Mega Drive II (TEC TOY Nacional) S-VIDEO A/V: plugue DIN

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

kent_kalel
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Dez 29, 2013 4:08 am

Mega Drive II (TEC TOY Nacional) S-VIDEO A/V: plugue DIN

Mensagem por kent_kalel »

Amigos,

Eu tenho um Mega Drive II (Tec Toy / Nacional). Segundo a nota fiscal, foi comprado em 30 de outubro de 1992 na extinta loja varejista Arapuã, porém lembro bem que o Papai Noel só me deixou abrir a caixa no dia de natal daquele ano, 25/12/1992. Acompanhava um brinde dentro da caixa, uma camiseta branca da marca hering com o logotipo e desenho do SONIC. Eu tinha apenas 12 anos.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
clique p/ ampliar


Mantive este Mega Drive guardado por longos 21 anos no fundo do meu guarda-roupas, e hoje ao comprar um RACK novo, decidi que era a hora de vê-lo funcionando novamente.
Apesar de estar muito bem acondicionado na caixa, inclusive a de isopor, o console e controle apresentavam uma visível camada de poeira e desgaste pelo tempo de vida. O controle por exemplo, estava emperrando os botões e os cartuchos, só o Sonic Hedgehog pegou de primeira. Os demais só davam tela preta, aí tive usar a famosa técnica da "borracha escolar" no pinos conectores do cartucho. Foi batata, agora todos estão OK! Já o controle, desparafusei cuidadosamente, limpei a placa com um pano seco e removi a poeira interna. O console idem.

Após ler os demais tópicos do fórum, o que o usuário Shin_akuma disse é bem verdade. Em 1992 eram raríssimas as TVs com entrada RCA ou VÍDEO COMPONENTE, e o seletor Cabo RF TV/ANTENA/VIDEOGAME (na minha cidade uns chamavam de pecinha ou caixinha) reinava naquela época. Poutz como foi bom lembrar disso, e de como eu tomava altos choques nessa "caixinha". Era só mexer com o pé descalço e tome choque. E quando os fiozinhos da ANTENA quebravam e vc ficava com uma faquinha de mesa tentando descascá-los? HAUAhauhauhaUah!

21 anos passaram e hoje estou ligando este Mega Drive II através de um precário cabo RF numa TV LED 3D 46", quem diria, hein?
Vim parar aqui no fórum, justamente pq estava procurando INFOs sobre o substituto do cabo RF: o cabo S-VIDEO A/V (RGB) com o plugue DIN de 8 pinos para conectar o Mega Drive via RCA na TV.

Encontrei muitos cabos no ML, a maioria indicado para o Mega Drive 3, e apenas 1 vendedor tinha o modelo com 3 plugues RCA (amarelo, branco e vermelho), todos os demais tinham apenas 2 plugues RCA (amarelo e branco). Será que faz alguma diferença usar o cabo com 2 ou 3 plugues?
Outra dúvida pertinente é em relação ao conector DIN. Este Mega Drive II tem uma saída DIN fêmea de 8 pinos, e grande parte dos cabos anunciados no ML tinham 3, 5 ou 10 pinos, e nenhum com 8.

Afinal, qualquer um desses cabos com 3, 5 ou 10 pinos serve no meu MG II de 8 pinos :?:

a:placamd:a
Editado pela última vez por kent_kalel em Ter Dez 31, 2013 3:45 pm, em um total de 2 vezes.
Atari 2600 (POLYVOX - 17/11/86) # Cz$1368,00
Mega Drive II (TEC TOY - 30/10/92) # Cr$1799,00
PSP 3001 XMS / 6.20 PRO-C / Perm. Patch (S**Y - 07/07/09) # R$860
Xbox 360 Elite 250Gb +Kinect+2C (MS - 07/12/10) # R$2200
Xbox One 500Gb (MS - 24/11/13) # R$2299
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por Corredor X »

Seguinte, último filho de Krypton: apesar desse din ter oito pinos, você só precisa realmente de três para ligá-lo em AV, que são aúdio, vídeo e terra. Os demais pinos são de sincronismo, voltagem e cores separadas, úteis apenas se você quiser fazer um cabo RGB. Por isso, dá para usar beleza um cabo AV que tenha apenas três ou cinco pinos no din (um detalhe aqui, a saída é din e não mini-din) se esses foram os certos. Como os preços no ML estão pela hora da morte (esse cabo custava dez reais não faz tanto tempo assim), eu recomendo que você faça o seu próprio ou vá até uma eletrônica da sua cidade e peça para eles fazerem, as peças não devem custar mais que doze reais. É só desencapar os fios de um dos lados de um cabo AV e colocar um DIN-5 no lugar, olha o esquema para fazer:

http://www.stageselect.com/N174-make-a- ... i994a.aspx

Eu fiz esse cabo há uma década seguindo esse mesmíssimo esquema e, apesar de não mais usá-lo, ainda funciona que é uma beleza - por coincidência, encontrei-o outro dia numa limpeza de gavetas da coleção e continua impecável. Vai por mim, é tudo o que você precisa <oldmrgreen>
Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por Zillion »

TV de Led não vai ficar legal o ideal mesmo será uma TV de Tubo. a:placamd:a
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Shin_akuma
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mai 24, 2013 10:48 am

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por Shin_akuma »

Eu tb cheguei a fazer meu próprio cabo, fiz um stereo pro meu mega drive que usa din de 9 pinos, peguei um cabo av[qualquer] cortei e soldei no din de 9 pinos, bom salientar que não basta conectar os fios nos pinos certos, pq quando vc pega um cabo av ele tem 2 fios dentro um é ligado no conector outro a parte de metal,como na imagem abaixo.

Imagem

Obviamente o positivo vc liga no pino do conector certo conforme os esquemas no din, e o terra você liga na parte de metal do din,e sim vc precisa pegar os 3 terra e ligá-los na parte externa do conector din se não fizer o cabo não funciona.

Sobre comprar sempre o ideal seria comprar o stereo com 3 plugs(amarelo branco e vermelho), e sobre o numero de pinos, as pessoas que fazem arrancam os pinos que não são necessários para facilitar na hora de soldar,mas fica melhor tendo os 8/9 pinos pq ele encaixa melhor,e fica mais difícil vc entortar os pinos, mas pode comprar com só 3 pinos, provavelmente não irá achar mesmo com 8, só se vc fizer.

Se for fazer pode investir num cabo av melhorzinho tipo esse
Cabo Phillips Swv3302 Av Componente Blindado Em Ouro 24k
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ro-24k-_JM

Mas pra fazer requer soldador e alguma experiencia com solda, tempo, e vários conectores pq fazendo na primeira vez vc no mínimo vai estragar um conector.

E ultima coisa tem alguma chance do mega drive não funcionar pela av por algumas tv lcds não aceitarem o sinal 240p dele.
kent_kalel
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Dez 29, 2013 4:08 am

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por kent_kalel »

Zillion escreveu:TV de Led não vai ficar legal o ideal mesmo será uma TV de Tubo. a:placamd:a
Por que não, Zillion?
Atari 2600 (POLYVOX - 17/11/86) # Cz$1368,00
Mega Drive II (TEC TOY - 30/10/92) # Cr$1799,00
PSP 3001 XMS / 6.20 PRO-C / Perm. Patch (S**Y - 07/07/09) # R$860
Xbox 360 Elite 250Gb +Kinect+2C (MS - 07/12/10) # R$2200
Xbox One 500Gb (MS - 24/11/13) # R$2299
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7352
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por Odin »

Em TVs de Led não garanto que a imagem vá ficar boa, nunca testei em uma e vi alguns membros aqui reclamarem que elas não ficam boas com TVs de Led, mas nas LCD, pelo menos na minha nunca tive problemas, fiz testes com todos os meus consoles na minha TV e alguns ficaram bons até com cabo RF :D

Você pode comprar um cabo AV comum de Mega 1/2, esse cabo tem a venda a partir de 25 reais no ML, talvez você ache por menos, e talvez você possa achar ele em alguma loja de games ai na sua cidade se ainda tiver esses cabos, mas lembrando que esses só tem 2 plugs, o do áudio e do vídeo, não tem o stereo, é só você procurar por qualquer cabo AV para Mega 1 que funcionaria no seu 2 sem problemas.

Só não garanto que mesmo com AV a imagem vá ficar boa na sua tv, nesse tópico a gente discutiu a algum tempo sobre modelos de TVs, e não vi falarem muito bem das Led, aqui mostra uns testes que fiz também:

http://www.sega-brasil.com.br/forum/vie ... f=1&t=3153
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por Zillion »

Neste tópico do Agrobel está bem explicado!
http://www.sega-brasil.com.br/forum/vie ... f=1&t=3153
Resumindo em poucas palavras; "alguns efeitos não funcionam, porque foram projetados para TVs de tubo".
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6067
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por Jair »

kent_kalel, por gentileza poderia tirar algumas boas fotos da caixa do controle/manual? De todos os ângulos possíveis?

A única que temos é essa abaixo:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/in ... Mega_Drive

:-)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Shin_akuma
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mai 24, 2013 10:48 am

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por Shin_akuma »

Odin escreveu: Você pode comprar um cabo AV comum de Mega 1/2, esse cabo tem a venda a partir de 25 reais no ML, talvez você ache por menos, e talvez você possa achar ele em alguma loja de games ai na sua cidade se ainda tiver esses cabos, mas lembrando que esses só tem 2 plugs, o do áudio e do vídeo, não tem o stereo, é só você procurar por qualquer cabo AV para Mega 1 que funcionaria no seu 2 sem problemas.
Realmente falha minha na minha mensagem o mega drive 2 é mono, o cabo av pra ele é mono só com 2 plugs!!!
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu fui além na gambiarra, eu peguei um DIN 5 de teclado de PC antigo, peguei outro, fiz os furos restantes com ferro-de-solda e fiz ter 8 pinos, daí eu fiz um cabo para jogar 32X no meu Mega Drive 2 BR, Deu tão certo que dura até hoje, então se manjar um pouco de solda faça com um plugue destes mesmo, para audio stereo você pode ser mais ou menos evasivo, menos evasivo é comprar um adaptador de plug de fone para TV ou então mapear o som stereo do plug do fone do Mega e anular o plug do 5V+ que tem na saída multi A/V do game, mas pelo que vi seu games está em estado de colecionador e não vale à pena fazer nenhuma modificação nele, compre outro e faça as modificações se necessário.

Sobre a TV é melhor não se empolgar muito... há va´rios problemas jogar nessas tvs novas com games antigos, na minha mesmo há um delay de tempo horrível de quase um segundo de diferença de resposta que faz com que o jogo fique uma droga, fora a resolução que fica um lixo, o melhor mesmo é uma boa e velha TV de tubo mesmo, eu tenho uma de 21' tela plana aqui que é show de bola e uma vez ou outra eu jogo nela por conta disso. Por um tempo eu tive uma de 19' LCD e apesar da imagem ficar horrível funciona muito bem fora ela ter S-Video que dá pra fazer o Mega antigo ter uma saída dessas com um simples sistema elétrico, hoje jogo uma 24 LED Samsung Monitor-TV, só por causa de espaço e do meu PC e PS3.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por Corredor X »

A dica do DMN_Sonic sobre o estéreo é ótima, esse cabo P2-RCA é facílimo de se achar por aí e valoriza um bocado o som do Mega. Também dá para se pegar um fone de ouvido velho e aproveitar o fio para essa modificação acima, ligue os fios que originalmente iam para o fone no RCA dentro do DIN ao invés de soldar no plug e pronto.
Imagem
kent_kalel
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Dez 29, 2013 4:08 am

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) - Saída A/V: plugue DIN

Mensagem por kent_kalel »

Corredor X escreveu: http://www.stageselect.com/N174-make-a- ... i994a.aspx
Eu fiz esse cabo há uma década seguindo esse mesmíssimo esquema e, apesar de não mais usá-lo, ainda funciona que é uma beleza - por coincidência, encontrei-o outro dia numa limpeza de gavetas da coleção e continua impecável. Vai por mim, é tudo o que você precisa <oldmrgreen>
Você acredita que hoje eu rodei Brasília inteira atrás de um plugue DIN compatível com a entrada do Mega Drive e não encontrei. Fui à 9 elétricas/eletronicas, visitei uma antiga loja autorizada SEGA, e até na feira dos importados e nada.
Encontrei 3 tipos de plugues DIN, mas nenhum serviu para fazer essa gambiarra. 1 tinha a circunferência maior que a entrada S VIDEO do Mega, o outro tinha os pinos muito grossos, e o outro era MINI DIN. É impressionante como este modelo de plugue DIN S VIDEO desapareceu do mercado. Fiquei frustrado demais.

---
DMN_Sonic escreveu:...para audio stereo você pode ser mais ou menos evasivo, menos evasivo é comprar um adaptador de plug de fone para TV ou então mapear o som stereo do plug do fone do Mega e anular o plug do 5V+ que tem na saída multi A/V do game, mas pelo que vi seu games está em estado de colecionador e não vale à pena fazer nenhuma modificação nele, compre outro e faça as modificações se necessário.
Caramba! Me pareceu bastante técnica essa explicação, porém eu fiquei meio perdido aí nas gambiarras propostas... De qq forma, eu nem ao menos consegui encontrar um DIN que entrasse no S VIDEO do Mega. Rodei pra diabo atrás de um nas lojas e nada!

---
Jair escreveu:kent_kalel, por gentileza poderia tirar algumas boas fotos da caixa do controle/manual? De todos os ângulos possíveis?
A única que temos é essa abaixo:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/in ... Mega_Drive
:-)
Claro que posso! Eu adoro esse tipo de coleção! Panfleto como manual não veio, o manual está descrito na parte de trás da caixa, nas duas laterais o mesmo texto com as características do produto e no fundo o endereço da TEC TOY. Só veio o certificado de garantia. O panfleto de ERRATA tb não veio neste modelo. Espero que a sua coleção fique cada vez mais completa.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Atari 2600 (POLYVOX - 17/11/86) # Cz$1368,00
Mega Drive II (TEC TOY - 30/10/92) # Cr$1799,00
PSP 3001 XMS / 6.20 PRO-C / Perm. Patch (S**Y - 07/07/09) # R$860
Xbox 360 Elite 250Gb +Kinect+2C (MS - 07/12/10) # R$2200
Xbox One 500Gb (MS - 24/11/13) # R$2299
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) S-VIDEO A/V: plugue DIN

Mensagem por DMN_Sonic »

O conector você pode pegar de teclados de PC antigos amigo, Eu mesmo montei uns cabos pra meu MD assim. E para ser prático use um adaptador de fone para os cabos que se ligam na TV, você ligando aonde sai o audio para fone de ouvido funciona que é uma beleza, eu particularmente já fiz o método mais evasivo mas usando um simples adpatador já funfa bem. Eu acabei sendo um pouco técnico pois eu mexo há um bom tempo com video-games aí é igual advogado, só fala um monte de abobrinha e tudo enrolado pra dizer uma coisa simples.

O que você pode adquirir para som stereo neste caso é esse http://fbaeletro.com.br/images/20101015 ... _FEMEA.gif
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Ninja
Mensagens: 258
Registrado em: Qui Mar 19, 2009 8:25 pm

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) S-VIDEO A/V: plugue DIN

Mensagem por Ninja »

Que burocracia toda é essa pequeno gafanhoto?

Para ser feliz, você precisa - além, é claro de discos de vinil do Milles Davis e de um bom dry Martini a tira-colo - de um cabo AV original pro seu Mega Drive II.

Saca só:


Imagem

Aos montes no ML.

É só saber procurar.

Good luck.
kent_kalel
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Dez 29, 2013 4:08 am

Re: Mega Drive II (TEC TOY Nacional) S-VIDEO A/V: plugue DIN

Mensagem por kent_kalel »

Ninja escreveu:Que burocracia toda é essa pequeno gafanhoto?
Para ser feliz, você precisa - além, é claro de discos de vinil do Milles Davis e de um bom dry Martini a tira-colo - de um cabo AV original pro seu Mega Drive II.
Aos montes no ML.
É só saber procurar.
Good luck.
Sim, sim.. já vi muitos modelos por lá, mas com tanta informação eu tava querendo mesmo é produzir um, entende?
Acontece que este modelo de plugue DIN não encontrei em lugar nenhum pra vender em loja física. Vou ver se uso a dica do DMN_SONIC e arranco ele de um teclado antigo.
Atari 2600 (POLYVOX - 17/11/86) # Cz$1368,00
Mega Drive II (TEC TOY - 30/10/92) # Cr$1799,00
PSP 3001 XMS / 6.20 PRO-C / Perm. Patch (S**Y - 07/07/09) # R$860
Xbox 360 Elite 250Gb +Kinect+2C (MS - 07/12/10) # R$2200
Xbox One 500Gb (MS - 24/11/13) # R$2299
Responder