Phantasy Star recuperado

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Phantasy Star recuperado

Mensagem por Agrobel »

É, senhores, a história de hoje tem um final feliz (mais feliz ainda para alguns).
Semana passada comprei um Phantasy Star de Master System que, segundo o anúncio, não estava mais salvando.
O cartucho chegou na terça-feira, mas só o peguei ontem, porque aqui no meu condomínio as encomendas ficam na administração que, por sua vez, fecha às 17h.
A idéia original era pegar esse Phantasy Star para trocar a parte plástica de um Phantasy Star que comprei em janeiro, mas que está com a carcaça plástica traseira trincada, e o label um pouquinho feio.
Quando peguei o cartucho, logo percebi que tinha um barulho interno, dependendo de como e com que intensidade se manuseava.
A primeira providência, como em todo cartucho que compro, foi limpar os contatos com álcool isopropílico, sem abrir o cartucho, claro, usando um cotonete. Quando coloquei no Master System III, Sonic teve que dar uma licencinha. Pegou de primeira.
Legal, o cartucho está em bom estado. Agora vamos ver se o problema, de repente, não é com o Master System do vendedor. Alis conversa com toda a população de Camineet, se intromete na casa dos outros, vai à igreja rezar para que tudo dê certo e parte para a luta.
Depois de alguns combates, algum dinheiro angariado e um level up, salvamos o jogo normalmente. Só pra não deixar a coisa incompleta, continuamos a lutar mais um pouco e salvamos outra vez. O arquivo estava lá. A esperança também.

Imagem

Ok, hora de fazer a prova. Desliguei o console e liguei novamente. Opção "continua"...

Imagem

Lá vem Nero contar a história novamente. Oh-oh... parece que não há mais arquivo. Que pena...

Imagem

Não há outra solução, a não ser violar o cartucho (se bem que não notei o lacre). Mas é por uma boa causa.
O visual da carcaça era razoável. Opa! um pouco de zinabe na parte de trás do circuito. Não acho que houvesse problema causado por isso ainda, já que tinha pouco zinabe, mas não era nada agradável ver aquilo. Um banho de isopropílico, com o auxílio do cotonete e de sua haste, deixaria tudo muito bonito de se ver, novamente.

Imagem

Parte da frente. Ah.... lá está a tal bateria, que alguns parecem acreditar que é nela que ficam as informações de save. Ah.... olha lá quanto espaço entre o pólo negativo e seu contato.... É ela que vibra quando se balança o cartucho.... Hmmm... interessante. Parece que o problema é simples de resolver.

Imagem

Imagem

Imagem

Hmm... S**y CR 2032. Tenho uma dessas guardada para a memória do Saturn, e para a memória da BIOS de algumas placas mãe aqui em casa... poderia servir aqui. Mas.... se ela está SEM contato, ela deve estar MENOS descarregada que as baterias dos Phantasy Stars que circulam por aí salvando normalmente...
O contato do pólo negativo estava bem achatado junto à placa. Um estilete conseguiu puxar a chapinha com facilidade. Parece que normalmente essa chapinha seria soldada à bateria, mas não vou arriscar mexer com solda aqui. Uma solução bem mais simples era viável, já que a outra chapinha estava bem presa ao pólo positivo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Usando-me da Física dos materiais, decidi tornar a chapa do contado do pólo negativo uma mola. Assim, apenas por pressão, o contato seria mantido. A carcaça dianteira do cartucho garantiria que a bateria não se afastasse da placa o suficiente para desfazer o contato do pólo negativo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vamos lá, Sonic, dá uma licencinha agora (eu deixei o jogo rolando na fase 3, das cachoeiras. Estava com saudade do cenário e sua música.. Bem que Sonic estranhou ficar parado ali. Pela cara, não gostou muito).

Imagem

Imagem

Alis entra em cena denovo, e sai invadindo a casa de todo mundo em Camineet outra vez, se aproveitando da amnésia do sistema Algol até para ganhar todos os presentes mais uma vez... Na igreja, ela reza novamente para que tudo dê certo.

Imagem
Como ele sabia?

Jogo salvo, vamos à luta! Depois de massacrar alguns fracos e roubar-lhes suas poucas mesetas (não sei para quê os monstros têm mesetas. Eles não podem ir às lojas...), novo save. O arquivo estava lá, claro. Bom, momento de ver se o tratamento curou a amnésia de todo o sistema de Algol. Desliga - Liga - Continua....

Imagem

Imagem
Está lá!!!! Legal!!! Hehe, agora o esforço de Alis não será mais em vão!!

Diante do funcionamento normal do cartucho, o conserto do outro (troca da carcaça) ficou adiado para quando eu achar um cujo circuito realmente não tenha mais salvação e, de preferência, tenha o mesmo tipo de carcaça traseira, o que não era o caso desse que consertei.

Bom, pelo menos um final foi feliz, para o sistema Algol.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Avatar do usuário
mokona666
Mensagens: 1637
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 6:32 pm
Localização: Pallet town (Leme-SP)
Contato:

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por mokona666 »

ten nada+ feliz que recuperar sauves de jogos lembro ate hj do meu quest pra recuperar salva do cartucho finalfantasy 2(4 no japa) de snes
por imcrivel que parese tanto phantasy star 1 quanto 4 vieram com a pilha solta oke fas pensar sera que asoldagem da sera era+ fraca ? e axo ke e por isso ke aquele phantasty star 4 estava ou seja salvem as fitas com baterias que podem ser recuperadas xD
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Gigacom »

Grande Agro :D Adorei a historinha! De fato, é muito bom quando a gente consegue consertar as coisas. Ruim mesmo é só quando acontesse algum desastre... :roll: mas no seu caso, uma solução super simples deu cabo do problema :D
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Corredor X »

BOA, AGRO! :mrgreen: O melhor jogo da história volta à vida! Estou orgulhoso de você, gafanhoto!
Imagem
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por ReBirFh »

Bom trabalho Agro!
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Agrobel »

Valeu, Galera!

O final foi feliz pra mim também.. hehe. Agora vamos ver se tenho paciência para terminar o jogo em si. Afinal, nunca tive... Da primeira vez, estava rolando a Guerra do Golfo, e meu pai não abria mão da única TV da casa, até que terminou o final de semana e o cartucho foi devolvido para a locadora (apesar disso deve ter sido a vez que cheguei mais longe.. hehe). Depois disso, só por emulação, em 2004, até comprar o cartucho que ia consertar, em janeiro desse ano. Bom, emulação, sabe como é... normalmente não levamos nada a sério... hehehe. Eis uma vantagem do retrogaming (em consoles reais, claro)! Apesar do cartucho de janeiro estar funcionando e salvando normalmente, desanimei ao fazer um teste em um adaptador não original para Mega, da Dynacom, e ter meu save perdido (no adaptador da TEC TOY, funciona e salva normalmente).

Agora, finalmente em férias, a jornada reinicia! Só que não lembro nada, onde estão as coisas ou os personagens, os labirintos, cidades... nada. Não lembro nem onde guardei os mapas que fiz em janeiro ou fevereiro. Estou começando do zero outra vez. Torçamos para que dessa vez dê certo! Hehe.

Mestre!! Quem sabe um dia eu alcance o nível de quem termina R-Type do SMS na raça, no console! Hehe..
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Avatar do usuário
mokona666
Mensagens: 1637
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 6:32 pm
Localização: Pallet town (Leme-SP)
Contato:

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por mokona666 »

boa sorte ae zera phantasty foi uma das maiores felicidades gamer ke ja tive + realmente sem mapa aquilo e tenso
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Agrobel »

É, Mokona, eu acho que também vou ficar muito contente..hehe

Estou começando tudo denovo, e estou fazendo os mapas outra vez. Mas dessa vez também estou anotando as "dicas" que os personagens dizem, e desenhando mapas dos planetas também, primeiro com base nas informações que os personagens passam. Afinal, minha memória já não é a mesma da época da guerra do golfo... hehe
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Bruno Camargos
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Nov 16, 2010 12:47 am

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Bruno Camargos »

Phantasy Star é um sonho que ainda não consegui zerar. Pos isso baixei a versão BR para jogar através do Meka, mas não estou conseguindo salvador o jogo depois que saio/desligo o Meka/Micro/Notbook. Será que alguém poderia me ajudar?
Agradeço muito pela atenção!
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Zillion »

Parabéns Agrobel, é muito gratificante consertar algo e se tratando de Master System é uma satisfação!

Zillion
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Dav »

Bom Conserto <oldmrgreen>
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Gigacom »

Bruno Camargos escreveu:Phantasy Star é um sonho que ainda não consegui zerar. Pos isso baixei a versão BR para jogar através do Meka, mas não estou conseguindo salvador o jogo depois que saio/desligo o Meka/Micro/Notbook. Será que alguém poderia me ajudar?
Agradeço muito pela atenção!
Já tentou usar o Dega ou o Fusion?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Jair »

Caramba o cara andou subindo vários tópicos antigos!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por darini »

Essa música do Sonic também me dá certas lembranças...

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Phantasy Star recuperado

Mensagem por Corredor X »

Bruno Camargos escreveu:Phantasy Star é um sonho que ainda não consegui zerar. Pos isso baixei a versão BR para jogar através do Meka, mas não estou conseguindo salvador o jogo depois que saio/desligo o Meka/Micro/Notbook. Será que alguém poderia me ajudar?
Agradeço muito pela atenção!
Se o save normal (o do jogo mesmo), pode ser porque os diretórios de onde ficam os saves está errado nas configurações do MEKA. Qualquer coisa, tente usar savestate no lugar.
Imagem
Responder