O retorno do Samurai.

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

O retorno do Samurai.

Mensagem por Agrobel »

Essa segunda feira foi um bom dia para mim!
Resolvi colocar meu velho meguinha japa pra esquentar. Fazia muito tempo que eu não o ligava, talvez 2 anos ou um pouco mais, desde que ele ficou "daltônico", ou seja, da noite para o dia, a imagem ficou preto e branco. (O Ministério da Saúde adverte: daltonismo não é a perda de sensibilidade às cores) hehe.
Um pouco depois disso, comprei um Genesis com um Sega CD de gaveta, feitos um para o outro. Mas eu sempre senti alguma diferença que não sabia explicar.. Não sabia se era a falta daquele "16-BIT" dourado e bem vistoso, ou se era aquele botão de Reset azul, mas sentia a falta de alguma coisa.
O Genesis cumpriu e cumpre muito bem sua função, não tem problema algum para rodar os meus jogos, e não demonstra problemas de som ou de cor durante os jogos. Mas o meu Mega era Mega Drive, não Genesis.. hehe. Nunca gostei muito do logo nada discreto do Genesis, e os botões brancos do Reset e do Start, no controle, me parecem anêmicos.
Mas, como eu disse, o Genesis tem seu mérito sim. É um Sega 16-bit genuíno, não um clone, nem um emuclone.
Meu Mega Drive, guardado a tempos, estava um tanto empoeirado. Não tive o cuidado de livrá-lo da poeira antes de encaixotá-lo. Isso se fez muito visível quando o tirei de seu longo descanço e o vi com outros olhos. Talvez no momento em que o guardei nem tivesse tempo para tratá-lo com o zelo que costumo tratar meus consoles atualmente.
Registrei seus primeiros suspiros em 2010, ainda com o pó do isopor da caixa. Infelizmente parece que o isopor mudou ao longo desses quase 20 anos de sua existência, e hoje se torna pó com mais facilidade do que antigamente.


Imagem



Imagem


Havia uma expectativa no ar. Nunca se sabe quando um console não voltará mais de seu descanço, principalmete nessa idade, depois de tantas e tantas horas de jogo, e de tanto tempo de ociosidade. Ainda estávamos no quarto das tranqueiras.. hehe. Liguei-o em uma TV de 14' para um teste preliminar. Também havia uma esperança de ter devolta as cores dos jogos.
Nenhum jogo me parecia mais apropriado para seu retorno do que um de seus companheiros mais antigos, um Strider japonês. Era uma pena, mas as cores continuavam fora de cena. Não se enganem com a luz naturalmente azulada da TV.

Imagem


Pelo menos ele teve a honraria de ser ligado àquele som dos tópicos da detonação, em sua recepção. O mesmo som que o tornou tão poderoso 15 anos atrás.

Imagem


Levei o meguinha pra sala, queria fazer a devida limpeza nele. Pensei em talvez conseguir encontrar algo que explicasse a falta das cores, durante a limpeza.
Pose para a foto.

Imagem


A caixa preta foi aberta.

Imagem


Aparência simples para o prazer que proporciona.

Imagem


Não me lembro de ter feito isso alguma vez na minha vida. Nunca soltei a placa da carcaça inferior. Notei algo estranho. Aquele componente não parecia fazer parte daquilo.

Imagem


Aos poucos, essa visão foi puxando algo que estava enterrado no fundo do baú da memória: a preocupação com a "transcodificação" dos eletrônicos que rolava na época. Sim, fazia bastante sentido.

Imagem


Aos poucos fui compreendendo que aquilo ali era a transcodificação da época em que as TVs não traziam vários sistemas embutidos.

Imagem


Também nunca tinha visto esse código sobre o modelo da placa mãe. Acredito que seja o modelo, e não o ano de fabricação, porque as carcaças plásticas trazem a data de 02 de maio de 1991.

Imagem


Durante a limpeza, com o álcool apropriado, cotonete e papel higiênico, tentei acessar a parte que fica sob essa placa de alumínio, mas não foi possível removê-la. Estranhamente ela é rebitada na placa mãe...

Imagem


Outra coisa que queria muito corrigir é a cor do botão Reset, que "amarelou" por fora, como ocorre com a carcaça de muitos consoles. O incomum é que não percebi isso em outros Megas Japoneses, assim como não se vê isso no botão Start do Joystick. O que terá acontecido a esse botão?
Tentei esfregar bem com Bombril e detergente, mas o amarelado está realmente impregnado no plástico. Até melhorou um pouquinho no centro, mas tive que fazer muito esforço para isso. Fiquei até com medo de quebrar alguma das travinhas, por isso achei melhor deixar assim por enquanto.
Um outro dia eu tendo com uma lixa dágua bem fininha.

Imagem......Imagem


Imagem......Imagem


Observando novamente aquela transcodificação, percebi algo que deu esperanças.

Imagem........Imagem


Se meu modelo de funcionamento da transcodificação estivesse certo, poderia ser a resposta para o problema das cores.
O velho Samurai foi encaminhado às pressas à mesa branca, ou seja, a mesa de cirurgias. Hehe.

Imagem


Equipamentos cirúrgicos em mãos, aviso de emergência ligado! Haha.

Imagem


Cirurgia completada com sucesso, apesar da dificuldade de convencer o estanho a ficar num arame enferrujado, ao invés da ponta de solda.

Imagem


Testes de continuidade para avaliar a chance de recuperação. Oxidação sempre atrapalha muito.

Imagem


Devolta à área de menor risco, aproveitei para limpar as tampas da entrada do cartucho, que nunca tinha desmontado, e lubrificar as molas que, ao abrir as tampas, lembravam a introdução de Triller.

Imagem

Imagem

Depois de uma boa lavada nas carcaças plásticas, com água mesmo, de secar bem com pano e esperar mais um tempo para secarem totalmente, enquanto fazia a limpeza e secagem dos detalhes com um cotonete (acho que no LED do power tinha poeira ainda do início dos anos 90.. hehe), a remontagem foi feita, e tudo estava pronto para o teste de recuperação.

Imagem


Só mais uma pose antes do teste, mas agora com tudo limpinho.

Imagem


Lá estavam elas!!! As cores devolta!!!

Imagem


Como era bom rever essa cena com meu Mega Drive veterano de guerra!

Imagem


É claro que o retorno exigia uma comemoração, e essa não podia ser outra senão passar pelas artes gráficas e sonoras desse maravilhoso jogo, ...

Imagem

Imagem


...ouvir a frase otimista do maléfico chefão pouco antes de enfrentá-lo (exclusividade da versão oriental de Strider), e ver seu império cair em ruínas, ...

Imagem


... e voltar para casa. Tudo testemunhado pelo grande guerreiro.

Imagem

Imagem


Era hora de rever também algumas coisas interessantes, como a mudança da língua e do título de um jogo em um cartucho ocidental, rodando em um console oriental.

Imagem.....Imagem


Voltar a jogar no Mega me fez perceber algo diferente de jogar no Genesis. Conheci um tipo de BUG que nunca tinha observado antes, já que a maioria dos jogos que tenho agora, eu não tinha quando meu Mega estava ok. Percebam nessa foto, que o inimigo está atacando o ar. Não sei porquê, mas ele pensa que estou ali, até levar um golpe.

Imagem


Isso aconteceu umas 3 vezes. Fora esses pequenos estranhos BUGs, o Mega precisava de sangue, de vingança. O Samurai passou tempo demais longe das lutas.

Imagem


Ele testemunhava tudo

Imagem


Mas isso aqui estava quase virando uma nova detonação, o que não era bem o objetivo, pelo menos não hoje. Eu queria mesmo é fazer alguns testes. Fiz mais alguns sobre mudança de nomes de jogo. Não lembrava que no oriente, The Revenge of Shinobi se chamava Super Shinobi. Me lembrou coisas de super Ni***ndo.. hehe

Imagem


Eu sabia que esse dia chegaria. Não podia fugir desse confronto.. hehe

Imagem


Sobre esse assunto, as comparações são inevitáveis.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Já que estava com a mão na massa, porque não ir um pouquinho mais a fundo? Coloquei o Mega na TV maior e o Genesis na menor. Sincronizei os dois para ver se o timing deles é igual. Nas primeiras comparações, em que usei cartuchos iguais e de mesma região, o timing foi igual. Mas isso numa certa escala de tempo, que discutirei logo adiante.

Imagem


Parecia até que as duas TVs estavam ligadas a um mesmo console. Mas não, eles rodaram bem sincronizadinhos.

Imagem




Imagem




Imagem




Imagem




Imagem


O "feiozinho" quis entrar na dança também, mas constatei que ele ainda tem muito o que aprender (embora ele seja o melhor dos "não Megas" posteriores que conheço. Esse ainda usa fonte externa e roda SegaCD.)

Imagem


Dá pra ver que ele se atrasou 1 segundo em mais ou menos 15 minutos.

Imagem


Voltei o Genesis, e brinquei um pouco com a mudança de região.

Imagem

Imagem

Imagem

Só que esse cartucho eu não tenho repetido, então usei um original comum e outro original, mas 10 pack. Depois de algum tempo, percebi que o Genesis estava ligeiramente mais rápido do que o Mega. O Genesis demorava muito mais tempo para abrir um segundo de adiantamento em relação ao Mega do que o Mega em relação ao feiozinho (Mega III Tec Toy).
Nem cheguei a esperar para ver quanto tempo demorava para isso acontecer, mas digamos que em uns 45 minutos (tempo que fiu ao banco fazer um depósito e deixei eles rolando), o atraso do Mega foi de menos de meio segundo. Mas aconteceu. Como passei a noite toda restaurando o velho Samurai, estava com sono demais para seguir nos testes. Depois quero repetir esses testes e fazer mais alguns.


E como eu disse, o dia foi bom! Além de trazer meu guerreiro devolta à luta, recebi um prêmio de uma promoção, que já nem esperava mais receber, tamanho o atraso da entrega. Ganhei um cartão SD de 4 GB da promoção do provedor POP, Navegue e ganhe. Era para ser de 2 GB, mas do jeito que demorou, aposto que o de 4 GB atualmente está mais barato do que o de 2 GB na época em que eu comecei a navegar. Vai ver não tem mais o de 2 GB em estoque.
Eu achei que era furada, propaganda enganosa, mas o bicho chegou, ainda que com uns 40 dias de atraso em relação ao prazo máximo de entrega. Só espero que também chegue o MP4 que "ganhei" depois do cartão, e o PS2 que estou acumulando agora para ganhar... hehe.

Imagem

Eu não coloquei em fotos, mas o Mega tem algo a invejar no Genesis e até no feinho: os dois podem "copular" com os Sega CDs de gaveta e de tampa que tenho aqui (embora o de tampa esteja sem leitor). Uma vez, em meados de 1994 ou 95, eu até peguei um Sega CD Tec Toy emprestado com um amigo para ver se meu Mega conseguia copular, mas eles não se entenderam... foi uma pena.. Então, até hoje meu Samurai é celibatário. Preciso arrumar um Mega CD, de preferência de gaveta (se é que existe o modelo 2), para fazê-lo feliz.


Bom, mais uma vez, é isso.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Vectorman »

Ótimo tópico, Agro! :D
Que bom que conseguiu restaurar seu mega!!
Agrobel, não sei por que escreveu:O "feiozinho" quis entrar na dança também, mas constatei que ele ainda tem muito o que aprender (embora ele seja o melhor dos "não Megas" posteriores que conheço. Esse ainda usa fonte externa e roda SegaCD.)
Essa frase me deixou intrigado... Afinal, o que você tem contra o Mega III? :cry: :cry: :cry:
Imagem
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Agrobel »

Hehe.. fala, Veco!

Valeu!

Não tenho nada contra os Mega III, dá para jogar neles numa boa, mas "no meu tempo", Mega Drive era aquele console preto lindo, com uma parte redonda escrito 16-BIT em alto relevo e que parecia um compartimento para CD.. hehe.. Sei lá, ficou essa imagem para mim. E agora eu constatei que o Mega III é um tiquinho mais lento que o Mega "tradicional" .. hehe.
Mas nada contra. tanto que tenho esse Mega III e tenho até uma sanduicheira, que o pessoal não parece curtir muito, mas que eu jogo numa boa.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Vectorman »

É verdade que o Mega III não é tão bom quanto os anteriores... Mas daí dizer que é um "não mega"... Me dói o coração só de ler... Foi meu primeiro mega e idolatro esse bichinho até hoje... :oops: :oops: :oops:

O problema dos megas que vieram depois dequele mega prateado, é que nenhum deles tem entrada para cartuchos e possuem um emulador safado com uma penca de jogos... O mega III ainda era da época em que a TT se importava com a gente... :mrgreen:
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Corredor X »

Agro anda impossível com ferro de solda e uma philips na mão esses dias, de praga bíblica de baratas até daltonismo ele cura.
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Vectorman »

Corredor X escreveu:Agro anda impossível com ferro de solda e uma philips na mão esses dias, de praga bíblica de baratas até daltonismo ele cura.
Ah, você sabe mais que qualquer um que esse negócio de conserto vicia... 8)
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Corredor X »

Ô se vicia. Percebe-se isso quando você ainda está negociando o console mas já pensa nos fiozinhos, plaquinhas e conectorezinhos que vai enfiar nele, antes mesmo de avaliar o que vai jogar nele.
Imagem
Red Arremer
Mensagens: 187
Registrado em: Qui Dez 11, 2008 11:21 am

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Red Arremer »

Adoro esses tópicos do Agro. Só de saber que tem mais um Mega rodando feliz já me traz alegria.
Mega Drive, o console mais carismático de todos os tempos.
http://www.16-bit.com.br
http://poweron16.blogspot.com/ - Minhas divagações (em português e japonês).

Mega Drive Superior
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Dav »

eu gosto dos topicos do Agrobel tambem trazem boas lembranças o problema que ele fica tirando foto dos finais dos jogos e alguns jogos que certas pessoas ainda nao zeraram :lol:

uma coisa que estou tentando fazer e destravar meu MD1 japones sem cortar a trilha estou vendo se e possivel usar algum componente eletronico para bloquera a trilha e evitar o corte na placa
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Vectorman »

milesprower escreveu:eu gosto dos topicos do Agrobel tambem trazem boas lembranças o problema que ele fica tirando foto dos finais dos jogos e alguns jogos que certas pessoas ainda nao zeraram
Olha aí... Só por que num terminou nenhum desses jogos, fica reclamando :roll: :roll: :roll:
Imagem
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Agrobel »

Vectorman escreveu:Mas daí dizer que é um "não mega"... Me dói o coração só de ler...
Hehehe, não ligue para o que eu digo, Veco. Foi só um par de palavras que usei para dizer que na minha cabeça, a imagem do Mega é aquela do primeiro. Não quer dizer que o Mega III, Mega 3 e Mega 4 não sejam megas. Tem gente odeia cebola, eu adoro... Em outras palavras, a cebola não é boa nem ruim. Ela é ótima e horrível ao mesmo tempo. Só depende de quem a vê. Não se zangue, tem um monte de gente que gosta muito mais do Mega III que dos anteriores. Tem um outro monte que detesta qualquer Mega... É só questão de preferência. Eu só amplifiquei (e muito) minha preferência pelos Megas "16-BIT".. Na verdade eu gosto dos demais (com entrada para Sega CD) quase tanto quanto os primeiros.
Corredor X escreveu:Agro anda impossível com ferro de solda e uma philips na mão esses dias, de praga bíblica de baratas até daltonismo ele cura.
Hahaha :lol: :lol: :lol: Inclusive tive que voltar à mesa branca hoje... O 3DO está dando um bom trabalho...

Vectorman escreveu:Ah, você sabe mais que qualquer um que esse negócio de conserto vicia... 8)
Como disse Anakin "Tudo parece tão simples quando se conserta coisas..." É um vício mesmo. Mas não é sempre que há saco suficiente... Como estou "curtindo as férias", tenho que aproveitar, senão depois fica tudo empilhado, esperando conserto (e vcs não imaginam quantos ainda tem pra consertar.. hehe. Aos poucos vou postando.
Red Arremer escreveu:Adoro esses tópicos do Agro. Só de saber que tem mais um Mega rodando feliz já me traz alegria.
Mega Drive, o console mais carismático de todos os tempos.
Fico muito honrado! Também detesto ver a aposentadoria de coisas boas... Estou buscando prática para trazer devolta à ativa alguns outros consoles.

milesprower escreveu:... o problema que ele fica tirando foto dos finais dos jogos e alguns jogos que certas pessoas ainda nao zeraram :lol:
Interessante sua observação, Miles... Vou repensar esse negócio das fotos dos finais... Talvez eu possa deixar apenas o link. Quem quiser ver, vê, quem não quiser, deixa o link ali quietinho... hehe
milesprower escreveu:... uma coisa que estou tentando fazer e destravar meu MD1 japones sem cortar a trilha estou vendo se e possivel usar algum componente eletronico para bloquera a trilha e evitar o corte na placa
Miles, acho que o meu é só transcodificado, não destravado. Mas fiquei na dúvida... Que jogos posso usar para testar isso?
E será que para vc não vale mais a pena pegar um meguinha da região que vc quer rodar? Um meguinha não é muito caro... Vemos até alguns praticamente indo pro lixo, não é? Fim do ano passado, foram limpar o almoxarifado da escola onde estou estudando eletrônica, e acharam um Mega III jogado num canto. Era de um professor, que nem lembrava mais que ele tava lá. Ficou de presente para um outro professor, quue curte retrogaming (inclusive indiquei a OLD!Gamer pra ele, hehe)
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Agrobel »

Ah!!!!! Como pude esquecer de mencionar!!!!

Como eu disse no começo do tópico, a segunda feira foi um dia bom para mim, e a terça melhor ainda. Primeiro, ligaram chamando minha esposa para escolher uma vaga em um concurso público que ela passou. Depois, vi que saiu o resultado do concurso que eu prestei, e passei... Bom, passei na prova. Agora vem os requisitos, que não tenho certeza se preencho, mas amanhã é dia de preparar a papelada.. hehe.

Será que quarta eu consigo consertar de vez o 3DO?? Hahaha...

Valeu!
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Dav »

milesprower escreveu:... uma coisa que estou tentando fazer e destravar meu MD1 japones sem cortar a trilha estou vendo se e possivel usar algum componente eletronico para bloquera a trilha e evitar o corte na placa
Miles, acho que o meu é só transcodificado, não destravado. Mas fiquei na dúvida... Que jogos posso usar para testar isso?
E será que para vc não vale mais a pena pegar um meguinha da região que vc quer rodar? Um meguinha não é muito caro... Vemos até alguns praticamente indo pro lixo, não é? Fim do ano passado, foram limpar o almoxarifado da escola onde estou estudando eletrônica, e acharam um Mega III jogado num canto. Era de um professor, que nem lembrava mais que ele tava lá. Ficou de presente para um outro professor, quue curte retrogaming (inclusive indiquei a OLD!Gamer pra ele, hehe)[/quote]



milesprower

Bem acredito que usando fitas piratas pelo que entendi a trascodificaçao alem de liberar as regioes libera o as fitas piratas (nao tenho certeza de ser isso)

esse MD1(japones) que tenho esta bem conservado sabe numca foi modificado possui caixa e veio com dois controles um opriginal e outro com opçao de turbo mas sem marca se fosse fazer trascodificaçao queria ate faze-lo ams sem dano fisico ao MD

eo mais importante parabens para voce e sua esposa por passarem no concurso :D

Vectorman escreveu:
milesprower escreveu:eu gosto dos topicos do Agrobel tambem trazem boas lembranças o problema que ele fica tirando foto dos finais dos jogos e alguns jogos que certas pessoas ainda nao zeraram
Olha aí... Só por que num terminou nenhum desses jogos, fica reclamando :roll: :roll: :roll:
:lol: :lol: :lol:
Imagem
MAGAIVER
Mensagens: 849
Registrado em: Sex Set 26, 2008 12:14 am
Localização: Londrina, Paraná, Brasil
Contato:

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por MAGAIVER »

Agora que seu Mega Drive samurai voltou a funcionar com toda gloria dos seus 16-BIT em dourado, você podia vender o Genesis para min ou trocar no meu Mega Drive II da Tec Toy 8)
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O retorno do Samurai.

Mensagem por Corredor X »

Agro apavorando em concursos também, ele não está fácil estes dias! :lol:
Agrobel escreveu:Miles, acho que o meu é só transcodificado, não destravado. Mas fiquei na dúvida... Que jogos posso usar para testar isso?
Cara, o 6-PAK eu tenho certeza absoluta que não roda em consoles sem adaptador ou destravamento, talvez com o seu 10 Super Jogos aconteça isso também. Se você tivesse feito seu tópico de coleção, eu poderia indicar qual jogo seu tem trava :twisted:
Imagem
Responder