Pensando nisso, decidimos lembrar os jogos da empresa para o console.
Aladdin
Se destacando entre seus contemporâneos pela técnica DigiCel, a Virgin conseguiu converter animações desenhadas a mão, frame a frame, para o Mega Drive. Apesar dos visuais serem o ponto que mais chamam a atenção, a jogabilidade e a trilha sonora também são ótimas e este é mais um excelente game do Mega Drive. Não deixe de conferir nossa análise.
Se destacando entre seus contemporâneos pela técnica DigiCel, a Virgin conseguiu converter animações desenhadas a mão, frame a frame, para o Mega Drive. Apesar dos visuais serem o ponto que mais chamam a atenção, a jogabilidade e a trilha sonora também são ótimas e este é mais um excelente game do Mega Drive. Não deixe de conferir nossa análise.
Ariel: The Little Mermaid
Este se aproveita do universo do filme homônimo, mas não tem absolutamente nada a ver com o longa metragem. Nele, a vilã Ursula quer dominar os mares de Atlântica e transformar a população em pólipos. Ela também sequestra um membro da família real (Tritão ou Ariel, depende de quem você escolher).
A jogabilidade é semelhante ao do Ecco the Dolphin e são quatro fases. Não é considerado um dos melhores games da Disney pelo baixo nível de dificuldade e tecnologia gráfica que podia ser visivelmente melhor. Foi desenvolvido pelos americanos da BlueSky Software.
Beauty and the Beast: Belle´s Quest
Vindo pela Sunsoft em 1993, este game te coloca no papel da Bela para explorar cenários que remetem ao filme para resolver enigmas com a típica jogabilidade de plataforma em 2D. São sete fases que exigem da inteligência do jogador, não sendo necessariamente “correr e pular até o fim da fase”.
Beauty and the Best: Roar of the Beast
Lançado no mesmo ano do anterior, este te coloca no papel da Fera, mas segue um estilo mais tradicional dos jogos de plataforma dos anos noventa. A Fera pode agachar, pular, fazer um rugido que pode congelar todos os inimigos da tela por um período de tempo também. É considerado um dos jogos mais difíceis da Disney.
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Um dos mais famosos do Mega também foi o primeiro game da Disney lançado para o console. Vindo em 1990, o jogo foi inteiramente desenvolvido pela SEGA e deu origem a série “Illusion”.
O “joguinho do Mickey” conta com todo o carisma do personagem e seu universo, além de ter a diversão que só a SEGA consegue proporcionar aos jogadores. Para mais informações, não deixe de conferir nossa análise.
Fantasia
Este foi desenvolvido pela Infogrames e baseado no filme homônimo de 1940. Considerado a “ovelha negra” entre os jogos da Disney para o Mega Drive, seu desenvolvimento foi conturbado e eles precisaram lançar o título para aproveitar as vendas do natal em 1991. Com isso, o game não teve um gameplay polido e nem gráficos “de ponta”.
Gargoyles
Este é baseado no desenho animado para TV que chegou ao Brasil sob o nome de Gárgulas, contando praticamente a mesma história do mesmo. O protagonista é Goliath, líder do Clã Manhattan dos gárgulas, e ele precisa acabar o talismã “olho do Odin”.
Bom em praticamente todos os pontos, o jogo tem excelência gráfica, nível de dificuldade “na medida” e seu estilo mais sombrio, porém sem deixar de ser destinado ao público infanto juvenil. A jogabilidade não é muito intuitiva, precisando de uma curva de aprendizado.
GOOFY´S HYSTERICAL HISTORY TOUR
Desenvolvido e publicado pela Absolute Entertainment, este é um jogo de plataforma tradicional dos anos noventa que te coloca no papel do Pateta. Nele, o protagonista consegue um trabalho no Museu de História Ludwig Von Drake, mas seu arqui-inimigo, Bafo, sabota a exibição do museu ao roubar várias peças, pois assim, ele seria demitido. Para salvar seu emprego, o Pateta passará por diversas fases para recuperar as obras.
Great Circus Mystery Starring Mickey and Minnie
Este é protagonizado pelo Mickey e pela Minnie, e eles deverão passar por seis fases e usar diferentes tipos de roupas para dar habilidades variadas e solucionar enigmas simples e superar alguns tipos de obstáculos. Foi desenvolvido pela Capcom e é sequência ao Magical Quest Starring Mickey Mouse.
Jungle Book
Baseado na história de “Mogli, o Menino Lobo”, o game foi desenvolvido pela Virgin Interactive e lançado para os consoles da época em 1994. A versão do Mega foi muito elogiada pelas animações acima da média e fluidez nos controles.
Lion King
Pegando “carona” em um dos maiores sucessos da Disney, este é outro jogo de plataforma tradicional dos anos noventa com toda a qualidade característica da empresa, com belas animações, visuais bacanas e uma boa trilha sonora. Para muitos, é um dos melhores jogos da geração 16 bits! Não deixe de conferir nossa análise.
Maui Mallard
Desenvolvido pela Disney Interactive, o Donald in Maui Mallard é, como dissemos em nosso review, bem atípico quando comparado aos outros da lista pelo alto nível de dificuldade e ambientação bem mais sombria do que a de costume para jogos do gênero. Inovador, porém com todos os elementos que consagram o gênero plataforma, este é mais um excelente game da Disney.
Mickey Mania: The Timeless Adventures of Mickey Mouse
Este veio pela Traveller´s Tales e é considerado por muitos o melhor jogo do Mickey para o Mega Drive. Além dos visuais bem impressionantes, ele se destaca por recriar os principais curtas-metragens do ratinho mais famoso dos desenhos em forma de fases. Também já fizemos uma análise dele por aqui.
Mickey´s Ultimate Challenge
Se diferenciando dos outros, este não segue o gênero plataforma, mas sim resolução de enigmas para estimular o aprendizado das crianças. Tanto que o próprio Miuckey só tem três movimentos: andar, pular e abrir portas. Foi lançado em 1994 pela Hi-Tech Expressions.
Pinocchio
Desenvolvido pela Virgin, a mesma do Alladin, o Pinocchio também se destaca pelos excelentes gráficos e controles fluidos, seguindo a fórmula tradicional dos jogos de plataforma em 2D dos anos noventa. O problema é que ele é bem curtinho.
Pocahontas
Este é um pouco diferente dos outros por utilizar dois personagens jogáveis: Pocahontas e Meeko, e cada um deles terá sua função para superar determinado obstáculo. Ao longo da aventura, a Pocahontas ganhará várias habilidades dos espíritos de animais para ajudá-la. Lançado no final da vida útil do Mega Drive, este game conta com excelentes gráficos que são visualmente bonitos até os dias de hoje.
Quackshot
Conhecido pelos brasileiros como “jogo do Pato Donald”, este é um clássico do Mega Drive desenvolvido pela própria SEGA e lançado em 1991.
Não se resumindo apenas em correr e pular, ele é uma espécie de predecessor do gênero “metroidvania”, sendo necessário um item “aqui” para destravar algo “acolá” e as fases não seguem uma ordem pré-definida. Acessível a todas as idades, porém muito inteligente. Não deixe de conferir nossa análise.
TaleSpin
Um dos mais obscuros da lista, o TaleSpin é um desenho animado para TV que chegou ao Brasil sob nome de Esquadrilha Parafuso. Foi exibido por aqui pela TV Colosso na Rede Globo e no Disney Club do SBT.
Já o jogo foi lançado em 1991, tem dois personagens jogáveis e procura seguir a fórmula dos games da época, apesar de não ter rendido muito sucesso. No entanto, está no “coração” de muitos jogadores nostálgicos, mesmo com qualidade considerada duvidosa.
Toy Story
Desenvolvido pela Traveller´s Tales, este é um game de plataforma onde você controla o Woody por diversas fases que remetem ao primeiro filme comercialmente relevante de animação da história.
Chama a atenção os gráficos que remetem a jogos 3D, algo impressionante para a época; fases que variam em jogabilidade; além de que a versão de Mega Drive contava com uma fase extra sob o nome “DAY-TO-NAN”, em que o Woody controla um carro no meio da rua. Uma homenagem ao jogo Daytona, da SEGA.
World of Illusion Starring Mickey Mouse e Donald Duck
Dando continuidade a série “Illusion”, este game foi lançado em 1992 e traz o Pato Donald para ajudar o Mickey em sua aventura. Desta vez há ataques com capas mágicas e a possibilidade de jogar com os dois personagens ao mesmo tempo.
Assim como “Castle”, este game mistura todo o carisma do universo Disney com a qualidade dos jogos de plataforma que são marcas registradas da SEGA. Não deixe de conferir a nossa análise.
Fonte: Blog Tectoy