Dúvida sobre labels do Master System

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por dwerneck »

Olá, a algum tempo tenho notado que estão aparecendo pequenos rasgadinhos na dobra dos labels de vários cartuchos loose do master. São pequenos pontos rasgados, mas que estão expondo a parte branca do papel e sendo que a meses atrás eles não estavam assim. Até um cartucho que sempre fica na capa de plástico e que raramente uso está assim também.
Alguém saberia me dizer se isso acontece mesmo, devido a idade dos cartuchos ou se pode ser ocasionado pelo fato de os cartuchos esbarrarem um no outro durante o manuseio? Obrigado.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por Corredor X »

Isso parece efeito da combinação idade e manuseio mesmo. A etiqueta tende a soltar com o tempo em alguns casos, dependendo de temperatura até umidade, e pode ter ficado mais frágil nessa dobra, facilitando o aparecimento dessas marcas ao menor impacto.
Imagem
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por dwerneck »

Ainda sobre esse assunto, continuam aparecendo mais rasgadinhos nos labels dos cartuchos, inclusive em cartuchos que até então estavam com a label sem avarias. Isso está mais aparente em cartuchos que estão guardados em uma caixa de papelão bem fechada. Será que tem algo a ver? Teria alguma maneira mais recomendada de guardar os cartuchos, em caixa de papelão grosso, papelão fino, plástico ou simplesmente deixá-los fora de qualquer recipiente?
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por Corredor X »

Bicho, agora eu fiquei curioso... Tem como colocar algumas fotos pra gente?

Eu particularmente guardo em caixas plásticas, visto que tendem a resguardar melhor os cartuchos do ambiente... Preciso terminar de colocar tudo em sacos de polipropileno também, nunca acho tempo para isso...
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por Vectorman »

Meus cartuchos looses estão todos nus e pegando poeira! Preciso arrumar uma solução boa, bonita e barata pra isso...
Imagem
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por dwerneck »

Vou providenciar algumas fotos. Comparando alguns cartuchos agora e como eles estavam quando comprei (coisa de alguns meses a pouco mais de um ano atrás) nota-se que tem alguma coisa errada, ainda mais porque raramente uso eles.
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por dwerneck »

Coloquei uma foto para mostrar o que tá acontecendo.

http://i952.photobucket.com/albums/ae10 ... fv9to9.jpg

Quando comprei esses jogos eles estavam com o label sem avarias na dobra. Apenas o Golden Axe tinha alguns locais na dobra em que a película plástica estava descascando. Mas em pouco tempo a película começou a descascar mais ainda ao longo da dobra e começaram a aparecer os rasgadinhos no label. Isso em pouco mais de um ano. Os outros jogos também, em pouco tempo, começaram a descascar a película em um ou mais pontos da dobra ou aparecer os rasgadinhos na dobra. O G-Loc estava com o label sem nenhuma avaria e ficou muito tempo na caixa plástica. Quando coloquei ele na caixa de papelão, onde guardo muitos cartuchos, ele já estava com um ponto na dobra em que a película estava descascando. Meses depois ele já estava com vários pontos onde a película descascou e o label já está começando a rasgar também.
Quero chegar a conclusão se isso é devido ao tempo, à idade dos cartuchos ou se tem algo que está acelerando esse processo ou mesmo ocasionando ele, como o local ou o modo em que eles estão guardados ou o próprio ambiente. Eu guardo eles enfileirados dentro de caixas de papelão que ficam dentro de um pequeno guarda-roupa e uso muito pouco.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por Jair »

Curioso isso, já vi acontecer mas achei que fosse devido a manipulação.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por Corredor X »

Bota curioso nisso... Como estão os contatos deles? Você tem o costume de limpá-los sempre ou tem alguns que você não mexe tem tempo? Porque eu tô achando que isso pode ter a ver com umidade, teoricamente ela pode estar afetando a label e deve estar se manifestando nos contatos também. Eu já vi um efeito parecido com isso em gibis antigos...
Imagem
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por dwerneck »

Eu limpo eles apenas uma vez, quando eu acabo de comprar. Limpo os contatos com borracha e passo álcool isopropílico e o cartucho em si eu limpo com um pano úmido, apenas na parte externa, inclusive o label. Eu passo o pano bem de leve, apenas para retirar alguma oleosidade. Os contatos estão normais, sem oxidações. Os cartuchos ficam juntos dentro de caixas de papelão, um encostado no outro. Ficam lá por meses, alguns mais outros menos, vez ou outra pego alguns para jogar. Durante o manuseio acabam esbarrando um nos outros. Esse pode ser um motivo, não sei ao certo.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por Corredor X »

Descontado umidade e temperatura, que devem ser os piores vilões da conservação, deve sobrar o fator contato mesmo. Mas é estranho por você não mexer neles tanto... A película no local próximo aos pontinhos começa a descolar também?
Imagem
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por dwerneck »

Sim, na maioria dos casos a película começa a descascar em um ponto e depois o label também começa a rasgar nesse ponto. Em outros casos, depois que eu noto, o label já estava rasgado em algum ou alguns pontos, sem motivo aparente.
Realmente quando retiro e depois recoloco os cartuchos no lugar, os choques mecânicos são inevitáveis, principalmente na hora de recolocar no lugar.
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por dwerneck »

Vou passar a guardar os cartuchos dentro de saquinhos plásticos, assim ficam mais protegidos. Vou fazer um teste, quem sabe resolve o problema.
GuiLobato
Mensagens: 665
Registrado em: Dom Fev 15, 2015 7:11 pm
Localização: São Paulo

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por GuiLobato »

dwerneck escreveu:Vou passar a guardar os cartuchos dentro de saquinhos plásticos, assim ficam mais protegidos. Vou fazer um teste, quem sabe resolve o problema.
Eu faço isso, uso saquinhos tipo ziplock, são resistentes e tem o fechamento perfeito, comprei uma dezena deles na internet por 5 reais.

O bom seria que mesmo nas caixas que vc guarda eles ficariam "isolados" uns dos outros e quando abrisse a caixa não pegariam umidade também.

É uma alternativa barata até mesmo para testar.

abraços
dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Re: Dúvida sobre labels do Master System

Mensagem por dwerneck »

Realmente é uma ótima alternativa. Vou fazer um teste com os saquinhos, mas deixarei os cartuchos fora da caixa por enquanto. Vou tentar empilhá-los para ocupar menos espaço. Como estarão dentro dos saquinhos, não haverá contato entre eles.
Responder