Game Gear com defeito...

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

sonicrazy
Mensagens: 67
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 6:27 pm

Game Gear com defeito...

Mensagem por sonicrazy »

Eu tenho um game gear e ele tinha uma fonte que era 110V mas minha região é 220V e dia desses um certo alguém aqui resolveu ligar ele e não colocou a fonte no transformador e bem... A fonte pipocou e subiu um fumação e o game gear agora tá ligando porém a tela só fica branca constantemente... a:cry:a

Será que tem como consertar o mesmo??? Vi uns tópicos pela net dizendo que em geral o game gear dá problema nos capacitores e até ensinando a trocar e tal mas não sei se nesse caso seria esse o problema... Se alguém souber de alguma coisa que pode ser feita eu agradeço...
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear com defeito...

Mensagem por Corredor X »

Possivelmente, é só trocar os capacitores da fonte (os da plaquinha separada, mais acima) mesmo, caso não tenha estourado mais algum.
Imagem
sonicrazy
Mensagens: 67
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 6:27 pm

Re: Game Gear com defeito...

Mensagem por sonicrazy »

Olhando a foto aí abaixo, no caso a placa que vc menciona é aquela aonde fica o botão vermelho do power? Onde na foto está acima da entrada para cartucho certo? Aproveitando eu tava dando uma pesquisada aqui na net sobre a troca dos capacitores para ver de qual tipo vou precisar e vi em um post que aquela peça escrito high voltage como já sugere pode dar choque. Tem alguma forma de descarregar ela ou eu posso trocar tudo só tomando cuidado para não pegar alí? Que precaução devo tomar?


Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear com defeito...

Mensagem por Corredor X »

Isso, essa placa mesmo, o detalhe é que os tutoriais da net geralmente se referem às outras, pois são relativas aos problemas de vídeo. E não se preocupe com o high voltage, com ele fora da tomada e não abrindo ali não vai dar galho, é mais perigoso quebrar a lâmpada até.
Imagem
sonicrazy
Mensagens: 67
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 6:27 pm

Re: Game Gear com defeito...

Mensagem por sonicrazy »

Pois então... Andei fazendo uns testes no game gear esses dias... (E passei muita raiva até conseguir tirar o parafuso diferente com uma caneta bic...)

Já que vc estava com a suspeita de que pudesse ser os capacitores da fonte resolvi trocar a placa da fonte de um outro game gear aqui que está com um problema na tela e continuou não resolvendo ou seja o problema não foram os capacitores da fonte e tb testei a placa da fonte no game gear que está com problema na tela e ele ligou normalmente exceto pelo problema da tela que ele já tinha mesmo...

Mas tb descobri outra coisa... O cartucho que estava no game gear quando deu a pane na fonte tb foi danificado e ele não estava funcionando... Quando testei com outro cartucho que está funcionando acontece o seguinte, as vezes o console liga fica uns dois segundos e desliga novamente (esse sintoma é pouco comum) mas o que geralmente acontece é que ele liga e aparece aquela tela produced by sega e tal do início mas logo depois dela não acontece mais nada... A tela fica preta ou azul mas não entra no jogo... As vezes quando a tela fica azul ou preta tb dá um som de bip mas bem raramente...

Será que isso tb poderia ter algo a ver com os capacitores???

Aproveitando o tópico... O outro game gear que tenho com problema a tela dele quando ligo só aparece o jogo em uma pequena faixa vertical no canto direito e o resto da tela, uns 75% dela, fica preta... Futucando pela net alguma solução para meu game gear vi o pessoal fazendo um procedimento com ferro de solda e passando ele perto do cabo flat do LCD e um game gear que tava com várias linhas pretas na tela voltava a funcionar com a tela sem listras pretas... Será que isso resolveria o problema da parte preta do LCD do meu outro game gear???
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear com defeito...

Mensagem por Corredor X »

Ambos os problemas são geralmente relacionados a capacitores. No caso das linhas, pode ser um problema físico do flat (já consertei um Game Boy assim), mas existem muitos relatos de que a troca de capacitores resolva isso também.
Imagem
sonicrazy
Mensagens: 67
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 6:27 pm

Re: Game Gear com defeito...

Mensagem por sonicrazy »

Esses dias tava vendo em umas lojas on-line os capacitores para trocar pq em minha cidade não achei todos que iria precisar mas eis que um amigo meu chega aqui em casa e no meio da conversa falei do game gear... Ele pediu para dar uma olhada e coloquei umas pilhas para mostrar a ele e o maldito simplesmente funcionou... o.0

Mas a fitinha que estava nele quando deu o pipoco realmente foi para o saco... Era uma Puyo Puyo 2...

Pelo menos a troca de capacitores vai ficar adiada agora... ^^ Não entendi nada... o.0

Aproveitando o tópico me bateu mais uma dúvida... Esse Game Gear que supostamente estava com problemas eu não tenho absoluta certeza mas acredito ser um modelo japonês e o outro que tenho com problema na tela é um da tec toy... Eu tenho duas fontes originais... (Agora só uma :P ) e eu já tinha percebido que os pinos dela são diferentes... O plug do modelo tectoy é um pouco mais fino e uma não encaixa no outro game gear... O que só agora reparei é que a do modelo tectoy é 10V e 0,8 A e a do outro game gear (que acho ser japonês) é 9V e 1,2 A... Eu tinha pensado em já que uma fonte queimou ligar os dois fios em uma só, mas vendo isso acho que não dará muito certo... :(

O que eu gostaria de saber é se o game gear gear tem essa tolerância de 9V para 10V... Pq o modelo tectoy marca que a tensão dele é 9V mas a fonte da própria tectoy é 10V e se ele tb tem essa tolerância quanto a amperagem... De 0,8 para 1,2 ou se os dois modelos realmente tem amperagens diferentes... Pq eu vou ver se aqui em minha cidade eu acho uma fonte bivolt 9V e 1,2A como a a que queimou mas acho meio difícil eu achar exatamente com essas especificações...
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Game Gear com defeito...

Mensagem por DMN_Sonic »

Simples amigo, nem esquenta a cabeça, Game Gear é o mesmo em todo lugar do mundo, assim como o ega Drive, usa a mesma fonte, se você notar a fonte mesmo que é usada no Game Gear é a mesma do 32X, só aqui no Brasil fizeram uma fonte "personalizada" que não passa de uma fonte de Mega Drive 1 e 2 e Sega CD com pino diferente. Pode usar numa boa cara.

E guarda bem este Game Gear pois ele é o primeiro modelo, quando você liga aparece "licensed by or under license of sega" ? Se sim este é o mais chato de achar, até hoje eu procuro um mas só acho o que vai direto pro jogo ( e olha que já tive seis, tenho um destes mas sem tela -_-*)
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
sonicrazy
Mensagens: 67
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 6:27 pm

Re: Game Gear com defeito...

Mensagem por sonicrazy »

DMN_Sonic escreveu: E guarda bem este Game Gear pois ele é o primeiro modelo, quando você liga aparece "licensed by or under license of sega" ? Se sim este é o mais chato de achar, até hoje eu procuro um mas só acho o que vai direto pro jogo ( e olha que já tive seis, tenho um destes mas sem tela -_-*)
Isso eu não sabia pois eu tenho dois game gears, um da tec toy que está com problema na tela, uns 70% da tela está negra, só o canto direito da tela que funciona e esse que eu pensei que tivesse queimado mas está funcionando ainda, mas esse não é da tectoy. Só que ambos aparecem o "produced by or under license from Sega enterprises". Eu achava que essa mensagem tinha em todos os game gear pois os dois que possuo aparecem essa mensagem antes do jogo.

Quanto a fonte eu dei uma futucada pela net e descobri que a corrente da fonte só não pode ser menor que a do aparelho mas maior pode pois o aparelho vai puxar somente a corrente que multiplicado pela tensão irá dar a potência do mesmo. Inclusive pelo que andei pesquisando é até melhor vc ter uma fonte que tem um pouco mais de amperes para ela não ficar funcionando a 100% constante. O essencial é que tenha a mesma tensão, no caso os 9 volts. Aí eu fui numa loja de eletrônicos aqui e comprei uma fonte bivolt (Para não correr mais o risco de colocar na tensão errada... :lol: ) e nela marca que a corrente vai de 0~2 amperes. então tá com folga para o game gear.
Responder