Qual a diferença entre os 2 consoles?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

mgolivei
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 26, 2017 4:12 pm

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por mgolivei »

Pessoal preciso de uma ajuda. Tenho um mega drive II da TECTOY (anos 80) e gostaria de comprar um controle original. Consegui esses dois das fotos, só que não consegui descobrir qual é o original desta versão. Eles possuem diferenças nas letras (diferenças de tamanho) tanto na escrita no topo do controle quanto dos botões. Também o cabo é diferente, um tem um relevo de um lado e o outro não. E finalmente a gravaçao do nome tectoy. Um é em relevo e o outro um adesivo.

Coloquei as fotos para ficar mais fácil. Em todas as fotos mantive a ordem do controle da direita e da esquerda:
Anexos
IMG_5332.JPG
IMG_5331.JPG
IMG_5330.JPG
IMG_5329.JPG
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por Odin »

Bem vindo, você chegou no lugar certo para descobrir isso, com certeza alguém aqui deva saber.

A Tectoy lançou diversas revisões desses controles, infeliznente não tenho nenhum dela para conferir, só tenho um do Genesis II e outro do Mega japa, mas acredito que o modelo do adesivo atrás seja de algum Mega III, e o de baixo provavelmente do II, existe mais um modelo dos antigos que conheço, que esse eu tive alguns, que não tinha gravado Sega em relevo no plug, e esses com certeza são do primeiro modelo. Eu não conhecia esse modelo que só tinha escrito Sega em relevo só em um lado, mais uma vez fui pego de surpresa por algo relacionado a Tectoy :shock:
Imagem

Imagem

Imagem
mgolivei
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 26, 2017 4:12 pm

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por mgolivei »

Obrigado pela resposta. Realmente a indústria Brasileira naquela época não tinha muito controle de qualidade e confiabilidade. Iam mudando de fornecedor conforme encontravam melhores propostas...
Avatar do usuário
PhoenixL
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 10, 2017 12:41 pm

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por PhoenixL »

O controle com o adesivo atrás é de um Mega Drive I, a primeira versão do controle nacional, com a fonte das letras (A) (B) (C) menores, bem como o logo 'SEGA' ligeiramente menor e o texto 'MEGA DRIVE CONTROL PAD' também em tamanho menor. Este controle também possui o adesivo com o endereço antigo da Tec Toy (Rua Ramos Ferreira). Nos MD I nacionais das 'levas' posteriores o adesivo possuia o endereço novo(Estrada Torquato Tapajós). Este controle possui também o logo da SEGA em alto relevo no plug, o que foi suprimido posteriormente(A paritr dos controles do MD III / Não sei ao certo se houveram controles do MD II sem o SEGA em alto relevo nos plugs)

O controle sem o adesivo é ou de um Mega Drive II ou de um MD III. A partir do Mega Drive II a Tec Toy passou a utilizar os textos em alto relevo na parte de baixo do console, substituindo os adesivos. Assim sendo isso pode ter ocorrido também com o controle a partir daí.
Só não tenho certeza se o aumento da fonte das letras impressas no controle [ (A) (B) (C) / SEGA / MEGA DRIVE CONTROL PAD ] foi implementada a partir do MDII ou só no MDIII. Existe uma caixa de MD II que possui a foto de um controle nesse estilo na frente.
Imagem

(Editado) A diferença entre os controles de MD II e MD III pode estar, aparentemente, apenas no estilo do plug e 'passa fio'(Aquela borracha rígida que impede a 'quebra' do fio pela movimentação constante, próxima à carcaça do controle, que no MD II era similar à dos controle do MD I e mudou nos controles do MD III) e na fonte do texto em alto relevo na parte de trás do controle.

P.S.: Na minha coleção possuo:

Mega Drive I TEC TOY('Da primeira leva' com o endereço antigo nos adesivos do console e controle e com a fonte quadrada da tectoy, similar à do MS ainda sem o nome do Mega Drive)
Mega Drive II TEC TOY (Ainda com a saída EXT, VA6)
Mega Drive III TEC TOY(VA0, Fonte Externa e Caixa Vermelha e Preta)
Mega Drive III TEC TOY(Fonte Interna, porém da 'primeira versão', ainda 'com todos os chips do MDIII fonte externa')

Com exceção do MD III fonte interna, todos os outros foram adquiridos dos seus 'primeiros donos', nunca abertos(Tanto os consoles quanto os controles, ainda com o lacre/'cola' de fábrica em um dos parafusos).
Sendo assim eu sei que os acessórios e consoles são o 'kit original', ou seja, foi o que veio na caixa quando novo...
...porém, o MD II não veio com o controle... então não posso afirmar com certeza qual vinha com ele originalmente.

Para ter certeza, só aguardando alguém que tenha comprado o MDII na época e ainda o tenha e possa nos informar qual o modelo correto de controle que vinha na caixa, já que... se foi adquirido de revendedores... não há como garantir que não pegaram um controle 'qualquer' para colocar na caixa.

a:placamd:a
Editado pela última vez por PhoenixL em Seg Nov 06, 2017 12:23 am, em um total de 5 vezes.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por Odin »

Belas informações PhoenixL, eu pensava que era totalmente ao contrário, mas no meu caso eu não tinha certeza, eu sempre pensei que esses controles com plug escrito Sega em relevo fossem do Mega III, desde que comecei a colecionar em 2000 :lol:

Pior que tive vários controles sem estar escrito Sega em relevo, e para mim esses sempre foram os piores, nunca peguei um funcionando, o único controle de 3 botões da Tectoy que peguei funcionando foi um de um vizinho, e ele dizia Sega em relevo dos dois lados do plug, no fim não consegui negociar com o dono e nunca mais peguei em um desses funcionando, só os meus dois, um japonês e outro Genesis... Eu acho que esses em relevo provavelmente devem ser placas ou controles inteiros importados dos EUA e lançados aqui como se fosse da Tectoy.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
PhoenixL
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 10, 2017 12:41 pm

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por PhoenixL »

Poisé Odin, é possível...
...Talvez a primeira leva(MD I) utilizasse a forma do plug japonês/americano(importado como vc mencionou) e nos seguintes(MD II talvez/MD III com certeza) a TEC TOY fabricou aqui e eliminou o logo da SEGA no plug.
No controle de MDIII que eu tenho, no lugar do logo da SEGA existe um retângulo liso em alto relevo e no outro lado um mapa do Brasil bem pequeno em relevo.

Igual ao desta foto
Imagem

Existe a possibilidade(mas aqui estou chutando) que no controle do MDII a TEC TOY usou o padrão do 'novo plug' do Genesis e depois retornou ao padrão anterior só que desta vez sem o logo SEGA para os MDIII.

Achei aqui uma foto de um controle igual ao do MDIII porém com o plug 'do Genesis', igual ao postado pelo mgolivei, levantando a possibilidade deste ser o modelo(ou um dos) que vinha nos MD II.
Imagem


O estilo do plug dos controles do Genesis mudou com o tempo...

Controle do Genesis primeira versão com plug igual ao Japonês e Brasileiro(MD I)
Imagem

Controle do Genesis segunda versão, sem a pintura vermelha nos botões e outras modificações e com o plug novo.
Imagem

a:-?a a:-?a São tantas versões... a:-?a a:-?a

Uma referência, porém não dá pra ver os plugs
https://www.consolevariations.com/sega/ ... ariations/
Editado pela última vez por PhoenixL em Seg Nov 06, 2017 12:30 am, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por Odin »

Pois é, um dia vamos enlouquecer com tantas versões :lol:

Tem um pessoal aqui no fórum, e meio que me incluo nessa, que tentamos descobrir novas versões e revisões de consoles, nós fazemos listas até sobre isso, tentamos catalogar tudo, mas toda hora aparece algo novo, eu mesmo queria listar os cartuchos multi jogos da Dynacom, e fiz um blog para postar clones de vários consoles, mas toda hora aparece alguma coisa que nem fazia ideia que existia, e as vezes isso dá um nó na cabeça da gente :D

Uma vez alguém aqui me disse, acho que foi o Neto, que alguns modelos do Mega da Tectoy, a maioria deles, eram fabricados nos EUA, só a partir de alguns modelos do III que a Tectoy passou a produzir tudo aqui mesmo, acho que antes ela só montava os consoles aqui, ai muita coisa talvez nem tenha sido fabricado no Brasil, inclusive os controles.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
PhoenixL
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jul 10, 2017 12:41 pm

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por PhoenixL »

Verdade, no fundo a graça de colecionar é exatamente essa, pesquisar os detalhes e descobrir coisas novas.
Estou chegando agora por aqui, vindo para aprender um pouco com vocês...
Falando nestas variações e 'versões', há um tempo eu estou pra criar um tópico apontando as diferenças 'estéticas' entre a carcaça do MD II(Exclusivo TEC TOY / 'Molde' feito aqui no BR) e do MD I... São bem mais do que simplesmente a adição do "II" após o nome Mega Drive. São detalhes e podem passar despercebidos... mas estão lá e são uns quantos. Até não sei se alguém já não fez isso, caso não, quando eu tiver um tempo e paciência para tirar as fotos e editar lado a lado, quem sabe eu faça.
Editado pela última vez por PhoenixL em Seg Nov 06, 2017 12:37 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Qual a diferença entre os 2 consoles?

Mensagem por Odin »

PhoenixL escreveu: Ter Out 31, 2017 11:37 pm Verdade, no fundo a graça de colecionar é exatamente essa, pesquisar os detalhes e descobrir coisas novas.
Há um tempo eu estou pra criar um tópico apontando as diferenças 'estéticas' entre a carcaça do MD II(Exclusivo TEC TOY / Forma feita aqui no BR) e do MD I... São bem mais do que simplesmente a adição do "II" após o nome Mega Drive. São detalhes, e podem passar despercebidos, mas estão lá e são uns quantos. Até não sei se alguém já não fez isso, caso não, quando eu tiver um tempo e paciência para tirar as fotos e editar lado a lado, quem sabe eu faça.
Que eu lembre ninguém criou um tópico parecido sobre isso, seria interessante se um dia você postar, eu mesmo como nunca tive um Mega II da Tectoy fico curioso em ver esses detalhes :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder