Possuo um Mega Key 2 e o uso em conjunto com o Everdrive MD e digo com propriedade: consigo jogar todos os games de todas as regiões (PAL SECAM. NTSC, PAL, PAL-M) em meu Mega Drive. Não houve, em semanas de testes super cansativos, um jogo sequer que não tenha funcionado com o Mega Key 2.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Odin »

Ninja escreveu:Possuo um Mega Key 2 e o uso em conjunto com o Everdrive MD e digo com propriedade: consigo jogar todos os games de todas as regiões (PAL SECAM. NTSC, PAL, PAL-M) em meu Mega Drive. Não houve, em semanas de testes super cansativos, um jogo sequer que não tenha funcionado com o Mega Key 2.
Ele roda o Pier Solar e Virtua Racing? Esses dias vi uns Everdrive de mais de mil reais no ML, eram dos últimos modelos eu acho, mas o mesmo vendedor tinha uns everdrives comuns por menos da metade do preço, pelo preço desses everdrive mais caros acho que devem rodar qualquer jogo de Mega também, senão não justifica o preço :shock:
Imagem

Imagem

Imagem
Ninja
Mensagens: 258
Registrado em: Qui Mar 19, 2009 8:25 pm

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Ninja »

Odin, Pier Solar roda (tenho a rom no SD card). Com relação ao Virtua Racing que usa um coprocessador matemático gráfico (o lendário Sega Virtua Processor) que trabalha em conjunto com o MC68000 da Motorola, é o único cartucho de toda a gigantesca biblioteca que não funciona em nenhum flash cart até o momento.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Existe um Mega Drive compatível com todos os jogos?

Mensagem por Odin »

Ninja escreveu:Odin, Pier Solar roda (tenho a rom no SD card). Com relação ao Virtua Racing que usa um coprocessador matemático gráfico (o lendário Sega Virtua Processor) que trabalha em conjunto com o MC68000 da Motorola, é o único cartucho de toda a gigantesca biblioteca que não funciona em nenhum flash cart até o momento.
Putz, então pelo menos o Pier Solar roda, esse jogo é quase impossível emular até no PC, só consegui rodar ele no Wii por acaso, o VR é complicado mesmo, só tendo o cartucho original ou rodar no PC, eu consegui rodar ele testando no Wii, mas ele ficou meio lento, ficou 90% da velocidade, menos mal que tenho o cartucho japa :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder