Game Gear versao videogame de mesa

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Dav »

Gostei do site e da ligaçao do GG na TV funciona bem pena aparentar ser bem dificil fazer
Parabens ao cara
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por DMN_Sonic »

Olá pessoal, sai que este tópico é velho, mas como eu vi meu nome aí eu fiquei até emocionado em ter tido algum destaque com essa joça do Game Gear, quem tiver interessado posso ajudar a respeito disso, apesar de fato não manjar nada de eletrônica, eu sei como funfa o mod no aparelho. estarei ao dispor para ajudar.

A, e quem quiser ver, vai aí um video dele funcionando : http://www.youtube.com/watch?v=Zg__dXFYqYk

Valeu
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Corredor X »

Olá, seja bem-vindo a:placagg:a

Seu trabalho ali foi fantástico, parabéns por ele. Algo que me ocorreu é que você usou um GG estropiado para fazer esse mod, não? E você pega os sinais de vídeo e áudio meio que direto do chip, sem passar pelo circuito que vai para a tela e o som, correto? Nesse caso, qualquer GG com os capacitores ferrados funcionaria para esse fim? Confesso que fiquei interessado em tentar consolizar um também, depois do vídeo.

Ah, e me tira uma dúvida: é impressão minha ou aquele disquete na gaveta é Knightmare? <oldmrgreen>
Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Dav »

Bem Vindo DMN Sonic o/
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Odin »

Achei interessante esse projeto feito na carcaça do master III, será que é fácil de fazer? E será que da para fazer algo parecido com um GB, GBC ou GBA? <oldmrgreen>
Imagem

Imagem

Imagem
sonicrazy
Mensagens: 67
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 6:27 pm

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por sonicrazy »

Alan escreveu:
milesprower escreveu:Quanto GG tu tem ai?
Tenho 3 funcionando (jp com led mod, usa e tectoy) e 3 com defeito (os 3 ja arranquei a tela fora, sao casos perdidos, a nao ser que conseguisse fazer a saida rgb ao menos...)
Amigo tem como vc me passar as peças que vc usou para fazer esse led mod??? Eu vi uns vídeos no youtube ensinando a fazer mas lá não especifica que tipo de resistor e demais peças foram usadas...
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por DMN_Sonic »

Corredor X escreveu:Olá, seja bem-vindo a:placagg:a

Seu trabalho ali foi fantástico, parabéns por ele. Algo que me ocorreu é que você usou um GG estropiado para fazer esse mod, não? E você pega os sinais de vídeo e áudio meio que direto do chip, sem passar pelo circuito que vai para a tela e o som, correto? Nesse caso, qualquer GG com os capacitores ferrados funcionaria para esse fim? Confesso que fiquei interessado em tentar consolizar um também, depois do vídeo.

Ah, e me tira uma dúvida: é impressão minha ou aquele disquete na gaveta é Knightmare? <oldmrgreen>
Bem, vamos lá, primeiro o disquete, ali é do tempo que minha coleção era muito grande, e fiz um disquete para meu MSX com Knightmare pra poder jogar, mas infelizmente é passado...

O Game Gear ele tem os sinais divididos e misturados e por isso ele não consegue de fato transmitir cor nenhuma a não ser pelo 74HCs que são usados no mod, pois eles pegam sinal por sinal que sai do ASIC (os dois grandes chips no aparelho) e começa o trabalho de dividir para achar as cores, ou seja, o game gear não tem menhum sinal NTSC ou PAL como muitos pensam, é um sinal próprio.

O som eu peguei direto do fio que vai pra placa de controle do som, pois é o sinal puro e assim compatível com a entrada da televisão, se fosse pegar da placa ele poderia ser fraco/forte demais causando interferência ou mesmo ficando deveras desagradável.

Este game gear que usei ainda está com os capacitores originais, não trocados, eu tinha outro que tinha feito e estava já com os capacitores trocados, acredito que ainda seja necessário eles pra funfar, o que você pode fazer é ligar o mod mais simples, o da imagem preto-e-branco e ver se de fato sem os capacitores se ele funfa já que é fácil e muito barato fazer ele.

E sim, não é necessário a tela lcd ligada no aparelho, pois eu já vi mods na internet que os caras arrancam a tela e colocam outra no lugar e pega numa boa. Veja este video como exemplo : http://www.youtube.com/watch?v=w23g1syB7FU

(só uma observação, ele só roda jogo de Master System, por isso a tela está cheia, se rodar um game de Game Gear ele vai ficar bem pequenininha... e o cara se gabando do mod...)

Ele utilizou uma placa que é vendida na internet para esta conversão(GG para TV), mas é cara pacas.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por DMN_Sonic »

Odin escreveu:Achei interessante esse projeto feito na carcaça do master III, será que é fácil de fazer? E será que da para fazer algo parecido com um GB, GBC ou GBA? <oldmrgreen>
Fácil, não, Eu só fiz pois na época eu tinha quatro Master Systems e este era um vítima de várias experiências minhas, daí eu roubei a carcaça dele e montei, mas a adaptação não foi nada fácil, tive que primeiro cortar a boca aonde vai o cartucho, adaptar parte dela para encaixar o cart de GG e depois fixar o Game Gear com cola quente na carcaça superior para que não ficasse mexendo. Aí na parte de baixo vai o transformador de imagem, cabos para ligação do controle e o resto.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Corredor X »

DMN_Sonic escreveu:Este game gear que usei ainda está com os capacitores originais, não trocados, eu tinha outro que tinha feito e estava já com os capacitores trocados, acredito que ainda seja necessário eles pra funfar, o que você pode fazer é ligar o mod mais simples, o da imagem preto-e-branco e ver se de fato sem os capacitores se ele funfa já que é fácil e muito barato fazer ele.

(...)

Ele utilizou uma placa que é vendida na internet para esta conversão(GG para TV), mas é cara pacas.
Hum, saquei... Eu fiquei na dúvida porque o seu mod parecia pular o processo todo, ao contrário justamente do mod do sujeito que faz a tal placa (o viletim, que me deu uma ajuda bruta quando fiz o mod s-video do Master), que diz ser essencial ele estar funcionando completamente. Achei que o dele simplesmente se aproveitava do circuito já existente... Mas valeu o esclarecimento <oldmrgreen>
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por DMN_Sonic »

Uma coisa que deve se atentar é que eu fiz a conversão do sinal RGB resultante dos 74HCs com um conversor de Playstation 2 de imagem, e que de fato pode ter ocorrido a tal diferença de cores como vocês podem ver no video, neste meu o verde ficou extremamente fraco, aparece mas muit pouco, revisei de cabo a rabo o meu projeto e está tudo ok, então acredito que seja a rgb box mesmo.

Caso forem fazer fiquem de olho nisso.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Dav »

Pessoal queria tirar uma duvida sobre o s-video no Master System 3
ele tem o mesmo problema que no Mega Drive? de gerar linhas em algumas cores?
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Corredor X »

milesprower escreveu:Pessoal queria tirar uma duvida sobre o s-video no Master System 3
ele tem o mesmo problema que no Mega Drive? de gerar linhas em algumas cores?
Exatamente o mesmo problema, pelo menos no caso dos consoles cujo chip é o CXA1145P (eu nunca modifiquei os modelos posteriores que tem um chip diferente, se não me engano o MB3514). Pelo que eu descobri pesquisando, isso deve ter a ver com com o fato dele ser PAL-M, porque todo mundo que reportou esse problema na net tem um console não-NTSC. Sinceramente, eu não sei se dá em todo console (pode variar pela TV também), mas comigo elas apareceram em todos que mexi. Mas dá para resolver isso numa boa, basta usar um potenciômetro/trimmer/trimpot destes:

Imagem

Pega um desses de 1K, ajuste para 485 ohms (com ajuda de um multímetro ou na base do olho até ficar bom) ou algo próximo disso e coloque no lugar do capacitor do chroma no mod (as pernas 1 e 2 deles você junta e coloca na saída do vídeo e liga a 3 no transistor NPN). As linhas praticamente somem, se não sumirem realmente por completo. Um cara do SMSPower achou essa solução, eu testei e funcionou de boa.

Um detalhe interessante: eu tive o mesmo problema com essas linhas no RGB tanto do Master quanto do Mega. No entanto, elas somem se for usado o sync puro vindo do chip, ao invés do vídeo composto comumente usado nesse circuito. No Mega, o troço chega a ser tão feio (é uma falha de hardware da SEGA) que eu tive que desabilitar totalmente o composto dele, cortando fora a perna do chip para não interferência no sinal.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por DMN_Sonic »

Alguém aqui já conseguiu converter o RGB para outra saída na unha? Usando um CX1645 ou CX 1145 da S**y ou o AD725??? Se sim, alguém poderia me passar o esquema de ligar pois eu gostaria de tenter fazer um puro no meu GGTV.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Dav »

Obrigado Corredor X pela dica <oldmrgreen>
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear versao videogame de mesa

Mensagem por Corredor X »

DMN_Sonic escreveu:Alguém aqui já conseguiu converter o RGB para outra saída na unha? Usando um CX1645 ou CX 1145 da S**y ou o AD725??? Se sim, alguém poderia me passar o esquema de ligar pois eu gostaria de tenter fazer um puro no meu GGTV.
Eu nunca fiz (e nem saberia como, para falar a verdade), porque no meu caso vai tudo ser convertido externamente para componente e tá beleza. Mas uma coisa que me lembrei agora é que o Mega japonês tem um acessório "semi-oficial", um conversor externo, que pegava o sinal RGB da saída dele e transformava em s-video, de repente você acha o esquema dele por aí.
Imagem
Responder