Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza)

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

MegaFan
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Nov 29, 2010 4:40 pm

Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza)

Mensagem por MegaFan »

Olá a todos!
Como tenho pouca experiência neste fórum, não sei se o tema já foi discutido, mas lá vai...

Eu tenho 2 consoles, um Mega Drive 3 comprado em 1997 (preto, com cartucho 6-Pak), e outro comprado dez anos depois (cinza, com uma penca de jogos na memória, e, se não me engano, último modelo a ter a entrada para cartucho).

Infelizmente o modelo preto queimou e eu ainda não mandei consertar.
Tenho usado o modelo cinza desde então, mas a experiência tem sido lamentável.
O áudio é mono e completamente distorcido!
Sonic 1 fica com a música baixa e os efeitos altos demais.
Super Hang-On fica quase sem música, praticamente só se ouve o motor das motos.
Streets of Rage perde toda a sonoridade grave que é característica do jogo.

Enfim, queria saber se isso acontece só com o meu console ou se alguém aqui do fórum passa pela mesma situação. Já pensei em fazer vídeos comparando a performance dos dois modelos, mas como um deles queimou, não tem como. Já pensei também em reclamar com a Tectoy, mas acho que não ia adiantar muita coisa...
ohmguru
Mensagens: 199
Registrado em: Sáb Set 01, 2007 3:22 am

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por ohmguru »

Tem gente aqui no fórum que vai poder te explicar muito mais detalhadamente sobre isso, mas o que eu sei é que a qualidade sonora do primeiro modelo - inclusive o nacional mesmo, parece - tem melhor qualidade nos canais de som. A diferença, como eu já disse em outro lugar, é no mínimo gritante. O seu Mega Cinza não está com defeito, o problema é que ele foi produzido assim desse jeito triste. Se o som do 3 já é ruim, pior que os outros, o do cinza literalmente fede. Fizeram-no explicitamente pensando em lucro fácil. Essa pobreza sonora é característica desse modelo, infelizmente.

Corredor X, dá um help pra ele aí, Agrobel, Jair, esses caras vão saber te explicar essa parte técnica bem melhor..Aproveito pra perguntar uma questão interessante pra vocês: no emulador - usando Xbox, play 3, pc, etc, enfim, no emulador eu conseguiria deixar o som saindo EXATAMENTE IGUAL como se eu tivesse jogando no Mega Drive 1 da Tec Toy, ou nem rola essa configuração tão específica de som nos emuladores da vida? Tô mais perguntando sobre isso porque tô louco pra pegar o Mega 1 - Besta Alterada Model - faz um tempão, e saber disso - que NÃO DÁ PRA FICAR IDÊNTICO- ia me deixar mais na vont ainda..

falou
Imagem

dancem, meus servos, dancem
MegaFan
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Nov 29, 2010 4:40 pm

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por MegaFan »

Muito obrigado pelo seu comentário, ohmguru.
Quando eu consertar o Mega velhão [pausa para enxugar as lágrimas], vou deixar esse cinza guardado, só para emergências... Porque simplesmente não dá pra jogar com dignidade nesse modelo! Aquilo não é um Mega, é um emuladorzinho meia-tigela.
Sonic 3 fica travando em vários momentos (principalmente nas cenas de abertura).
Streets of Rage fica em câmera lenta (muito pouco, mas fica).
Alguns cartuchos travam no meio do jogo...
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por Rogue »

Que tristeza mesmo. E pensar que quase comprei esse último com slot de cartucho lacrado ano passado.
^^
Misaki
Mensagens: 72
Registrado em: Sex Jul 09, 2010 10:04 pm

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por Misaki »

Eu também tive esse Mega Drive cinza e não o recomendo.

Além dos problemas já descritos aqui, constatei que ele roda alguns cartuchos com problemas, mesmo sendo originais.

Eu passei meses pensando que meu Super Street Fighter estava com defeito, porque quando eu o usava neste Mega cinza, os bonecos da Cammy e Sagat apareciam "distorcidos", como se estivessem borrados na tela.

Quando coloquei o mesmo cartucho num Mega Drive 2 da Tec Toy, os referidos bonecos estavam perfeitos, sem distorções na imagem! Aí percebi que o defeito estava no Mega Drive 3 cinza, e não no cartucho.

Estou com este cartucho até hoje, e o Mega cinza foi doado para um sobrinho. <oldmrgreen>
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por Corredor X »

ohmguru escreveu:O seu Mega Cinza não está com defeito, o problema é que ele foi produzido assim desse jeito triste.
O ohmguru resumiu bem a questão aqui: o problema não está no Mega, É o Mega. A TT com o tempo foi capando aos poucos o console, retirando componentes e funcionalidades para baratear a fabricação dos consoles. Se você abrir o console, não vai encontrar algo muito diferente de um Polystation, é uma plaquetinha com um par de chips e uma saída AV apenas - diferente daquela arquitetura magnífica e específica do Mega I original. Acho que valeria a pena você mandar alguém ver seu outro Mega, é um pecado deixá-lo estragado. Provavelmente, é alguma coisa bem simples o problema.
Aproveito pra perguntar uma questão interessante pra vocês: no emulador - usando Xbox, play 3, pc, etc, enfim, no emulador eu conseguiria deixar o som saindo EXATAMENTE IGUAL como se eu tivesse jogando no Mega Drive 1 da Tec Toy, ou nem rola essa configuração tão específica de som nos emuladores da vida? Tô mais perguntando sobre isso porque tô louco pra pegar o Mega 1 - Besta Alterada Model - faz um tempão, e saber disso - que NÃO DÁ PRA FICAR IDÊNTICO- ia me deixar mais na vont ainda..
Tinha um emulador de Mega para o Mac que o desenvolvedor jurava de pé junto conseguir reproduzir exatamente os chips específicos de áudio como no console. Não lembro o nome do desgramado nem se tinha versão pra PC... No caso do Mega, ainda tem o detalhe do som do primeiríssimo modelo ser único.
Imagem
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por Rodrigo Justi »

Bom, no caso desse Mega cinza, tente jogar OutRunners, aí simplesmente você vai chorar de verdade, com raiva, e ainda vai bater o pé e fazer birra.

No caso do som dos Mega III aí vai depender muito da sorte mesmo. Eu mesmo tenho um Mega III, mais antigo, que tem um som bem aproximado ao do Mega I, peca em pouquíssimas coisas, no caso de alguns jogos, como Sonic 3 na Ice Cap Act 1, quando o Sonic vai decendo de snowboard e pega anéis, o Mega já não consegue reproduzir o áudio dos anéis e da música de fundo ao mesmo tempo a todo momento, dá umas mínimas falhadas, porém perceptíveis.

Existem muitos modelos desse Mega III, o que a gente poderia fazer aqui seria catalogar cada espécime. O meu Mega III por exemplo, é um dos poucos reis terceiros que ainda aceitam o Sega CD numa boa, só não sei ainda se ele aceita o 32x. Já tem outros desses pretos que já não aceitam mais o parceiro óptico.
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7367
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por Odin »

Acho que vale mais a pena investir em um Mega 1, tanto faz se nacional, americano ou japonês...

Mas o japonês tem que ser desbloqueado, mas prefiro ele do que os outros... Fiz uma comparação de imagens entre o Genesis 2 (Quase um Mega III) e um Mega 1 japonês, testei em uma tv LCD 32 com cabos AV e a diferença de imagem entre os dois é esmagadora! :shock:

Mesmo em uma tela Wide LCD o Mega 1 sempre foi superior em imagem e som!
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
mokona666
Mensagens: 1637
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 6:32 pm
Localização: Pallet town (Leme-SP)
Contato:

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por mokona666 »

so tenho 1 genisis I USa , entao num posso comprar + posso dizer que em relação ao oque escuto no emuador muda muito mesmo
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Qualidade sonora do Mega Drive 3 relançado (modelo cinza

Mensagem por Agrobel »

ohmguru escreveu:Corredor X, dá um help pra ele aí, Agrobel, Jair, esses caras vão saber te explicar essa parte técnica bem melhor..
<oldlol> <oldlol> <oldlol> <oldlol> <oldlol> Coitado de mim........... <oldlol> <oldlol> <oldlol> <oldlol> <oldlol> <oldlol> <oldlol> <oldlol>

Eu tenho um Mega III que aceita Sega CD, mas quanto ao som, nunca notei diferença. Os Megas que tenho (que aceitam cartucho) são o 1 japonês SEM TMSS, outro 1 japonês COM TMSS, Um Genesis 1 COM TMSS e a inscrição "High Resolution Graphics" (ou algo que o valha) porém SEM saída serial na traseira (EXT), e esse Mega III, da saudosa TEC TOY, com a porta para o Sega CD, e uma saída RF lateral.

Uma vez fiz um comparativo quanto à velocidade de processamento do jap SEM TMSS, o Genesis e o MD III. O resultado foi que o Genesis era insignificantemente mais rápido que o jap, enquanto o MD III era já um tanto mais lento. Mas isso só se percebe colocando eles juntos pra rodar o mesmo jogo, ao mesmo tempo, lado a lado. Senão, nem se percebe.

Outro "teste", que na verdade foi só uma verificação, é que meu Genesis tem aquele probleminha das cores, que meio que se dividem em algumas texturas específicas, como a das cachoeiras de Green Hill, em Sonic. Não prestei atenção a isso no MD III, e quando fiz esses testes, ainda não tinha o Mega jap COM TMSS, que, por essa razão, ficou de fora dos testes.

Mas parece-me que o som mono do MD III não é nada mais que a falta do plugue do fone de ouvido. Afinal, pelo cabo AV original dos Megas 1, o som também é mono.

Já fez um teste com o MD III encaixado no Sega CD, para ver se na saída do Sega CD sai estéreo?
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Responder