Análise do MD Play

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Red Arremer
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Análise do MD Play

Mensagem por Red Arremer » Qui Nov 19, 2009 8:47 pm

MD Play, o Mega Drive de bolso da Tectoy.

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Em meio a lançamentos que causam desânimo nos jogadores mais sérios, dessa vez a Tectoy acertou, pelo menos em vários aspectos.
MD Play pode não alcançar as espectativas dos jogadores mais puritanos, já que há tempos o hardware do Mega Drive original deixou de estar presente nas inúmeras e mais variadas versões do console, e em seu lugar, uma emulação que por muitas vezes põe em dúvida a qualidade dos seus jogos.
Vamos agora conhecer os prós e contras desse pequeno aparelho que vem despertando o interesse de muitos jogadores das antigas e entusiastas dos jogos dos anos 80 e 90.

Emulação gráfica

De um modo geral, faz bem o seu papel. Na maioria dos jogos, não há falhas gráficas. Alguns poucos jogos apresentam pequenos bugs gráficos, que não chegam a estragar a jogatina, mas podem incomodar os mais exigentes. Panorama Cotton é um exemplo, apresenta falhas nos menus. Virtua Racing, como era de se esperar, nem mesmo funcionou. Já jogos que exigentes como Golden Axe III, Alien Soldier e Streets of Rage 3 funcionaram sem problemas.

Alien Soldier em ação
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Emulação do som

A parte controversa da história. Para os fãs mais árduos e aficcionados no 16 bits da Sega, nota-se um diferença e/ou uma falta de um detalhe aqui e acolá em grande dos jogos. Na maioria dos jogos testados, a diferença é sutil, não chega a atrapalhar, mas por outro lado alguns poucos ficam com o som diferente, lembrando o Master System. Devemos ainda lembrar que o som do aparelho é mono.
De um modo geral, não atrapalha a diversão (a menos que você seja um exigente puritano).

Design e pegada do pequeno portátil

Levando-se em conta do sua versão européia (Gopher), não saberia dizer se o design é da Tectoy, mas uma coisa é certa: Fizeram um ótimo trabalho. A combinação das duas cores (preto e laranja) ficou muito boa.
A pegada do aparelho, à despeito da disposição dos botões em posição tranversal um pouco duvidosa, pode-se dizer que é muito boa e eficiente. O direcional, pequeno, também se saiu muito bem nos mais variados jogos. Jogando Super Street Fighter com o Zangief, tirei a prova de ouro: Os pilões saem com muita, muita facilidade.
O start/pause se localiza acima do botão Z, ficando muito prático para acioná-lo. O botão do menu está muito bem colocado acima do direcional. É bom ressaltar que os botões 'menu' e 'start/pause' são botões baixos e de clique, evitando um acionamento indesejado.
Controle de volume, saída AV, entrada de SD Card e USB se localizam na parte de cima, como mostra a imagem abaixo:

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Botão do power on/off e entrada para fones de ouvido, na parte inferior:

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Muito leve e fino, e com um design bonito,

O pequeno (e eficiente) direcional redondo e o botão 'menu'
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Os 6 botões e 'start/pause'
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Vista geral da pegada
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SD Card, saída para TV e autonomia da bateria

O suporte ao SD Card é o grande e indiscutível trunfo do aparelho.
Por ele é possível jogar praticamente toda biblioteca do Mega Drive! Se fosse pelos apenas 20 jogos da memória, seria apenas mais um console medíocre como saem aos montes pelo mundo, mas com esse suporte, podemos desfrutar dos maiores clássicos do console!
Basta criar uma pasta na raiz do cartão chamada 'GAME' e colocar roms em formato .BIN e pronto! A alegria estra completa!

Lista dos jogos pré-instalados:

Alex Kidd
Alien Storm
Altered Beast
Arrow Flash
Columns 3
Crack Down
Decap Attack
Mean Bean Machine
Ecco the Dolphin
Ecco Junior
E-Swat
Flick
Gain Ground
Golden Axe
Jewel Master
Kid Chameleon
Shadow Dancer
Shinobi 3
Sonic & Knucles
Sonic Spinball

Dica: Quando for colocar algum jogo no SD Card, evitar nomes com ponto (.) no meio do título, pois o que vier depois dele não aparecerá, por exemplo:
'MR. Nutz' - no menu ficaria apenas 'MR'
É bom evitar deixar os nomes dos arquivos muito grandes, pois também não caberão no menu e aparecerão cortados.

Menu dos jogos pré-instalados, com direito à imagem
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Menu do SD Card - sem imagem dos jogos (por enquanto!)
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O desconhecido, porém ótimo Pulseman, agora no seu MD Play!
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A jogatina na TV se mostrou muito eficiente, e mesmo com o som mono, parece haver uma pequena melhoria. Na TV, os gráficos parecem perder ligeiramente um pouco da ótima definição vista no LCD, mas longe de ser algo que atrapalhe a jogatina.

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A bateria tem uma boa autonomia, dura cerca de 5 horas, é carregável na tomada ou via computador e dá pra jogar com folga no trem, no ônibus, no banheiro, na fila do consutório ou menos no sofá, enquanto sua mãe está assistindo aquela chata novela das oito.

Foto da parte traseira, onde mora a bateria
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Todos os ítens são muito bem acomodados na caixa
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Vista de todos os ítens
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Resumo Geral

Se você é fã ou entusiasta do sistema e não dispensa uma jogatina longe de casa ou mesmo adora jogar em portáteis, MD Play atende às espectativas, trazendo muita diversão e nostalgia, e por um preço bem acessível.

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Textos/imagens: Daniel Eremita
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Mega Drive Superior

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Rony_Ket
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Rony_Ket » Qui Nov 19, 2009 9:08 pm

Não gostei do carregador do MD Play... É exatamente o modelo que vem com muitos MPXYZ Xing-Ling...

Pelo menos serve de emulador portátil "decente" para quem não tem PSP ou Dingoo...
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Vectorman
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Vectorman » Qui Nov 19, 2009 9:19 pm

Eu acho que uma pessoa ser purista demais às vezes atrapalha...

Ótimo review, Corisco!! Em breve terei o meu MD play também... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas, Rony... Você pode carregar ele no PC... :D
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puguinha
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por puguinha » Qui Nov 19, 2009 9:56 pm

quais as dimesões do aparelho?
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na briga entre Mega Drive e Super Ni***ndo, o SNES é o 1° amarelar

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Dav
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Dav » Sex Nov 20, 2009 1:18 am

otima materia este sera o primeiro portatil que vou ter sua materia so reforçou isso
mas gostaria tambem de saber as dimensoes dele e ainmda a media de preço nas lojas (ainda nao vi a venda)
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mokona666
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por mokona666 » Sex Nov 20, 2009 4:12 pm

parese um portatil legal mesmo , ainda mais pra quem num tem psp ou DS xD ou quer ver sonic num onibus sem danificar seu game gear xD
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Red Arremer
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Red Arremer » Sex Nov 20, 2009 4:48 pm

Valeu pelos comentários, pessoal :wink:

As dimensões do aparelho são:

152mm x 64mm x 20mm
Creio que deva pesar no máximo, uns 100 gramas, ou talvez menos.

O carregador é simples, mas é o que menos importa, fazendo seu serviço direito, perfeito.
Apesar de ter tido o Dingoo e ter o PSP, achei legal o fato de só emular Mega Drive. Às vezes você tem um aparelho como o PSP, em que você pode colocar infinitos jogos, mas acaba por não jogar nenhum seriamente. Aquela velha síndrome de posse. No caso do MD Play, acho que vale pra quem realmente é super fã do console, como no meu caso, que acho o Mega indiscutivelmente o melhor 16 bits já criado.
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Vectorman
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Vectorman » Sex Nov 20, 2009 5:25 pm

Red Arremer escreveu:acho que vale pra quem realmente é super fã do console, como no meu caso, que acho o Mega indiscutivelmente o melhor 16 bits já criado.
E eu concordo plenamente, por isso, tá valendo pra mim!! :mrgreen:
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Dav
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Dav » Sex Nov 20, 2009 5:32 pm

eu andei vendo no site da playasia acho que a unica diferença deste da tectoy para o oficial e o logo dela ea caixa (ainda acho que vem como cabo de dados)

e bom com a emulaçao pode ser melhorada com uma atualizaçao do firmware mesmo?
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edsongodoy
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por edsongodoy » Sex Nov 20, 2009 9:52 pm

Fala Galera!!!

Uma questão ainda permanece: como salvar os jogos nele.

Já tentei criar pastas com os mais variados nomes, mas sem sucesso.

Deve haver uma forma. Ou savestate ou salvar os jogos que originalmente tinham essa opção.

Temos apenas que encontrá-la.

Abração

Edson Godoy

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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Red Arremer » Sex Nov 20, 2009 10:00 pm

edsongodoy escreveu:Fala Galera!!!

Uma questão ainda permanece: como salvar os jogos nele.

Já tentei criar pastas com os mais variados nomes, mas sem sucesso.

Deve haver uma forma. Ou savestate ou salvar os jogos que originalmente tinham essa opção.

Temos apenas que encontrá-la.

Abração

Edson Godoy

Eu estou tentando fazer funcionar screenshots para os jogos o SD, mas ainda não fui feliz. eu desconfio que seja formato .ico, mas o problema é saber a estrutura das pastas.
Se houvesse uma maneira de bootá-lo em modo de serviço ou acessar as pastas...
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Joe
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Joe » Sex Nov 20, 2009 10:56 pm

Galera, o Gopher é o console original, como todos sabem, e nele vem o manual de instruções, e o mesmo já foi construído com o objetivo de rodar ROMs a partir do SD (embora não tenha sido marketeado pela TT). Sendo assim, no manual deve vir explicando tudo que ele pode fazer, o lance da pasta GAMES, etc. É provável que tenha como adicionar screenshots, e quem sabe o sistema de saves.

O esquema seria conseguir alguém que tenha comprado no Play-Asia, e pedir pra passar as informações ou escanear o manual. Ou quem sabe comprar direto com eles uma unidade.
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ReBirFh
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por ReBirFh » Sex Nov 20, 2009 11:31 pm

Vocês já tentaram visualizar pastas e arquivos ocultos? eu sei que isso é básico mais as vezes passa batido.

Corredor X
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Corredor X » Dom Nov 22, 2009 2:36 pm

Caramba, Eremita, você falou tão bem do consolinho que fiquei com vontade de ter um agora! :lol: Depois do ligeiro desapontamento via review do Dadá com o Master "Hand" novo, esse aí parece bem interessante para virar item indispensável na mochila. Depois experimente converter jogos do Master e do GG para testar, que tal?

Ah, será que os screenshots não estão de alguma forma vinculados ao próprio arquivo da rom, como acontece com os eboot de PSX rodando no PSP?
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Dav
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Re: Análise do MD Play

Mensagem por Dav » Dom Nov 22, 2009 9:21 pm

uma duvida que nao vi o pessoal perguntando
da para jogar a noite? no escuro?
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