MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Mensagem por darini »

Peguemos a série Mortal Kombat para Mega Drive. Vemos, no decorrer dos lançamentos, uma superioridade técnica do MK3. Mas vamos ver item por item:

- MK1: gráficos razoáveis, música ok, vozes terríveis: roucas e poucas.
- MK2: gráficos melhores que no MK1, música ok, vozes mais nítidas, porém ainda em pouca quantidade.
- MK3: perfeição gráfica (podemos chamar assim, não? Creio que esse jogo extraiu todo o poder do mega), música ok, todas as vozes, incluindo as "frases de efeito" ("Don't make me laugh" etc).

Lembramos que cada jogo tem, respectivamente, os tamanhos: 16mb, 24mb e 32mb. Sendo assim, pergunto:

- Por que não fizeram os jogos anteriores ao 3º com maior capacidade de memória? Dessa forma, a qualidade visual / sonora seria beneficiada.
- Yu Yu Hakusho tem 16 megas e vozes "até o talo". Memória do jogo é desculpa para a falta de itens? O programador, se for um cabra arretado, consegue tirar leite de pedra?

P.S.: Não citei o Ultimate MK aqui porque... ah, sei lá por quê. :)

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Mensagem por Corredor X »

Pode ter sido pressa em lançar os jogos, aproveitando o sucesso e a polêmica da versão arcade... Ao invés de retocarem mais o jogo, correram com ele antes que a modinha passasse. Mas não se esqueça, Darini, só as versões anteriores ao 3 de Mega tem coisas como, respectivamente, sangue e... FERGALITY! :lol:
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relax

Mensagem por Jair »

Vejamos:
- Por que não fizeram os jogos anteriores ao 3º com maior capacidade de memória? Dessa forma, a qualidade visual / sonora seria beneficiada.
Custo com certeza influenciou. No caso do primeiro jogo ainda tinha a pressa de lançar logo devido ao boom do jogo.
- Yu Yu Hakusho tem 16 megas e vozes "até o talo". Memória do jogo é desculpa para a falta de itens? O programador, se for um cabra arretado, consegue tirar leite de pedra?
Não compare a Treasure com a Aklaim, Midway, Probe, sei lá quem fez o port para os consoles :P

Aquele port do MK pro Mega ficou muito porco, isso é claro quando jogamos as outras versões.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relax

Mensagem por darini »

Jair escreveu:
- Yu Yu Hakusho tem 16 megas e vozes "até o talo". Memória do jogo é desculpa para a falta de itens? O programador, se for um cabra arretado, consegue tirar leite de pedra?
Não compare a Treasure com a Aklaim, Midway, Probe, sei lá quem fez o port para os consoles :P
Er... acho que foram as TRÊS! hehehe... É a tal história: cachorro com muito dono morre de fome.
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Mensagem por Jair »

E os MK do SMS/GG? :P O primeiro até que é bom heim!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Mensagem por geraldofigueras »

Quem desenvolveu as versões da Sega foi a Probe. A mesma de... Alien 3?

PD curtindo a versão de SMS/GG? Nem de graça!!
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Mensagem por Jair »

Ah, o mk1 não ficou tãaaoo ruim assim :P pra quem tava na ânsia de jogar :P
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Capitão Crunch
Mensagens: 29
Registrado em: Sex Nov 02, 2007 12:47 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Capitão Crunch »

Jair escreveu:Ah, o mk1 não ficou tãaaoo ruim assim :P pra quem tava na ânsia de jogar :P
Eu estava e jogava no Master System. Fazia o comando de pulo, daí eu tomar banho, bater um lanche esperto e ele ainda estava no ar.

Sobre Mk2 de Mega: joguei bagaraio! Nem me importava com gráfico, som, limitações do console e talz, o que eu queria era jogar. E joguei!

8 bits e 16 bits, época áurea das locadoras. Chegava sábado cedão pra garantir uma boa escolha. E sempre tinha um fpd que chegava mais cedo que você.
Crunch-a-Tize Me, Cap'n!
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Mensagem por Gigacom »

Eu sempre me perguntei a mesma coisa. As versões do SNES eram mais bem feitas, tinham mais itens na tela, graficos melhores, movimentação melhor... e principalmente som melhor. Preciso pesquisar, mas me parece que as roms do SNES de MK são maiores, o que daria mais espaço pra encher o jogo.
Os MK do Mega sempre gostei bastante. O 1 com o sangue, o dois e os gráficos bacaninhas, e o 3 hard core, porém todos estes estão anos luz do acabamento e do trato que as versões SNES receberam.
Tambem tenho que pesquisar, mas os MKs de Mega sempre sairam depois dos MKs de SNES... então, realmente fico na duvida sobre qual realmente era o motivo das coisas no Mega não sairem tão bem quanto no Ni***ndo... aliás, muito jogo que deu no Mega e SNES, o do SNES saia primeiro e muito mais bonito que no Mega.. :? Pode haver alguma coisa aí envolvendo a quantidade de memoria disponivel no console, mas, Sonic 1, Castle of Ilusion, Comix Zone, Street of Rage 2 e outros mostram que limite de memoria no Mega não era impedimento para a produção de jogos graficamente competentes, e sonoramente excelentes :D
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Mensagem por Rodrigo Justi »

Gigacom escreveu:Eu sempre me perguntei a mesma coisa. As versões do SNES eram mais bem feitas, tinham mais itens na tela, graficos melhores, movimentação melhor... e principalmente som melhor. Preciso pesquisar, mas me parece que as roms do SNES de MK são maiores, o que daria mais espaço pra encher o jogo.
Os MK do Mega sempre gostei bastante. O 1 com o sangue, o dois e os gráficos bacaninhas, e o 3 hard core, porém todos estes estão anos luz do acabamento e do trato que as versões SNES receberam.
Tambem tenho que pesquisar, mas os MKs de Mega sempre sairam depois dos MKs de SNES... então, realmente fico na duvida sobre qual realmente era o motivo das coisas no Mega não sairem tão bem quanto no Ni***ndo... aliás, muito jogo que deu no Mega e SNES, o do SNES saia primeiro e muito mais bonito que no Mega.. :? Pode haver alguma coisa aí envolvendo a quantidade de memoria disponivel no console, mas, Sonic 1, Castle of Ilusion, Comix Zone, Street of Rage 2 e outros mostram que limite de memoria no Mega não era impedimento para a produção de jogos graficamente competentes, e sonoramente excelentes :D
Grandes coisas jogar MK de Snes e não ver o quesito principal entrar no ar: sangue!
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Mensagem por Vectorman »

Não gosto de MKs de SNES... São bobinhos, o gráfico não me atrai e a jogabilidade é inferior...

(Nenhum controle supera o do mega e o de Saturn para se jogar um jogo de luta... Digo isso por que sou viciado em jogos de luta :P )
Imagem
ejayscbr
Mensagens: 221
Registrado em: Qua Jan 07, 2009 10:26 am

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Mensagem por ejayscbr »

Chuto, como já tocaram no assunto, acho que seria pelo custo, as memórias de maior capacidade na época eram bem mais caras, temos que comparar o ano e o valor da memória de cada ano em que o MK foi lançado...
Fotos da minha coleção em :

http://picasaweb.google.com.br/ejayscbr
puguinha
Mensagens: 914
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 4:17 am
Localização: São Paulo - SP

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Mensagem por puguinha »

também aposto que foi o custo do jogo e também a pressa em concorrer com o SNES. Mas o MK3 da um fatality nos outros MK do mega
Ralph Baer, David Rosen, Ferdinand Porsche, Michael Jackson
Meus Jogos

na briga entre Mega Drive e Super Ni***ndo, o SNES é o 1° amarelar
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Mensagem por Agrobel »

Não esqueçamos que os jogos de Snes sempre foram mais caros que os similares de Mega...

Giga, acho que pra aproveitar muito bem os recursos do Mega é necessário mais tempo e trabalho, já que a paleta de cores simultâneas do Mega era de 64 cores, enquanto no Snes era de 256 cores. Certamente isso dificultava um pouco as coisas.

Mas é aquele negócio: qualidade gráfica não é tudo que faz um jogo ser bom.... Eu gostava mais do MK 1 do Mega do que do MK 1 do Snes, mesmo tendo menos cores e menos sons digitalizados.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: MKs de Mega Drive - falta de capacidade técnica ou relaxo?

Mensagem por darini »

Pelo menos no caso dos MKs, acho que os de Snes não foram lançados assim tãããããão antes.

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Responder