Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Edi (FZ2D)
Mensagens: 413
Registrado em: Ter Set 01, 2009 7:29 pm
Localização: São Paulo, Zona Leste
Contato:

Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Edi (FZ2D) »

Pessoal, estou postando esse tópico pois finalemente consegui fazer uma cópia de Lunar: The Silver Star que funcionasse.
Eu ja joguei até entrar na primeira dungeon do jogo. Sinceramente. O que esse jogo tem que causou um alarde tão grande na época e um carinho tão grande com o público até hoje?
Lembro me que quando joguei Shining Force II, Phantasy Star II e Landstalker pela primeira vez, fiquei boquiaberto e muito entusiasmado com o jogo. Em Lunar sinceramente fiquei um pouco decepcionado, pois ele não me causou uma primeira impressão de impacto.
Na realidade, achei que o jogo foi superestimado por todos. Vou continuar a jogatina com Lunar e ver se minha opinião muda.
E ai pessoal. O que vocês acham. Será que estou equivocado?
Duas paixões: A SEGA e a Yamaha!!!!
www.bikepics.com/members/edifz2d/

Entre no meu blog e confira meus reviews!!!Imagem
Você gosta de emulação???Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Dav »

Numca fui chegado em Lunar mas quem gosta de RPG lembra dele
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Corredor X »

Eu sou meio suspeito pra falar, porque sou descaradamente fã dos dois Lunar originais, desses que xingam muito no twitter quando não conseguem a pulserinha para entrar no evento. O primeiro tem uma história bruta para a época, cheia de reviravoltas e WTFs em geral, sendo que o enredo deste é a base para o segundo - as citações despencam em cachoeiras, gosto dessa continuidade. A jogabilidade é boa (o esquema de batalha é fantástico, dá para evitar ataques de alguns inimigos reposicionando o grupo), os gráficos e filminhos são ótimos, a música é memorável, tem itens colecionáveis, um humor fino... As versões de PSX são mais refinadas, com muita coisa extra, mas as originais são impecáveis por si só. Fosse você, Edi, eu dava mais uma chance ao jogo <oldmrgreen>
Imagem
Edi (FZ2D)
Mensagens: 413
Registrado em: Ter Set 01, 2009 7:29 pm
Localização: São Paulo, Zona Leste
Contato:

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Edi (FZ2D) »

Corredor X escreveu:Eu sou meio suspeito pra falar, porque sou descaradamente fã dos dois Lunar originais, desses que xingam muito no twitter quando não conseguem a pulserinha para entrar no evento. O primeiro tem uma história bruta para a época, cheia de reviravoltas e WTFs em geral, sendo que o enredo deste é a base para o segundo - as citações despencam em cachoeiras, gosto dessa continuidade. A jogabilidade é boa (o esquema de batalha é fantástico, dá para evitar ataques de alguns inimigos reposicionando o grupo), os gráficos e filminhos são ótimos, a música é memorável, tem itens colecionáveis, um humor fino... As versões de PSX são mais refinadas, com muita coisa extra, mas as originais são impecáveis por si só. Fosse você, Edi, eu dava mais uma chance ao jogo <oldmrgreen>
O sis tema de batalhas é pobre, os gráficos são horríveis, a musica e até legalzinha mas os efeitos sonoros são um nojo :(
Sei que o jogo é bem antiguinho. Um cara do Sega-16 falou que PS 4, FF 6 e CT mudaram os jogos de RPG e não deveria levá-los em consideração, mas se formos olhar Ys Book I & II do PC-Engine, vemos um jogo realmente impressionante, e ele é de 1989. :wink:
Duas paixões: A SEGA e a Yamaha!!!!
www.bikepics.com/members/edifz2d/

Entre no meu blog e confira meus reviews!!!Imagem
Você gosta de emulação???Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Corredor X »

Para você ver como são as coisas, como gosto é algo relativo pacas... Um sistema de batalha pobre, para mim, é justamente o de Ys. Por mais que eu adore o jogo/série, a idéia de um combate que envolva cutucar o adversário estilão Fatal Labyrinth é estranha pacas.

E eu acho que Ys de PC-Engine, embora tenha sido inovador para época por provavelmente ser o primeiro RPG em CD, não entra nessas listas de groundbreaking justamente por não ser um jogo original e sim um remake dos dois primeiros, que empalidecem em comparação à vários contemporâneos, de Zelda à Phantasy Star. Ele pode ser lindo, mas não teve o mesmo efeito do trio clássico que citou.
Imagem
Edi (FZ2D)
Mensagens: 413
Registrado em: Ter Set 01, 2009 7:29 pm
Localização: São Paulo, Zona Leste
Contato:

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Edi (FZ2D) »

Ys não tem sistema de batalha. Ys é um RPG/Ação.
Não contesto que Lunar tenha um boa trama. Disso não há dúvidas, mas a um nível geral se falando de RPGs, os elementos que citei acima são abaixo da média. Os de Ys estão acima, principalmente no quesito sonoro.
Ys me deu um sentimento de jogar mais e mais até chegar no final. Lunar não conseguiu me causar essa sensação.
Shining in the Darkness me proporcionou isso.
Me fale dos pontos que me atrairia em Lunar sem levar em consideração a sua paixão pela série. Se você ja leu minhas matérias sabe que sou bem ecletico quando se trata de jogos. :roll:
Duas paixões: A SEGA e a Yamaha!!!!
www.bikepics.com/members/edifz2d/

Entre no meu blog e confira meus reviews!!!Imagem
Você gosta de emulação???Imagem
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Agrobel »

Hehehe....
Eu tive os mesmos problemas. Primeiro não consegui fazer uma cópia funcional. O Giga me enviou uma cópia feita por ele e, infelizmente, também não funcionou. O jeito foi conhecer o jogo através de emulação, pois as mesmas cópias funcionam no Gens, que para mim é suficientemente perfeito como emulador de Mega Drive e Sega CD.

Mas há outro, digamos, pequeno detalhe: RPGs não são muito atrativos para mim. Tenho vários aqui, mas simplesmente só consegui me interessar de verdade pelo Phantasy Star do Master System. Ys eu joguei muito pouco, em emulador, tenho outros aqui, originais, como Zeldas e Final Fantasys, mas não consigo imergir, como aconteceu com Phantasy Star e outros jogos não exatamente RPGs, como Castlevania - Symphony of the Night e Shadow of the Colossus, que como citou o Edi, te PUXAM pra dentro do jogo...

Mas ainda tenho esperança de desenvolver esse gosto por RPGs e conseguir curtir de verdade essas anunciadas maravilhas. Bem aventurados (literalmente) aqueles que possuem tal gosto/habilidade.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Glaucos Snake
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:36 pm

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Glaucos Snake »

Eu terminei o Silver Star num emulador de Mega (sega CD).
Achei o jogo excelente. Ótimas músicas e muita simplicidade. Ultimamente eu não peço muito mais do que isso (apesar de eu ter jogado há alguns anos).
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Gigacom »

Eu tambem tive meus problemas na hora de gravar o Lunar, mas o que joguei do jogo adorei! Os gráficos, som, historia e tudo mais... é muito bacana! Pena que ainda joguei muito pouco, não saí do inicio, mas o pouco que vi gostei.

Acho que seria o caso de jogar mais um pouco o Lunar Edi... vai por mim, se tanta gente fala que ele é bom, há de se dar ouvidos.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Edi (FZ2D)
Mensagens: 413
Registrado em: Ter Set 01, 2009 7:29 pm
Localização: São Paulo, Zona Leste
Contato:

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Edi (FZ2D) »

Gigacom escreveu:Eu tambem tive meus problemas na hora de gravar o Lunar, mas o que joguei do jogo adorei! Os gráficos, som, historia e tudo mais... é muito bacana! Pena que ainda joguei muito pouco, não saí do inicio, mas o pouco que vi gostei.

Acho que seria o caso de jogar mais um pouco o Lunar Edi... vai por mim, se tanta gente fala que ele é bom, há de se dar ouvidos.
Claro. Por isso abri o tópico, mas cá entre nós os gráficos são muito ruins. Tem menos cores que os jogos de Mega mano :x
Duas paixões: A SEGA e a Yamaha!!!!
www.bikepics.com/members/edifz2d/

Entre no meu blog e confira meus reviews!!!Imagem
Você gosta de emulação???Imagem
Hyper Knuckles
Mensagens: 46
Registrado em: Sáb Jan 05, 2008 8:39 pm
Contato:

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Hyper Knuckles »

Este é um jogo que ainda pretendo jogar. Sempre me recomendaram como um dos melhores jogos do Sega CD. Acho que cheguei a baixar a ISO. O duro é sobrar um tempinho para jogar.
Edi (FZ2D)
Mensagens: 413
Registrado em: Ter Set 01, 2009 7:29 pm
Localização: São Paulo, Zona Leste
Contato:

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Edi (FZ2D) »

Hyper Knuckles escreveu:Este é um jogo que ainda pretendo jogar. Sempre me recomendaram como um dos melhores jogos do Sega CD. Acho que cheguei a baixar a ISO. O duro é sobrar um tempinho para jogar.
Você vai jogar no emulador ou no Sega CD, por que se for jogar no Sega Cd esqueça. Essa sua ISO não vai funcionar <oldmrgreen>
Duas paixões: A SEGA e a Yamaha!!!!
www.bikepics.com/members/edifz2d/

Entre no meu blog e confira meus reviews!!!Imagem
Você gosta de emulação???Imagem
Hyper Knuckles
Mensagens: 46
Registrado em: Sáb Jan 05, 2008 8:39 pm
Contato:

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Hyper Knuckles »

Ah é? Não sabia disso. Eu usei um programinha para usar a ISO japonesa do Sonic CD no meu Genesis CDX. Qual o problema? O tamanho do arquivo que gera? Já vi alguns jogos antigos gerarem 1 ou 2 KB a mais que a capacidade de um CD-R normal e aí só com overburning, que nem sempre dá certo (pra falar a verdade, nunca consegui gravar corretamente com overburning, hehe).
Edi (FZ2D)
Mensagens: 413
Registrado em: Ter Set 01, 2009 7:29 pm
Localização: São Paulo, Zona Leste
Contato:

Re: Primeiras impressões com Lunar: The Silver Star

Mensagem por Edi (FZ2D) »

Hyper Knuckles escreveu:Ah é? Não sabia disso. Eu usei um programinha para usar a ISO japonesa do Sonic CD no meu Genesis CDX. Qual o problema? O tamanho do arquivo que gera? Já vi alguns jogos antigos gerarem 1 ou 2 KB a mais que a capacidade de um CD-R normal e aí só com overburning, que nem sempre dá certo (pra falar a verdade, nunca consegui gravar corretamente com overburning, hehe).
Lunar tem uma cópia de proteção. Quando você faz um Dump BIN+CUE ou ISO+CUE+WAV, os arquivos de música acabam ficando com 2 segundos a mais antecedentes a música.
Quando você grava o jogo para utilizar no Sega CD, assim que passa a tela da Working Designs, o console entra em um loop infinito localizando aquela música (exatamente a faixa da primera FMV) e não saida tela preta.
Por que acontece isso? Por que as informações do disco procuram uma faixa com determinado tempo e localização, mas ela está com dois segundos a mais.

Lunar so funciona quando se é feita a cópia direta de um disco original, o quando a ISO gerada nunca foi ripada. Eu tenho a imagem com formato Clone CD que funciona perfeitamente quando gravada, porém, a partir do momento que alguém tentar mudar o formato dela, a ISO ja era e só funcionara em emuladores.

Os emuladores são programados para corrigir esses erros e fazer a leitura da imagem estando de qualquer jeito, o que não acontece em um console real, pois isso seria uma proteção contra cópia na época :shock:
Duas paixões: A SEGA e a Yamaha!!!!
www.bikepics.com/members/edifz2d/

Entre no meu blog e confira meus reviews!!!Imagem
Você gosta de emulação???Imagem
Responder